Animais

Sumário

CONECTAR

 

Na natureza, existem animais com diferentes dietas: carnívoros e herbívoros. Os carnívoros são aqueles que se alimentam principalmente de carne, como leões, tigres e lobos. Eles possuem dentes afiados e garras fortes para caçar e capturar suas presas.

Por outro lado, os herbívoros são animais que se alimentam principalmente de plantas, como vacas, cavalos e elefantes. Eles têm dentes adaptados para mastigar folhas, caules e frutas.

Além disso, há os animais onívoros, que comem tanto carne quanto plantas, como os macacos. Esses animais têm uma dieta variada, incluindo frutas, insetos e até pequenos mamíferos.

É importante entender e respeitar as necessidades de todos os tipos de animais, pois cada um deles desempenha um papel vital na preservação da natureza e na manutenção do equilíbrio do nosso planeta.

Confira o vídeo “O qué é a Cadeia Alimentar? | Vídeos Educativos para Crianças”:

 

CONTEMPLAR

 

 

• Dê exemplos de animais carnívoros?

• Como os animais herbívoros se alimentam?

 

 

 

 

CONSTRUIR

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

MACACO

Os macacos são primatas inteligentes e sociais encontrados em diversos habitats ao redor do mundo. Vivem em grupos chamados de tropas, estabelecendo hierarquias sociais e se comunicando através de vocalizações e gestos. Com mãos habilidosas e excelente visão, têm uma dieta variada, incluindo frutas, folhas e insetos. Além de desempenharem um papel vital como dispersores de sementes, também são presas para predadores. No entanto, enfrentam ameaças como perda de habitat e caça ilegal. A conservação dessas espécies é essencial para garantir sua sobrevivência e contribuição para a biodiversidade global.

CONTEXTUALIZAR

 

Construa um macaco com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION WeDo 2.0.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

Veja no vídeo abaixo como o macaco se movimenta:

 

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

 

Faça o macaco se movimentar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrada abaixo:

2. Explique para o restante da turma como o macaco funcionou.

 

CONTINUAR

 

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

Foi difícil programar o macaco para andar no galho (madeira)?

Para que serve o bloco de programação ?

 

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.