Esta estação começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro. Neste período é possível vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando as pessoas a contemplarem as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
– Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.
– Conhecer os tipos de flores, suas cores e seus aromas.
– Promover atividades que marquem a chegada da estação.
– Perceber as mudanças climáticas na natureza.
– Desenvolver noções temporais.
Sugestão 1: Utilize o Material de Informática Educacional – Projeto Era dos Dinossauros – Tema Estações do Ano.
Sugestão 2: Assista ao Vídeo “A Primavera e a Festa das Flores” e apresente a alegria da estação com presença multicolorida das flores. No programa Editor de Imagem (Paint), peça para os alunos ilustrarem flores com as ferramentas Forma ou Pincel.
Sugestão 3: Assista ao vídeo com a música Primavera. Após abra a janela e peça que os alunos observem como está o dia, ensolarado, chuvoso ou nublado. No Editor de Imagem (Tux Paint) peça para os alunos ilustrarem alguns elementos que represente aquele dia.
Sugestão 4: Assista ao vídeo “Vai e Vem das Estações” e converse com a turma sobre as características da Primavera e as mudanças na natureza provocada por esta estação, após peça para os alunos ilustrarem uma flor no programa Editor de Imagem Paint.
Sugestão 5: Assista ao vídeo “Bom Dia todas as Cores de Ruth Rocha.” Em seguida, acesse o site “Colorir” escolha uma figura e explore o maior número de cores.
Sugestão 1: Utilize o Material de Informática Educacional – Projeto Datas Comemorativas (Tema Primavera)
Sugestão 2: Converse com os alunos sobre a estação do ano Primavera, que reúne muitas cores e belezas naturais. Em seguida, no Editor de Imagem (Tux Paint) peça para os alunos criarem um cenário que represente está estação do ano. Se for possível, reúna todos os desenhos e divulgue no site da sua escola.
Sugestão 3: Apresente para os alunos alguns nomes de flores. Divida a turma em duplas e sorteie 2 tipos de flores para cada dupla, peça que pesquisem informações, características, imagem ilustrativa e benefícios. No programa Editor de Slide reúna o material coletado e crie uma apresentação com o título “As Flores da Primavera”.
Sugestão 4: A Poesia é um gênero literário caracterizado pela formação de versos estruturados de forma harmoniosa. É tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. No programa Editor de Texto peça para os alunos elaborarem poesias com o tema Primavera.
Sugestão 5: Visite o site do Jardim Botânico do Rio de Janeiro . Em seguida, crie um roteiro, no programa Editor de Texto com os temas :
- Bromeliário e Orquidário
- Plantas Medicinais e Jardim Sensorial
- Insetívoras e Cactário
- Laboratório de algas e Laboratório de micologia
- Banco de sementes
- Banco de DNA
Insira fotos e relatos interessantes dos alunos e divulgue no site da sua escola.
Sugestão 6: As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades: auxiliam na purificação e umidade do ar, trazem benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos, contribuem para purificação do ar, evitam a erosão do solo, etc. Converse com a turma sobre essas questões. Após, peça para os alunos criarem panfletos que incentivem a importância do plantio de árvores, no site Fotojet.
Sugestão 7: Assista ao vídeo “ A menina das Borboletas”. Realize um momento de reflexão com os alunos sobre o vídeo. Em seguida, observando as ilustrações, proponha a construção da história “A menina das Borboletas” utilizando o Editor de Histórias em Quadrinhos Hágaquê.