Sumário

Conectar

 


Os animais são seres vivos muito importantes para a o Meio Ambiente. Eles se dividem em: domésticos e selvagens. Os domésticos dependem de nós, temos que alimentá-los, e cuidar deles com carinho e os selvagens são animais que não podemos ter em casa, eles vivem na natureza.

Os animais domésticos são uma ótima companhia na vida das pessoas, ter um animal de estimação em casa, é ter um amigo, essa relação traz vários benefícios, como; aprendizagem, a prática de exercícios, responsabilidade e cuidado.

Você Sabia?

Que alguns pássaros, como os papagaios, têm uma capacidade incrível de imitar sons humanos e outros ruídos. Eles podem aprender a falar palavras e até mesmo frases completas com treinamento adequado.

Nas cidades, temos os cães guias que ajudam seus donos na locomoção e os cães farejadores que auxiliam os bombeiros e policiais.

 

Contemplar

 

 

•Você tem um animal de estimação em casa?

•Quais animais moram na floresta?

•Quais animais moram na fazenda? Você já viu algum de perto?

 

Construir

 

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Animais” e abelhas robôs.

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.

Reforce com os alunos:

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards da abelha robô com as setas para indicar a programação do robô.

1) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o burro.

2) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o rinoceronte.

3) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, e mova-a até o caranguejo.

4) Coloque a abelha robô virada  para a direita, no ponto de partida, e mova-a até a abelha.

5) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o rinoceronte e volte para o tigre.

6) Coloque a abelha robô virada  para a direita, no ponto de partida, e mova-a até o hipopótamo e volte até a baleia.

7) Coloque a abelha robô virada  para frente, no pássaro, mova-a até o jacaré e volte para o cachorro.

8) Coloque a abelha robô virada para frente, na zebra, mova-a até o leão.

9) Coloque a abelha robô virada para baixo, no urso, mova-a até o pato.

10) Coloque a abelha robô virada para a direita, no tigre, e mova-a até a galinha e volte até o esquilo.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

 

Continuar

 

 

A abelha robô acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ela acertou? E quantos errou?

Qual foi o desafio mais difícil?

 

BOM TRABALHO!