Conectar
A geladeira, a televisão, a lâmpada e o martelo são invenções que o ser humano criou para auxiliar nas atividades diárias.
A descoberta do fogo foi muito importante para a humanidade, pois até os dias de hoje, ele continua a desempenhar um papel fundamental na preparação dos alimentos.
Vamos olhar para a sala de aula e descobrir outras invenções.
Contemplar
- Você sabe para que servem as invenções?
- De todas as descobertas e invenções, qual você acha mais importante?
Construir
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha-robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Descobertas e Invenções” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar.
- No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a frente. Faça a abelha ir até o celular passando pela internet, pela vacina e pela câmera fotográfica.
- No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a frente. Faça a abelha ir até a televisão passando pelo relógio, pelo avião e pelo elevador.
- No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a direita. Faça a abelha ir até a roda passando pelo tablet, pela televisão e pelo ferro de passar.
- No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a direita. Faça a abelha ir até o ar – condicionado passando pelo carro elétrico, pelo fogo e pelo computador.
- Coloque a abelha-robô no carro. Faça a abelha ir até a lâmpada passando pelo micro-ondas, pela geladeira e pelo barco.
- Coloque a abelha-robô no martelo. Faça a abelha ir até o ferro de passar roupa passando pelo fogão, pelo trem e pelo cinema 3d.
- Coloque a abelha-robô no fogão. Faça a abelha ir até o relógio passando pela câmera fotográfica, pelo celular e pela vacina.
Continuar
Ao finalizar os desafios, converse com os colegas sobre os trajetos percorridos pela abelha-robô.
- Qual invenção é uma ferramenta?
- De todos os desafios, qual foi o mais difícil? Por quê?
BOM TRABALHO!