Projeto Solidariedade

Solidariedade

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

Solidarizarmo-nos com as pessoas, sejam elas de raça, credo ou classes sociais diferentes, é abrirmos o nosso coração para fraternidade e para a comunhão do amor. É propagarmos um dos mais belos ensinamentos de Jesus, o nosso Senhor:

_ ” Amai-vos uns aos outros da mesma forma que vos amei.”

  • Vivenciar a cidadania por meio da participação social.
  • Adotar no cotidiano atitudes de solidariedade, cooperação e combate às injustiças.
  • Refletir a respeito da solidariedade com intuito de legitimá-la.
  • Respeitar as diferenças individuais.
  • Despertar a consciência de ter atitudes solidárias.
  • Proporcionar vivências que sirvam para aprofundar o significado dos valores.
Educação Infantil

Sugestão 1: Assista ao vídeo O Casaco – Uma História de Caridadee entenda como é ser solidário, na prática. A Caridade é uma doação voluntária de ajuda aos necessitados, é um ato humanitário. Mostre para a turma algumas imagens que representem atos de solidariedade, converse com eles e explique a importância de todos agirmos desta forma visando a construção de um mundo melhor. Em seguida, peça para os alunos ilustrarem uma destas atitudes, no programa Editor de Imagem Paint.

Professor: Reúna todas as imagens e monte um mural na sala de aula, o qual deverá ter imagens com legendas explicativas. Para incrementar a atividade, use tinta guache de cores variadas e confeccione várias mãozinhas coloridas (papel color set branco ou cartolina branca), recorte-as e use-as como borda do mural. Tente fechar uma parceria com o profissional de Arte.

Sugestão 2: Solidariedade é uma atitude de bondade com o próximo, com os animais e com o meio ambiente, que deve ser exercitada, diariamente. Assista aos vídeos “Vamos Cuidar dos Animais”, “Cuidados Com os Animais de Estimação” e “Adoção”, que exemplificam atitudes solidárias com os animais. Em seguida, peça para os alunos ilustrarem, no programa Editor de Imagem Tux Paint, um dos animais mencionados nos vídeos. Junto com a turma escolha 30 nomes de animais, monte uma rifa (modelo abaixo) e peça a ajuda de todos para passá-la. Cobre um valor irrisório e esclareça que o valor arrecadado será utilizado para ajudar uma instituição que cuida de animais abandonados, a qual poderá ser sugerida pela escola, por um dos alunos ou através de uma pesquisa prévia na internet.

Dica: Professor, cada nome da rifa terá um número correspondente (números sequenciais). Ao passar todos os números, promova um sorteio que deverá ser filmado, e divulgue o resultado no site e em todas as redes sociais da escola.

Sugestão 3: Leia O pequeno Livro da Amizade e saiba como conservar um amigo de verdade. O amor de amigo pode ser pelas pessoas e também pelos animais, como conta a história do livro. Escolha um dos moldes abaixo e realize a Atividade Maker Dobradura. Para enriquecer a atividade, peça para os alunos pintarem/decorarem os moldes com muita criatividade e, em seguida, trocarem entre si.

Peixe      Elefante     Rato     Cachorro

Sugestão 4: Assista ao vídeo Um Mundo Melhor”, que dá exemplos do que é preciso para termos um lugar onde possamos viver bem agora e no futuro. Se cada um fizer um pouquinho, isso será possível tão logo. Depois do vídeo, peça para os alunos desenharem, na tela abaixo, uma atitude diária que contribui para que o mundo se torne um lugar cada vez mais agradável.

Tela de Desenho

Sugestão 5: Assista ao vídeo O Cravo e A Rosa . Em seguida, converse com a turma sobre valores importantes para uma boa convivência, tais como: o amor, a paciência, o carinho, a solidariedade, a amizade, o diálogo, etc. Ao final, peça para que desenhem no programa Editor de Imagem Paint 3D, uma flor bem colorida, a qual fará parte de um jogo da memória.

Professor: Apresente alguns tipos de flores para a turma. Reúna todos os trabalhos, imprima-os e monte um jogo da memória em tamanho grande para os alunos brincarem em sala de aula.

Sugestão 6: Assista ao vídeo Tudo Bem Ser Diferente e perceba que todos somos diferentes e que não devemos nos envergonhar por isso, ao contrário, devemos respeitar todas as diferenças para que as nossas também sejam respeitadas. Organize os alunos para que gravem uma mensagem para um amigo, ressaltando uma das suas características ou qualidades. Poderão ser mensagens de áudio ou uma mini filmagem. Para realização desta atividade, utilize o aplicativo Editor de vídeo InShot, que está disponível tanto para Android quanto para IOS.

Professor: Ao final, reúna todos as mensagens num só arquivo e apresente para a turma.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Assista ao vídeo “A Ponte – Reflexão sobre Gentileza e Humildade. e promova uma reflexão sobre as atitudes das personagens. Organize os alunos em duplas e, no programa Adobe Spark, peça para criarem uma tirinha (história em quadrinhos) de como seria a atitude deles, se estivessem no lugar do alce e do urso.

Sugestão 2: Apresente o vídeo O Casaco – Uma História de Caridadee entenda como é ser solidário, na prática. A Caridade é uma doação voluntária de ajuda aos necessitados, é um ato humanitário. Organize uma campanha (destinada para a arrecadação de agasalhos e cobertas), a qual terá como data de culminância o período do inverno (junho). Divida a turma em grupos, os quais ficarão responsáveis pela confecção de cartazes, artes para as redes sociais, banners e outros materiais virtuais que divulguem esta campanha. Os grupos também deverão fazer a triagem das roupas arrecadadas e organizá-las por tamanhos. Reserve uma data específica e planeje para que os alunos envolvidos no projeto possam realizar a distribuição das doações, pessoalmente, numa instituição beneficente previamente selecionada pela escola. Para realização desta atividade, escolha o programa Editor de Imagem ou Editor Gráfico da sua preferência.

Sugestão 3: Proponha aos alunos uma reflexão sobre o tema solidariedade, através do vídeo “Solidariedade é um Dom!“. Em seguida, lance algumas questões para que a turma disserte sobre, tais como:

* Será que a solidariedade é uma característica pessoal, como a cor dos olhos, a estatura, e outros atributos físicos e de personalidade que herdamos de nossos familiares?

* Nós nascemos solidários ou nos tornamos solidários? Se aprendemos a ser solidários, quem nos ensina?

* De que forma aprendemos essa virtude? Qual a importância dessa virtude para nós?

* Será que temos praticado este virtude em nossa convivência diária?   

Após este momento, organize os alunos em duplas e peça para que criem Repentes* sobre o tema. Esta cantoria deve ser gravada no celular e, devidamente, editada no aplicativo Editor de vídeo InShot, que está disponível tanto para Android quanto para IOS. Agende uma data específica para que os vídeos sejam apresentados para a turma. Se possível, transforme este momento numa sessão de cinema, apresente os vídeos no auditório da escola e distribua pipoca e guaraná.

(*) O Repente é um gênero lítero-musical em que o autor improvisa em público versos e melodias, é uma manifestação da cultura popular brasileira.  A enunciação da cantoria ocorre, tradicionalmente, pela voz de uma dupla de cantadores, podendo ser acompanhada por um instrumento musical ou não.

Sugestão 4: Promova uma pesquisa sobre o tema Cidadania & Solidariedade, e sugira que os alunos escrevam mensagens solidárias para um amigo da turma utilizando o sistema binário (sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um). As duplas deverão acessar o site “Tradutor de Código Binário“, escrever a mensagem no 1º retângulo e pedir que ela seja codificada. Em seguida, copiar o código gerado no 2º retângulo e enviá-lo, por e-mail. Para traduzir a mensagem recebida, basta colar o código no 2º retângulo e pedir que o conteúdo seja decodificada. 

Professor: Antes de iniciar a atividade, confira se todos os alunos possuem um e-mail. Caso contrário, será preciso criar as contas. 

Sugestão 5: Sugira uma pesquisa sobre atitudes solidárias no cotidiano das escolas, das empresas, nos ambientes familiares e sociais. Em seguida, no programa Editor de Imagem Paint, peça para os alunos fazerem uma releitura de uma delas, utilizando a mesma técnica do pintor Romero Britto, que explora cores vibrantes e formas diversificadas em suas telas, despertando a alegria, o bem estar e contagiando o ambiente. Para realização desta atividade utilize o programa Editor de Imagem Paint.

Professor: Organize uma exposição com as telas criadas.

Sugestão 6: Utilize o programa Editor de Slide Power Point e proponha que os alunos montem um acróstico com a palavra SOLIDARIEDADE. Ao lado de cada palavra deverá existir uma imagem representativa relacionada ao tema. As imagens podem ser da internet, ou ClipArt e Formas do próprio programa. Não deixe de utilizar diferentes animações nas imagens.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 1: Apresente o Poema “Despertar para a Vida” para a turma e reflita sobre as mensagens que o texto traz. Em seguida, peça para que os alunos se organizem em duplas e criem artes para as redes sociais com mensagens impactantes sobre estas mensagens. Para realização esta atividade, utilize o programa Canva.

Professor: Divulgue estas mensagens no site e demais redes sociais da escola.

Sugestão 2: Converse com os alunos sobre o tema SOLIDARIEDADE, utilizando como introdução, o vídeo “Solidariedade Mecânica“. Em seguida, promova um debate sobre a mensagem do vídeo, e deixe os alunos expressarem suas opiniões sobre a nossa sociedade, será que ela é uma sociedade que põe em prática a solidariedade mecânica?*. Peça para eles criarem tirinhas em quadrinhos com a resposta ao questionamento levantado. Para realização desta atividade, utilize o programa Adobe Spark.

(*) Solidariedade mecânica é aquela que caracteriza as sociedades pré-capitalistas, nas quais há um baixo (ou nenhum) grau de consciência individual, uma vez que predomina, em termos de coesão social, uma consciência coletiva que controla a sociedade.

Sugestão 3: Para o convívio em sociedade, é imprescindível adotar algumas condutas, dentre elas: a solidariedade.  E, ao contrário do que muitos acreditam, essa atitude não diz respeito apenas a ajudar os mais necessitados financeiramente. Até mesmo as pessoas mais abastadas podem precisar do voluntariado. Acesse o site “Solidariedade – O que é, Importância e Como Ser Solidário” e aprenda sobre algumas atitudes que, realmente, são solidárias. Escolha uma delas e organize uma campanha para que ela também possa ser seguida por toda comunidade escolar. Divida a turma em duplas ou trios e cada um deles deverá ficar com uma tarefa específica: criação de convite, cartazes, panfletos, posts, logomarca e slogan da campanha, etc. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Imagem e/ou Editor Gráfico de sua preferência.

Sugestão 4: “Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia.” (Santo Agostinho). Assista ao vídeo Solidariedade – Amor ao Próximo. Em seguida, proponha que os alunos montem uma apresentação no programa Editor de Slide Power Point, com a análise do conteúdo assistido, contendo: áudio, efeito de transição de slide e animação de objetos. Ao final, transforme a apresentação de slides em vídeo e exponha nas redes sociais do colégio. Clique aqui e aprenda como fazer esta conversão.

Sugestão 5: Converse com os alunos sobre solidariedade, que é um valor construído diariamente e que pode ser comprovado com atitudes praticadas tanto no convívio escolar quanto no convívio familiar. Peça exemplos e, em seguida, sugira que os alunos criem quinze perguntas com três opções de respostas para serem utilizadas em uma pesquisa/enquete social. A pesquisa deve ser realizada com os profissionais da escola, familiares, amigos, vizinhos, etc. O objetivo da pesquisa é identificar como as pessoas entendem e praticam a solidariedade no dia a dia. De posse desses dados, peça que os alunos utilizem o programa Planilha Eletrônica para digitá-los e representar os resultados através de um dos modelos de gráficos disponíveis no programa.

Para enriquecer a atividade, faça uma parceria com o profissional de Arte e monte uma peça sobre o tema (focando nas respostas adquiridas) e agende um dia para ser apresentada para todas as turmas da escola, aproveite este momento para arrecadar produtos não perecíveis, material escolar ou produtos de higiene para serem doados a uma instituição beneficente, previamente, selecionada pela escola ou sugerida pelos alunos.

Sugestão 6: Acesse o site “Pixabay” e escolha uma imagem que represente bem o tema SOLIDARIEDADE. Em seguida, peça para os alunos montarem uma arte, aproveitando a imagem escolhida e um pequeno verso* (conteúdo sucinto), no Editor de Imagem LunaPicOs trabalhos devem ser salvos em formato de vídeo.

(*) Verso representa cada linha da poesia, que juntas, formam a estrofe. A poesia é um tipo de texto lírico que utiliza, por exemplo, a musicalidade, o ritmo e as rimas para dar maior ênfase ao discurso.

Ensino Fundamental I

Tema: Desfile Beneficente

Objetivos: Realizar uma campanha (desfile) a fim de arrecadar roupas para uma instituição de idosos.

Processo de Criação: Estruture uma campanha, que deverá ser divulgada para toda comunidade escolar, com a finalidade de arrecadar roupas, as quais deverão ser entregues a uma instituição de idosos, previamente selecionada.

A moda é um mecanismo que regula as escolhas e as preferências das pessoas, já que devido a uma espécie de pressão social, indica aquilo que deve ser consumido, utilizado ou produzido. E os jovens possuem um estilo próprio, muito diversificado. Pensando nisso, peça para os alunos organizarem um desfile com dicas de looks originais e criativos, compostos por algumas peças básicas, tais como: jeans, regatas, camisas de malha, chinelos, rasteiras, lenços, acessórios, etc

Durante este processo, os alunos deverão ser organizados em grupos, que ficarão responsáveis pela: organização, decoração, produção, divulgação e culminância do evento. Para tal, precisarão criar um nome, uma logo e um slogan para a campanha; e criar artes para o ingresso e  para divulgação do evento nas redes sociais. Para realização destas atividades, utilize um programa Editor de Imagem da sua preferência.

Agende uma data para o desfile e divulgue que os ingressos serão trocados por peças do vestuário de idosos, as quais estejam em bom estado.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Bazar de Brinquedos

Objetivos: Realizar uma campanha de arrecadação de brinquedos para auxiliar nas despesas de um orfanato.

Processo de Criação: Estruture uma campanha, que deverá ser divulgada para toda comunidade escolar, com a finalidade de arrecadar brinquedos, os quais deverão ser vendidos a fim de angariar fundos e ajudar nas despesas de um orfanato, previamente selecionado.

Durante este processo, os alunos deverão ser organizados em grupos, que ficarão responsáveis pela: organização, decoração, produção, divulgação e culminância do bazar. Para tal, precisarão criar um nome, uma logo e um slogan para a campanha; e criar artes para o convite e  para divulgação do evento nas redes sociais. Para realização destas atividades, utilize um programa Editor de Imagem da sua preferência.

Agende uma data para realização do bazar, onde os brinquedos (seminovos) deverão ser vendidos por um valor simbólico. Todo valor arrecadado deverá ser doado para um orfanato, a fim de atender algumas necessidades básicas das crianças: alimentação, vestuário, medicamentos, produtos de higiene pessoal, dentre outros.

Etapas do Projeto