Conectar
Animais são criaturas que vivem em nosso mundo. Podem ser grandes ou pequenos, e cada um é único. Alguns vivem na terra, como os cães e os gatos, enquanto outros vivem na água, como os peixes. Além disso, há animais que voam, como os pássaros.
Nas fazendas, também encontramos muitos animais. Por exemplo, vacas produzem leite e fornecem carne para comer. Galinhas botam ovos, que são deliciosos e nutritivos. Cada animal tem suas próprias habilidades especiais. Os cavalos podem nos ajudar a viajar, enquanto as ovelhas nos dão lã macia para fazer roupas quentinhas.
Todos os animais são importantes. Eles ajudam a natureza e às vezes são nossos amigos. Devemos cuidar bem deles, dando comida e um lugar seguro para viver.
Você Sabia?
Alguns animais que vivem nas fazendas podem ser utilizados como meio de transporte. Por exemplo, o cavalo. E alguns nos fornecem alimentos, como o boi e a vaca que nos oferecem o leite e a carne.
Os porcos têm um olfato muito aguçado e são capazes de farejar trufas, fungos . Além disso, são animais muito inteligentes e podem ser treinados para realizar várias tarefas.
Contemplar
Qual o maior animal que você conhece?
Fale um nome de um animal que voa?
Quais animais podemos ter em casa?
Construir
Como funciona?
Ela possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Animais” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
- Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Animais. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.
1) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o rinoceronte.
2) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o hipopótamo.
3) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o jacaré.
4) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até a galinha.
5) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o porco e volte para o tigre de costas.
6) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o leão e depois até o canguru.
7) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até a abelha e depois até o cavalo.
8) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o urso e volte para o pato de costas.
9) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o caranguejo, depois mova-a até a vaca e volte de costas até o burro.
10) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o pássaro, depois mova-a até a galinha e por último até o esquilo.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
Continuar
A abelha robô acertou os desafios propostos?
Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?
Qual foi o desafio mais difícil?
BOM TRABALHO!