CONECTAR
Nas aulas de robótica educacional, além da construção de protótipos, a diversão também é garantida.
Na aula de hoje, serão apresentados mais componentes do com o o Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Máquinas Simples 9656, que serão necessários para a realização do 2º projeto.
No dia a dia, diversas ferramentas são utilizadas e cada uma delas possui uma tecnologia diferente: máquina de lavar, cartão de crédito, controle remoto, celular, etc.
Para desenvolver novas tecnologias, é preciso compreender alguns conceitos tecnológicos básicos, que são encontrados em inúmeros equipamentos, e por isso são tão importantes.
Ao entender como estes equipamentos funcionam, será mais simples utilizá-los e encontrar soluções criativas para os projetos.
NOVOS CONCEITOS TECNOLÓGICOS
•Alavanca
•Caixa de Redução
•Engrenagem
•Estrutura
•Polia
•Roda
•Eixo
ESTRUTURAS
Todas as estruturas estão sob a influência de forças externas – como o vento ou a chuva no telhado de uma casa ou o peso de caminhões passando sobre uma ponte – e internas, como o peso da própria estrutura ou o material com que foi construída.
ESTRUTURAS NÃO ARTICULADAS x ESTRUTURAS ARTICULASDAS
As articuladas são aquelas em que existe uma conexão que permite mover os elementos ligados por ela. As não articuladas, como o nome diz, são as estruturas que não têm qualquer articulação.
RODAS E EIXOS
Rodas são objetos circulares que facilitam o transporte de cargas. Eixos são objetos cilíndricos, em geral de diâmetro menor que o das rodas, que unem as rodas. Por isso, ambos sempre giram na mesma velocidade.
Ao tentar empurrar uma grande caixa, o esforço usado é muito maior. Mas, ao colocar objetos cilíndricos debaixo dela, como troncos de árvores ou cabos de vassouras, a área de atrito vai diminuir e o esforço necessário para movê-la será muito menor.
O mesmo acontece com um veículo que usa rodas, é bem mais fácil deslocá-lo por causa delas. Outra característica de rodas e eixos é transformar o movimento circular das rodas em movimento linear, quando em contato com uma superfície.
ENGRENAGENS
São rodas com dentes, que se encaixam com o objetivo de transmitir movimento e força entre si com grande eficiência.
Quando duas engrenagens são conectadas e uma delas é movimentada, seja manualmente ou com um motor, ela é chamada de engrenagem motora ou de entrada. E aquela que é movida recebe o nome de engrenagem de saída.
POLIAS
É, basicamente, uma roda com um canal no qual é encaixada uma correia. Ela é usada para transmitir movimento.
Quando duas polias são conectadas por uma correia, a que recebe o movimento inicial é chamada de “polia de entrada” e a que é movida a partir desse movimento é chamada de “polia de saída”.
CAIXA DE REDUÇÃO
É um conjunto de engrenagens que reduz a velocidade final para aumentar o movimento de rotação de um corpo. Ela usa dois conceitos tecnológicos: rosca sem fim (parafuso) e engrenagens.
A entrada de força acontece sempre na rosca sem fim, e a saída do movimento está sempre no eixo ligado à engrenagem.
A caixa de redução é usada em máquinas, guindastes, grandes portões ou mecanismos que tenham de exercer uma grande força no final do processo.
ALAVANCAS
São máquinas simples utilizadas para multiplicar a força aplicada sobre um objeto.
Elas são classificadas em:
Interpotente – no caso da força estar entre a carga e o ponto de apoio. Exemplo é a vara de pescar.
Inter-resistente – quando a carga está entre o ponto de apoio e a força. Exemplo é o carrinho de mão.
Interfixa – é aquela em que o ponto de apoio está entre a força e a carga. Exemplo disso é a gangorra.
PROPOSTA DA ATIVIDADE
Agora, será iniciado o 2º projeto com o o Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Máquinas Simples.
Basta seguir as orientações para a realização do desafio do dia:
• Usar todas as peças do kit.
• Construir um protótipo firme, que não caia.
• Garantir que a construção deve representar uma TORRE.
• Comparar os tamanhos das construções. Vencerá a equipe que construir a maior torre.
BOM TRABALHO