CONECTAR
Valores são princípios e crenças que orientam as atitudes e comportamentos das pessoas. Eles estão presentes em todas as culturas e sociedades e ajudam a formar o caráter de cada indivíduo. Os valores podem ser éticos, como a honestidade, o respeito e a solidariedade, ou culturais, como tradições e costumes que são passados de geração em geração.
Ter bons valores é fundamental para uma convivência harmoniosa em sociedade. Quando as pessoas agem com respeito, empatia e responsabilidade, elas contribuem para um ambiente mais justo e cooperativo. Além disso, valores como a justiça e a igualdade são essenciais para a construção de uma sociedade que promova os direitos de todos.
Na escola, em casa e na comunidade, os valores influenciam a forma como nos relacionamos com os outros e como enfrentamos as dificuldades. É importante que, desde cedo, aprendamos a reconhecer e a cultivar bons valores, pois eles moldam nosso comportamento e determinam o impacto que temos no mundo ao nosso redor.
Assista ao vídeo “Valores Humanos”:
CONTEMPLAR
•O que são valores e como eles influenciam nosso comportamento?
•Onde os valores podem ser aprendidos e praticados?
•Por que os valores são importantes para a convivência em sociedade?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
ROBÔ HUMANOIDE
Um robô humanoide é um robô que tem a aparência baseada na aparência do corpo humano, permitindo sua interação com ferramentas e ambientes feitos para uso humano.
Esses robôs possuem um tronco com uma cabeça, dois braços e duas pernas, embora algumas formas de robôs humanoides possam ter apenas parte do corpo, por exemplo, a partir da cintura para cima.
Alguns robôs humanoides podem também ter um “rosto”, com “olhos” e “boca”. Androides e ginoides são robôs humanoides construídos para se assemelharem esteticamente a um humano.
CONSTRUIR
Construa o humanoide com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION WeDo 2.0.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como o humanoide funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça o humanoide se movimentar igual mostrado no vídeo.
1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:
2. Explique para o restante da turma como o humanoide funcionou.
CONTINUAR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
A montagem possuí sensor? Qual?
Qual foi a parte mais difícil da montagem?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.