Conectar
A brincadeira Amarelinha é conhecida e praticada em várias regiões brasileiras. É divertida e fácil de aprender.
Com nove quadradinhos numerados no chão, uma pedrinha ou uma moeda já está pronta a brincadeira! As linhas podem ser desenhadas com giz ou usando um graveto na terra, depois basta numerar os quadrados de 1 a 9 e o último será o “Céu”.
A brincadeira consiste em jogar um objeto, em uma das casas numeradas, e a seguir, percorrer todo o caminho sem pisar na casa marcada e recolher a pedrinha de volta, e tudo isso, pulando com uma perna só.
Você Sabia?
Em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata ou avião.
Contemplar
•Você já brincou de Amarelinha?
•Na Amarelinha é possível brincar com outros amigos?
•Já conseguiu chegar no céu sem cair?
Contextualizar
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos do Bee-Bot® piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Após conhecermos o Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Amarelinha.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos o Bee-Bot® irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards do Bee-Bot® com as setas para indicar a programação do robô.
1) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, na casa número 1, e mova-o até a casa número 2.
2) Coloque o Bee-Bot® na casa número 2, virado para direita, e mova-o até a casa de número 3.
3) Sorteie um card com um número do tapete. Coloque o Bee-Bot® na casa número 1, virado para frente, e mova-o até o número do card sorteado.
4) Sorteie outro card com um número do tapete. Coloque o Bee-Bot® na casa número 1, e mova-o até o número do card sorteado.
5) Coloque o Bee-Bot® na casa número 4, virado para frente, e mova-o até a casa de número 6.
6) Sorteie um card com um número do tapete. Coloque o Bee-Bot® virado para frente nele e mova-o até duas casas para frente ou para trás.
7) Sorteie um card com um número do tapete. Coloque o Bee-Bot® virado para frente nele e mova-o até três casas para frente ou para trás.
8) Coloque o Bee-Bot® na casa número 5, virado para direita, e mova-o até a casa de número 6, gire o Bee-Bot® para esquerda, e mova-o até a casa de número 7.
9) Sorteie um card com um número do tapete. Coloque o Bee-Bot® virado para frente nele e mova-o até o “céu”.
10) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, na casa número 1, e mova-o até o “céu”.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
Continuar
O Bee-Bot® acertou os desafios propostos?
Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?
Qual foi o desafio mais difícil?
BOM TRABALHO!