Desafio Duplo

Sumário

CONECTAR

 

 

A linguagem de programação é uma maneira formal e escrita de especificar um conjunto de regras e instruções usadas para criar programas de computador. Existem várias ferramentas disponíveis para escrever essas instruções, como o Scratch (https://scratch.mit.edu), que será utilizado em nossas aulas.

O Scratch é uma ferramenta de programação que utiliza blocos, semelhantes a brinquedos de encaixe. Essa abordagem facilita o aprendizado da programação, já que os blocos podem ser arrastados e encaixados facilmente para criar sequências de comandos.

 

CONTEMPLAR

 

O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?

 

Com ele é possível criar uma variedade de projetos, como histórias interativas, jogos, animações, projetos educativos e aplicações interativas.

A plataforma oferece uma ampla gama de possibilidades criativas para os usuários explorarem.

 

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSA PLATAFORMA:

 

A ÁREA DE SCRIPTS ocupa o centro da tela e é nela que se encontram os códigos que serão desenvolvidos, além dos blocos que serão arrastados e encaixados para que a programação seja executada.

Essa área é essencial para a criação de projetos no Scratch, pois é onde a lógica do programa é definida e as interações do aluno são programadas. Ao utilizar os blocos de forma estratégica, é possível criar projetos incríveis e dar vida a personagens e objetos virtuais.

Ao lado da ÁREA DE SCRIPTS, encontra-se o PALCO, que é responsável por exibir a parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes. É nessa área que o gato (um ator) e outros elementos visuais do projeto serão exibidos, permitindo a visualização de todo o conteúdo produzido. Além disso, é possível interagir com os objetos na tela e testar o funcionamento do programa em tempo real, o que ajuda a identificar eventuais problemas e aprimorar o projeto de forma mais eficiente.

O PALCO é uma parte fundamental do ambiente Scratch e oferece uma forma interativa e divertida de

 criar e explorar projetos de programação.

Abaixo do PALCO, temos a LISTA DE ATORES E CENÁRIOS. Nessa área, é possível visualizar, inserir, alterar e excluir as imagens que serão exibidas no PALCO. Os atores podem ser diversos tipos de elementos, como personagens, animais, objetos, comidas, letras e números, enquanto os cenários são os planos de fundo que serão utilizados para personalizar a programação, representando lugares ou ambientes artísticos.

 

CONSTRUIR

 

É HORA DOS DESAFIOS!

 

Desafio 1!

Acesse o Scratch no endereço https://scratch.mit.edu e adicione um Ator que irá se movimentar no palco.

Siga o passo a passo e ao final veja a animação que você criou.

 

PROGRAMANDO O DESAFIO 1

 

a. Clique no local indicado na lista de atores e cenários (Selecione um Ator) para inserir o ator: Rato (Mouse 1). Em seguida, clique no ator (Gato) e depois no ícone da lixeira para excluir o ator Gato (Cat).

Você pode testar alguns comandos:

b. Para renomear os atores –

c. A posição dos atores no palco é indicada pelas letras X e Y .

d. Para tornar o ator visível ou invisível clique nos ícones .

e. Alterar o tamanho do ator .

f. Alterar a direção do ator .

 

CRIANDO A MOVIMENTAÇÃO DO ATOR

 

g. Clique no local indicado para selecionar cenário e insira a folha quadriculada (Xy-grid-30px) como novo cenário.

h. Clique no ator e depois em Eventos e arraste o bloco para a área de scripts. Esse bloco deverá ser arrastado quatro vezes e posicionado de forma separada dentro da área de scripts.

i. Mude a opção dos 4 blocos para: seta para cima, seta para baixo, seta para direita, seta para esquerda.

j. Abaixo dos 4 blocos que foram inseridos, vá até Movimento e arraste o bloco para a área de scripts. Em seguida, mude a opção de cada bloco, clique no espaço em branco (90) e insira os valores correspondentes:

seta para cima = 0
seta para baixo = 180
seta para direita = 90
seta para esquerda = -90

l. Ainda em Movimento, arraste o bloco para a área de scripts e insira embaixo de cada bloco.

m. Ao final, veja como ficou a animação utilizando as setas do teclado:

n. Altere a programação para que o rato se movimente mais rápido e depois mais devagar, alterando a quantidade de passo no bloco .

 

2º Desafio!

Além de movimentar o ator, também podemos criar efeitos para ele.

Abra um novo arquivo e crie uma animação para mudar os efeitos do ator (rapper).

 

 

PROGRAMANDO O DESAFIO 2

 

a. Clique no local indicado na lista de atores e cenários (Selecione um Ator) para inserir o ator: Rapper (Champ99). Após, clique no local indicado para selecionar cenário e insira a festa (Party) como novo cenário. Clique no ator e depois em Evento e arraste o bloco para a área de scripts.

b. Clique em Controle, arraste o bloco para a área de scripts e insira embaixo do bloco anterior. No espaço em branco, mude o valor para 3 vezes.

c. Para selecionar o som, clique na aba Sons e no botão Selecionar um Som escolha o som Human Beatbox1.

 

 

d. Clique em Som, arraste o bloco para a área de scripts e insira dentro do bloco anterior.

e. Em Aparência, arraste o bloco para a Área de Scripts e insira abaixo do bloco anterior.

f. Em Controle, arraste o bloco para a área de scripts e insira embaixo do bloco anterior.

g. Em Aparência, arraste novamente o bloco para a Área de Scripts e insira abaixo do bloco anterior. Mude a opção do bloco cor para o efeito turbilhão.

h. Em Controle, arraste novamente o bloco para a Área de Scripts e insira embaixo do bloco anterior.

i. Clique no ator e veja a mágica acontecer!

j. Altere os valores dos blocos dos passos e, f, g e h. Clique na seta e escolha outras opções de efeito.

 

CONTINUAR

 

Depois de criar as animações, compartilhe a experiência com a turma.

 

•O que achou do programa Scratch?

•Você conseguiu fazer o rato se movimentar mais rápido ou mais devagar?

• Qual desafio você mais gostou o do ratinho ou do rapper?