Geografia

Sumário

CONECTAR

Está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico, que pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.

A importância da Geografia, entretanto, não está somente nos conhecimentos sobre os nomes de países, suas capitais, dados populacionais, moeda e religião, mas também em explicar a dinâmica das ações no espaço, que não desvinculam do tempo.

Fonte: clique aqui.

 

Confira o vídeo “Como Funciona um Pluviômetro?”:

 

CONTEMPLAR

 

•Você sabe o que a Geografia estuda?

•Qual a parte da Geografia que você tem interesse em conhecer melhor?

•Quando você coloca os seus conhecimentos geográficos em prática?

 

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

PLUVIÔMETRO

É um reservatório usado para recolher e medir a quantidade em milímetros de chuva granizo, orvalho, garoa ou neve durante um determinado tempo e local. Com ele, é possível saber a quantidade de água que caiu em determinado período e acompanhar essas medidas durante um tempo, inclusive no decorrer dos meses e anos, ajudando a identificar períodos chuvosos e de estiagens, apontando riscos de secas e inundações.

Os pluviômetros convencionais ainda são os mais utilizados, principalmente na agricultura, mas os equipamentos automáticos estão em crescimento no mercado. Eles acompanham um software de coleta e de tratamento de dados, que é utilizado para relatórios temporais e análises das características da chuva.

Fonte: clique aqui.

 

CONTEXTUALIZAR

 

 

Construa um pluviômetro com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Mindstorms EV3.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como o pluviômetro funciona:

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

Faça o pluviômetro se movimentar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado ao lado: (clique aqui para abrir)

2. Explique para o restante da turma como o pluviômetro funcionou.

CONTINUAR

Em qual situação é recomendado o uso de um pluviômetro?

Sentiu dificuldade em alguma parte da montagem?

Qual a parte da montagem que achou mais interessante?