CONECTAR
Os animais são seres vivos, ou seja, nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Cada espécie possui suas características próprias, como: cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente onde vive, dentre outras.
Os animais também apresentam diversas formas de locomoção, podendo andar, nadar, saltar, voar, rastejar ou, simplesmente, não se locomover.
No tamanho, os animais variam muito, podendo ser considerados de porte pequeno, como pulgas, sanguessugas e mosquitos; médio, como muitos sapos, cachorros e tamanduás; e de grande porte, como bovinos, elefantes e baleias.
A quantidade de patas dos animais também é variável, de acordo com o grupo ao qual pertencem. Alguns deles não possuem patas, como as esponjas e serpentes; outros possuem duas patas, como as aves e morcegos; existindo também os que possuem quatro patas, como girafas e cachorros; outros que possuem seis patas, como os insetos; e os com oito patas, como as aranhas e caranguejos; e ainda os que possuem inúmeras patas, como as centopeias.
Fonte: clique aqui.
Assista ao vídeo “Como Os Animaizinhos” e conversem sobre as diferenças desses animais.
CONTEMPLAR
• Como as espécies de animais podem ser diferentes entre si? Dê exemplos de algumas dessas diferenças.
• Você pode mencionar alguns exemplos de animais pequenos, médios e de grande porte?
CONSTRUIR
Após conversarmos sobre os animais, vocês poderão utilizar o kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Duplo para construir um animal.
Após realizarem as montagens, apresentem o que foi construído.
Professor(a), esta imagem é meramente ilustrativa. Para as construções feitas com as crianças da Educação Infantil, não existe um passo a passo a seguir. As construções devem ser criadas a partir da imaginação dos alunos.
CONTINUAR
• Quais e quantos animais foram construídos? Algum ficou repetido, qual?
• Quantas peças tinham no maior animal construído?
BOM TRABALHO!