Projeto Páscoa

testeira-pascoa

ProjetoObjetivosSugestão de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém, sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Independente da cultura e da forma de comemoração, é uma data muito especial, pautada principalmente no amor de Deus para com a humanidade.

O principal sentido da Páscoa é a união, a partilha, a amizade e a solidariedade.

  • Conhecer o significado da “Páscoa”.
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um.
  • Vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa na vida em sociedade.
  • Trabalhar a solidariedade, a afetividade e a socialização

Educação Infantil

Sugestão 01: Assista a apresentação O Coelhinho Que Não Era de Páscoa de Ruth Rocha. Depois, converse sobre a história apresentada, questione sobre a escolha do coelho, a sua posição diante dos irmãos e o porquê desta opinião. Divida a história em vários trechos e distribua-os entre os alunos, que em duplas, devem ilustrar os trechos no programa Editor de Imagem JS Paint. Ao final, reúna todos os trabalhos e monte uma nova apresentação para ser publicada no site da escola.

Sugestão 02:  Apresente o vídeo com a música: “A História da Cabana”. Em seguida, inicie um debate sobre a importância dos animais, a finalidade da caça e sobre atitudes solidárias. No programa Editor de Imagem Tux Paint, peça para os alunos montarem um cenário representando a casa e a floresta. Os trabalhos podem ser expostos num mural bem musical e colorido.

Sugestão 03: Exiba o vídeo “Páscoa do Cocoricó” e faça perguntas para os alunos, a fim de levá-los a uma interpretação detalhada do vídeo. Ao término, peça que ilustrem no programa Editor de Imagem Paint a mesma quantidade de ovos que Júlio encontrou.

Sugestão 04: Assista ao vídeo “História da Páscoa”. Em seguida, peça para os alunos criarem um cenário de Páscoa no programa Drawing for Children.

Sugestão 05: Assista ao vídeo “ Um dos três Porquinhos na Fábrica de Ovo de Chocolate do Coelhinho da Páscoa”. No programa Editor de Imagem  Kolour Paint On-line, abra o “Arquivo Modeloe faça o que se pede. Exemplo:

Sugestão 06:  Assista ao vídeo  “História para Crianças – A Páscoa dos Mambous”.  E no programa Editor de Imagem Tux Paint, peça para os alunos criarem uma ilustração sobre a Páscoa, usando as ferramentas: carimbo, formas e mágica.

Sugestão 07: Apresente o vídeo com a música “O Coelhinho”. Em seguida, utilizando o programa Editor de Imagem Paint, peça para os alunos realizarem a atividade de ligue pontos, utilizando a ferramenta lápis. Faça o download do arquivo “aqui”.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Proponha para os alunos a confecção de uma nota de um jornal sobre a Páscoa. Divida a turma em grupos e cada grupo ficará responsável por uma matéria (anúncios, informativos, passatempos, receitas e charges ou tirinhas). Lembre-se que cada matéria precisa de um título bem interessante para chamar a atenção do leitor. Utilize o programa Fodey.com para a realização da atividade.

Sugestão 2: Páscoa é um período para refletirmos sobre nossos atos e mudarmos aquilo que não está sendo bom, nem para nós e nem para os que convivem conosco. E esta postura deve ser iniciada desde a infância, através de atitude de amor, respeito, caridade, fé, etc. No programa Editor de Slide Power Point, crie uma oração para as crianças. Você poderá usar imagens tiradas da internet ou ilustrá-las no programa Editor de Imagem Paint para ornamentar sua oração. Não esqueça que a letra da oração deve falar sobre os valores morais.

Sugestão 3: Proponha para os alunos a criação de uma história no Editor de História em Quadrinhos Pixton.  Assista ao vídeo  “ Livro Animado – A história da Páscoa” para introduzir o assunto e apresente a estrutura de uma história em quadrinhos através do vídeo “Quadrinho Animado- A surpresa da Páscoa”. Em seguida, mostre as ferramentas do programa que serão utilizados na confecção da história.

Sugestão 4: Apresente o vídeo:Um Conto de Páscoa”.  Em seguida, no programa Editor de Imagem de sua preferência, peça para os alunos criarem os seus ovos  de chocolate, utilizando formas, cores e muita imaginação.

Sugestão 5: Apresente o vídeo sobre os “Símbolo da Páscoa.

Ensino Fundamental II / Ensino Médio

Sugestão 1:  Proponha uma pesquisa na internet sobre a Páscoa Cristã e a Páscoa Judaica e, no programa Editor de Texto Word, peça que criem um pequeno manual com as curiosidades, os costumes, as comidas, as tradições, as semelhanças e diferenças de cada uma.

Sugestão 2:  A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados. Quando queremos nos expressar verbalmente, seja de maneira oral (fala), seja na forma escrita, recorremos às palavras, expressões e enunciados de uma língua, os quais atuam em dois planos de sentido distintos: o denotativo, que é o sentido literal da palavra, expressão ou enunciado, e o conotativo, que é o sentido figurado da palavra, expressão ou enunciado. Proponha aos alunos a criação de um poema sobre a Páscoa no sentido conotativo. Para realizar esta atividade, utilize o programa Editor de Slide Power Point. Caso tenha dúvida sobre o conteúdo, acesse o site “Denotação e Conotação” e mãos à obra!

Sugestão 3: Apresente o vídeo “Benefícios do Chocolate”, e em seguida, peça para os alunos pesquisarem sobre os benefícios deste alimento, sobre o que é alfarroba e quais os seus efeitos para a saúde? No site Canva peça para os alunos criarem cartazes explicativos, orientando o uso correto do chocolate na alimentação. Ao final, sugira a realização da brincadeira do amigo secreto com a troca de chocolates para tornar a dinâmica da aula ainda mais acolhedora e significativa.

Sugestão 4: Na Páscoa celebramos a Ressurreição de Cristo e compreendemos que é um momento de comunhão.  Proponha que os alunos se dividam em grupos e criem personagens (com material reciclado ou desenhos feitos no programa Editor de Imagem Paint  para elaboração de um vídeo teatral  no programa Editor de Vídeo Movie Maker, sobre a Ressurreição de Cristo.

Sugestão 5: A Via Crúcis (Caminho da Cruz) é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz. O exercício da via-sacra consiste em levar os fiéis a percorrer, mentalmente, a caminhada de Jesus ao carregar a cruz desde Pilatos até o Calvário, meditando sobre a Paixão de Cristo. Peça para os alunos criarem, no programa Adobe Spark, quadrinhos com mensagens reflexivas representando este trajeto percorrido por Jesus.

Sugestão 6: Proponha para os alunos a criação de cartões de Páscoa utilizando o site FotoJet, com mensagens que representem uma reflexão sobre a intolerância, o egoísmo, a solidão, a violência, a indiferença pela dor do outro e a falta de amor. Estas criações devem ser trocadas entre eles, seja por e-mail ou por mensagem.

Ensino Fundamental I

Tema: Páscoa Solidária

Objetivos: Promova uma campanha com a intenção de proporcionar às crianças carentes uma Páscoa tão alegre e doce quanto de qualquer pessoa. A ideia é levar os alunos a perceberem que a data possui outro significado, representado por ações solidárias e altruístas, que fazem a diferença para o outro.

Processo de Criação: Sugira uma parceria com a professora de Religião para criar uma Campanha chamada “Páscoa Solidária”, a divulgação dessa campanha será através de panfletos e cartazes, criados no Editor de Imagens Photoshop ou PhotoFiltre chamando a atenção para o verdadeiro sentido da Páscoa. Os mesmos serão colados pela escola e distribuídos para que toda comunidade escolar conheça o projeto, se sensibilize e faça doações de alimentos não perecíveis e chocolates. Com o material recolhido montem cestas de Páscoa para ser entregue a um orfanato ou para crianças carentes, previamente escolhidos com a direção da escola.

Ensino Fundamental II / Ensino Médio

Tema: Castiçal Reciclado

Objetivos: Promova uma campanha com a intenção de instruir sobre a importância da reutilização e reciclagem assim como o significado da Páscoa. Utilize material reciclado (garrafa Pet) para criar um castiçal comemorativo da Páscoa.

Processo de Criação: Apresente o vídeo “Como fazer um castiçal de garrafa Pet”,  cada aluno individualmente irá produzir de uma a duas unidades, em parceria com  a professora de Artes. A turma será divida em grupos para organizar as etapas do projeto: a criação da logo da empresa, o slogan, cartazes para divulgar, listagem do material necessário para produção, recolhimentos dos materiais, registro fotográfico da produção e embalagem. A venda dos castiçais acontecerá na Festa da Páscoa do Colégio, e o valor será revertido para alguma instituição carente de escolha da turma ou da escola.

Etapas do Projeto