Música com Grafite

Sumário

CONECTAR

 

O grafite do lápis é uma mistura de argila e grafite, que é utilizado para escrever, desenhar e fazer esboços. Ele é inserido em um tubo de madeira ou plástico, formando o lápis que conhecemos. O grafite do lápis possui diferentes graus de dureza, que vão desde o mais macio (mais escuro e suave ao toque) até o mais duro (mais claro e resistente). Essa variedade permite que os artistas escolham o lápis adequado para diferentes técnicas e efeitos em seus desenhos, proporcionando flexibilidade e precisão em sua criação.

PLACA MAKEY MAKEY

A placa de circuito faz parte de um kit de interação criativo.
Essa placa permite a transformação de objetos comuns em “comandos”, o que significa que eles viram touchpads*. Esses objetos enviam informações para o computador da mesma forma que os dispositivos de entrada, como o teclado e o mouse. Com ela, podemos criar diversos projetos, até mesmo um piano de bananas ou um controle de videogame com massinha.

*Touchpad: dispositivo sensível que executa um comando ao ser tocado.

Para a placa de circuito funcionar, é necessário o uso de materiais condutores. Eles são materiais que conduzem energia, como os metais (cobre, ouro, prata e alumínio), a água do mar e o nosso corpo. Mas também existem materiais que não são condutores de energia, como a borracha, o isopor, o vidro, a água pura e o óleo, os quais não podem ser usados para fazer a placa de circuito funcionar.

 

Perguntar aos estudantes:
• O que vocês gostariam de construir em nossas aulas com a placa de circuito?
• O que vocês já sabiam sobre os materiais condutores?

CONTEMPLAR

 

Como vimos, a placa torna os projetos mais divertidos, pois transforma qualquer objeto que conduza energia em um teclado de verdade.

Conheça alguns desses objetos:
• Frutas e vegetais: bananas, maçãs, limões ou cenouras podem ser usados como teclas ou botões.
• Folhas de papel-alumínio: pequenos pedaços de papel- -alumínio conectados aos pinos da placa podem ser tocados ou pressionados para enviar sinais.
• Lápis: serve para desenhar circuitos ou conectar os objetos diretamente aos pinos da placa.
• Água: é condutora de eletricidade, por isso é possível utilizar recipientes com água como parte do circuito. Por exemplo, ao mergulhar os dedos em copos de água e tocar em objetos condutores, são enviados sinais para o computador.

CONHECENDO A PLACA

A placa tem o formato de um controle de videogame. Na parte da frente, há os pontos de contato para as funções de setas de direção (esquerda, direita, para cima e para baixo), barra de espaço e clique do mouse.

É importante saber que existe uma barra inferior chamada Earth (Terra), que realiza a função de fio para aterramento, ou seja, faz com que a corrente elétrica de aparelhos seja desviada para a terra.

No verso da placa, existem os jumpers (conectores) para serem utilizados como outras teclas (W, S, A, D, F, G) de um teclado comum, bem como conexões para controlar todas as funções do mouse (clique direito/esquerdo).

COMO LIGAR A PLACA

Conecte o cabo USB ao computador e conecte as garras jacaré (clipes garra tipo jacaré) aos pontos de contato da placa e aos objetos condutores que serão utilizados no projeto.

O circuito com objetos necessita de aterramento. Para esse projeto, o aterramento será feito pelo colega que interagir com o circuito. Ele deve segurar com uma mão a garra jacaré conectada na barra Earth, enquanto pressiona o objeto. Com isso, veja o que acontece!

 

CONSTRUIR

 

Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit da placa de circuito para cada uma delas.

Propor aos estudantes a construção de desenhos feitos com grafite e com o uso da placa de circuito que, associada ao Scratch, tocará músicas. Orientá-los a realizar todos os passos na ordem a seguir:

 

Passo 1: separe os materiais.
• 1 placa de circuito;
• 6 clipes garra tipo jacaré;
• 1 cabo USB;
• folhas de papel;
• 1 lápis com grafite de alta pigmentação.

 

Passo 2: faça cinco desenhos na folha de papel com o lápis. Cada desenho representará um som. Eles precisam estar pintados, sem nenhuma falha, e todos devem tocar a borda do papel onde será colocado o clipe jacaré. Só assim o projeto irá funcionar.

Passo 3: pegue os cinco clipes jacaré e conecte-os aos desenhos criados. Eles precisam estar bem posicionados no grafite para que aconteça a condução da energia. Deixe um clipe jacaré reservado para o aterramento.

Passo 4: conecte os clipes jacaré a cada entrada correspondente na placa de circuito.

Passo 5: para conectar a placa de circuito ao computador, utilize o cabo USB.

Passo 6: execute o programa Scratch, acessando o endereço <https://scratch.mit.edu>. A programação, que deverá ser feita no Scratch, vai reproduzir o som da música escolhida para cada desenho criado.

Passo 7: adicione a extensão da placa de circuito, conforme imagem:

Passo 8: monte a programação da música com grafite.

a. Clique em Makey Makey e arraste o bloco quando a tecla espaço for pressionada para a área de scripts. A opção “espaço” deverá ser trocada de acordo com as conexões dos clipes garra de jacaré feitos na placa de circuito.

b. Na aba Sons, selecione o som “Drum”. Em seguida, clique em Som , arraste o bloco toque o som Drum para a área de scripts e insira-o embaixo do bloco anterior.

c. Crie quatro blocos de comandos e repita as etapas realizadas nos itens a e b. No item b, ao repetir o comando, selecione um novo som. Dica: é possível duplicar os comandos usando o botão direito do mouse e selecionando a opção duplicar.

Passo 9: Para tocar o som, você deverá segurar o clipe de jacaré do ponto de aterramento com uma mão e tocar nos desenhos com a outra.

 

CONTINUAR

Ao final, perguntar aos estudantes:
• Por que os desenhos precisavam estar sem falhas, pintados totalmente de grafite?
• Todos os projetos funcionaram?