Sumário

CONECTAR

 

As cores são muito interessantes! Elas estão em todo lugar ao nosso redor e nos fazem sentir diferentes emoções. Por exemplo, o vermelho pode nos deixar animados, o azul pode nos acalmar e o amarelo pode nos deixar felizes. Existem muitas cores diferentes, como verde, roxo, laranja e rosa. As cores também nos ajudam a identificar coisas, como frutas maduras ou sinais de trânsito. É como se o mundo fosse um grande arco-íris cheio de diversão e beleza!

 

CONTEMPLAR

 

• O que as cores despertam em nós?

• Quais são alguns exemplos de objetos que possuem cores?

• Onde as cores estão presentes?

 

CONSTRUIR

 

Como funciona?

Ela (abelha robô) possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Cores” e abelhas robôs.

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.

Reforce com os alunos:

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Cores. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.

1) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até a lua amarela.

2) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o trem laranja.

3) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o pato amarelo passando pela esponja amarela.

4) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até a maçã verde e volte para a maçã vermelha de costas.

5) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até a bola azul passando pela banana amarela.

6) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o balde vermelho e depois até o pente azul.

7) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até a nuvem azul, passando pelo pente rosa, a esponja amarela e a bola de basquete laranja.

8) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o arco-íris, passando pela maçã vermelha, pela laranja e o diamante azul.

9) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o trem laranja, mas primeiro passe pelo sol e depois pela lua, até chegar ao trem.

10) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e passe com ela somente pelos elementos da cor vermelha.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

 

CONTINUAR

 

 

A abelha robô acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ela acertou? E quantos errou?

Qual foi o desafio mais difícil?

 

BOM TRABALHO!