Aedes Aegypti

Sumário

CONECTAR

 

É o mosquito transmissor da Dengue, da Zika, da Chikungunya e da Febre Amarela Urbana. Ele é originário da África, seu tamanho é menor que o dos mosquitos comuns, tem o corpo preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça, no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produz é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. Já a fêmea, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos, que são depositados em recipientes artificiais, tais como: latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas ou quaisquer outros objetos que possam armazenar água de chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como: bromélias, bambus e buracos em árvores.

Fonte: clique aqui.

 

Confira o vídeo “Ciclo de Vida do Aedes Aegypti”:

 

CONTEMPLAR

•Quais as doenças que o Aedes Aegypti pode causar?

•Você conhece alguém que tenha ficado doente por causa da picada deste mosquito?

•Você põe em prática as dicas úteis para evitar a proliferação do mosquito?

 

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

O MOSQUITO

É menor que os mosquitos comuns, mede entre 0,5 e 1 cm; possui cor preta e riscos brancos nas patas, cabeça e corpo; 2 pares de asas translúcidas e 3 pares de patas. Vive, aproximadamente, 1 mês.

Esse mosquito não gosta de calor e, por isso, nos horários mais quentes do dia, ele encontra-se escondido à sombra ou dentro de casa.

O ciclo de vida do Aedes Aegypti começa na água parada onde passa de ovo para larva e depois pupa. A seguir, ele se transforma em mosquito e se torna terrestre, pronto para se reproduzir.

Fonte: clique aqui.

 

CONTEXTUALIZAR

 

 

Construa um mosquito com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION WeDo 2.0.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como o mosquito funciona:

 

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

Faça o mosquito se movimentar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:

 

 

 

 

 

2. Explique para o restante da turma como o mosquito funcionou.

CONTINUAR

 

Para qual órgão devemos denunciar os focos do mosquito Aedes Aegypti?

Sentiu dificuldade em alguma parte da montagem?

Qual a parte da montagem que achou mais interessante?