CONECTAR
A ética e a cidadania são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e harmoniosa, onde cada indivíduo se responsabiliza não apenas por seus atos, mas também pelo bem-estar coletivo. A ética nos guia na tomada de decisões, levando em consideração valores morais e princípios que visam o respeito, a justiça e a dignidade humana.
No contexto da cidadania, além de cumprir nossos deveres e respeitar os direitos dos outros, é importante promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças e limitações.
A bengala, além de ser um instrumento de mobilidade para pessoas com deficiência visual, representa também um símbolo de inclusão e acessibilidade. Ao reconhecer a importância da bengala, não apenas estamos respeitando o direito à mobilidade das pessoas com deficiência visual, mas também estamos promovendo uma sociedade mais inclusiva e solidária.
Assista ao vídeo “CONCEITO DE ÉTICA”:
CONTEMPLAR
• Como você pode incluir uma pessoa com deficiência visual?
• Suas atitudes no dia a dia são para seu benefício e de todos ao seu redor? Compartilhe duas com a turma.
PROPOSTA DA ATIVIDADE
BENGALA
Ela é muito mais do que um simples objeto; é um símbolo poderoso de independência, inclusão e capacidade. Com o avanço da tecnologia, as bengalas modernas estão se tornando ainda mais eficientes e versáteis, incorporando recursos como sensores de proximidade, sistemas de detecção de obstáculos e até mesmo conectividade com dispositivos móveis.
As bengalas modernas não apenas ajudam os usuários a navegar pelo mundo físico, mas também podem fornecer informações em tempo real sobre o ambiente ao seu redor, aumentando ainda mais sua autonomia e independência.
CONSTRUIR
Construa uma bengala com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION WeDo 2.0.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como a bengala funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça a bengala funcionar para ajudar aos deficientes visuais.
1. Crie o programa conforme mostrado abaixo:
2. Explique para o restante da turma como a bengala funcionou.
CONTINUAR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• O que acontece com a construção depois da programação?
• Se você fizesse a montagem de outra forma, como faria?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.