Introdutória – Intermediária

Sumário

Conectar

 

Neste momento, será apresentado a abelha robô (Bee-Bot®). Este pequeno robô colorido, em forma de abelha, fácil de operar e amigável, é uma ferramenta perfeita para ensinar sequenciamento, estimativa e solução de problemas.

Agora, que tal conhecer o nosso amigo robô e descobrir o que ele faz? Para que servem os comandos que estão nas costas dele?

Pegue o robô em sua mão e veja como ele é. Depois, troque com os colegas da turma, para que todos possam conhecê-lo.

 

Contemplar

 

•Você já brincou com robôs?
•Quando um colega estiver pensando nos comandos que serão inseridos na abelha robô, como vocês podem ajudar?

 

Construir

 

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado os cards e abelhas robôs.

Reforce com os alunos:

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando alguns desafios, de forma livre e explorando as primeiras possibilidades.

Antes de iniciar os desafios, apresente os cards com as setas para os alunos e utilize-os simulando alguns caminhos. Em seguida, realize os desafios propostos também com a ajuda dos cards e mostre como a abelhar robô irá percorrer o caminho programado.

Clique no botão para fazer o download dos CARDS do Bee-Bot® com as setas, utilize-os em todas as aulas, como material de apoio. 

1) Mova 3 passos para frente.
2) Mova 2 passos para frente e gire 1 vez para um lado da sua escolha.
3) Mova 2 passos para trás e gire 1 vez para um lado, diferente do desafio acima.
4) Selecione um objeto na sala, coloque-o em uma posição e faça os testes para que a abelha robô chegue até ele.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

 

Continuar

 

Como foi conhecer a abelha robô?

A abelha robô acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ele acertou? E quantos ele errou?

 

BOM TRABALHO!