CONECTAR
A comunicação entre humanos e computadores é facilitada pela linguagem de programação. Essa forma de linguagem escrita estabelece um conjunto de instruções e regras, conhecidas como algoritmos, que são utilizados para criar programas (software). Esses programas são posteriormente traduzidos ou interpretados para uma forma compreensível e executável pelo computador. Um exemplo prático dessa abordagem é o software Scratch, disponível em https://scratch.mit.edu, que simplifica o aprendizado da programação através de blocos que se encaixam, semelhantes a brinquedos de montar, para criar as instruções necessárias.
É fácil aprender programação através do Scratch, pois ele utiliza interface gráfica e blocos que são montados como LEGO.
Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:
CONTEMPLAR
O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?
Com a linguagem de programação Scratch que usa
blocos coloridos, é possível cria: histórias, games, animações e programações de pequenos robôs.
CONHECENDO A INTERFACE DO PROGRAMA
A interface do programa é bastante intuitiva e simples de usar.
1 – Palco: área que permitirá a visualização de toda parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes.
2 – Área de Scripts: área onde ocorrerá a programação. Aqui estarão os códigos que serão desenvolvidos e os blocos que serão arrastados.
3 – Paleta de Blocos: todos os blocos usados estarão nesta área. Eles são divididos por cor, e dentro de cada cor, os blocos têm diferentes formatos. Cada cor é responsável por uma função, e dependendo do formato, o bloco retorna ou lê um tipo de valor.
Na Área de Scripts estarão os blocos que serão compilados, ou seja, transformados em programa, que será visualizado através do Palco.
4 – Lista de Atores: área que permitirá a visualização, a inserção e a alteração de imagens que aparecerão no Palco. Também conhecida como Atores.
CONSTRUIR
PROPOSTA DA ATIVIDADE
ANIME UM NOME (SCRATCH)
Crie uma animação com o nome do programa SCRATCH. Cada letra do nome terá uma ação diferente: mudar a cor, girar, piscar, etc.
PROGRAMANDO O PROJETO
1. Clique no local indicado pela seta verde para inserir as letras do nome do programa (Scratch) como novo Ator.
2. Clique no local indicado pela seta vermelha para inserir um fundo (Stars) como Cenário.
3. Arraste o bloco “quando for clicado” para a Área de Scripts (seta roxa).
4. Para cada letra do Scratch, os blocos: e farão parte da programação.
O que sofrerá alteração será a ação de cada letra.
5. Para a letra S, a ação escolhida foi a de Movimento (gire para a direita 6 graus).
6. Para a letra C, a ação escolhida foi a de Aparência (mude 25 ao efeito cor).
7. Para a letra R, as ações escolhidas foram de Aparência (mostre e esconda) e Movimento (espera de 0.2 segundos entre as ações).
8. Para a letra A, a ação escolhida foi a de Aparência (mude 55 ao efeito cor).
9. Para a letra T, a ação escolhida foi a de Movimento (gire para esquerda 6 graus).
10. Para a letra C (segundo C), as ações escolhidas foram de Aparência (mostre e esconda) e Movimento (espera de 0.4 segundos entre as ações).
11. Para a letra H, a ação escolhida foi a de Aparência (mude 25 ao efeito cor , altere cor para opção turbilhão).
Após a conclusão da atividade, solicite aos alunos que cada um crie a programação feita, com as letras do seu nome.
CONTINUAR
Compartilhe com a turma os resultados da construção:
– Para que serve a paleta de blocos?
– Qual o nome da área que permiti a visualização de toda parte gráfica e animada do projeto?