Projeto Carnaval

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

O carnaval é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que eram feitas na Europa, como na Itália e na França, as quais aconteciam em forma de desfiles urbanos, onde carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Já as personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo foram incorporadas ao carnaval brasileiro.

No final do século XIX surgiram os blocos carnavalescos, as pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Daí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, com a ajuda das animadas marchinhas, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais popular. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se “Deixa Falar”, criada pelo sambista carioca Ismael Silva. Anos mais tarde, a “Deixa Falar” transformou-se na escola de samba “Estácio de Sá”, onde o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Surgiram então, novas escolas de samba no RJ e em SP, e com elas, os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

  • Conhecer a origem do carnaval e como o celebramos no Brasil.
  • Perceber a evolução do carnaval brasileiro.
  • Desenvolver a percepção auditiva e rítmica.
  • Expressar a criatividade por meio de atividades artísticas.
  • Reconhecer as manifestações do carvanal como parte importante da cultura e tradição brasileira.
Educação Infantil

Sugestão 01:  Apresente o vídeo “Conheça os Instrumentos das Escolas de Samba”, em seguida peça para os alunos utilizarem o programa Editor de Imagem Paint ou o programa Editor de Imagem Tux Paint para ilustrarem  o instrumento que acharem mais interessante.

Sugestão 02: Peça para os alunos acessarem o site “Colorir.com” para pintarem e enfeitarem máscaras carnavalescas.

Sugestão 03:  Converse com os alunos sobre as músicas de carnaval, apresente o vídeo “Marchinhas de Carnaval”, e proponha a montagem de paródias. Todos os alunos deverão cantar e bater palmas para acompanhar o ritmo da canção, trocando uma palavra da letra da música por outra, como no exemplo:

♫ ♫ Ei você aí,

me dá um dinheiro aí,

me dá um dinheiro aí… ♪ ♫

♫ ♫ Ei você aí,

me dá um cheirinho aí,

me dá um cheirinho aí… ♪ ♫

Em seguida, utilizando o programa Editor de Imagem Paint e o arquivo MODELO, peça para os alunos desenharem um baile de carnaval.

Sugestão 04: Assista ao vídeo “ Instrumentos de Corda ” para aprender mais sobre alguns intrumentos. Logo depois, proponha que os  alunos a utilizem o programa Editor de Imagem Paint e ilustrem o instrumento de corda que desejarem.

Sugestão 05: Apresente o vídeo “As fantasias de Carnaval – Turma da Mônica“, em seguida proponha aos alunos que utilizem o programa Editor de Imagem Tux Paint para ilustrarem uma fantasia bem diferente.

Sugestão 06: Converse com os alunos sobre o carnaval e tudo que o rodeia (fantasias, carros alegóricos, blocos, marchinhas, etc). Apresente o vídeo “ Carnaval – Mikey Mouse” e peça para os alunos ilustrarem um carro alegórico. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Imagem Paint.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Conheça a história das máscaras. Proponha para os alunos criarem uma máscara personalizada, utilizando o programa Editor de Imagem TuxPaint.

Sugestão 2:  Apresente o vídeo “Marchinhas de Carnaval” e peça para os alunos, organizados em duplas, escolherem uma marchinha conhecida e fazerem uma releitura. Utilizando o programa Editor de Imagem Paint, os alunos deverão digitar a letra da nova marchinha e ilustrar as bordas do arquivo com elementos que façam parte da letra da canção.

Sugestão 3: O carnaval é comemorado de diversas formas, dependendo de cada região do Brasil. Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre o tema. E em seguida, organizados em grupos (cada grupo ficará com uma região específica), montem uma apresentação bem elaborada e rica em efeitos, com curiosidades do carnaval pelas diferentes regiões do país. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Slide.

Sugestão 4:  Assista ao vídeo Quintal da Cultura – Quintal de Versos –  Aula de Carnaval. E, no programa Editor de Texto Word, proponha que os alunos criem um poema de carnaval.

Sugestão 5:  Apresente o vídeo “Construindo Instrumentos Musicais Recicláveis“, peça para os alunos colocarem a “mão na massa” e registrarem todas as estapas da confecção dos seus próprios instrumentos. Ao final, devem produzir um vídeo com todas essas dicas e com os instrumentos sendo utilizados, simultaneamente, para tocarem uma canção carnavalesca. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Vídeo Movie Maker.

Sugestão 6:  Assista ao vídeo “História do Carnaval. Em seguida, no  programa Editor de Imagem, peça para os alunos ilustrarem como eles costumam curtir o carnaval ou como gostariam de curtir .

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 1: Peça para os alunos pesquisarem letras de samba-enredo, nas quais possam identificar, pelo menos, cinco recursos semânticos. Para realização desta atividade utilize sites de pesquisa na internet e o programa Editor de Texto Word.

Sugestão 2: Promova uma conversa informal, exemplificando o que são marchinhas. Na sequência, peça para os alunos se organizarem em duplas, e criarem uma marchinha de carnaval com a vida atual deles. Para a realização da atividade deverão utilizar os programas Editor de Texto Word (digitação da letra da canção) e  Editor de Vídeo Movie Maker (montagem do clipe musical).

Sugestão 3: Escolha um tema interessante da atualidade, junto com a turma, e imagine que ele será enredo do próximo carnaval. Os alunos, em duplas ou trios, deverão criar um carro alegórico que expresse, visualmente, aquilo que o enredo deseja passar para os espectadores. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Imagem GIMP (clique aqui para baixá-lo).

Sugestão 4: O carnaval possui diferentes ritmos e estilos pelo Brasil, em cada região é comemorado de uma forma característica, como por exemplo: Boi-Bumbá (Região Norte); Frevo (Região Nordeste); Marchinhas (Região Centro-Oeste); Desfile das Escolas de Samba (Região Sudeste) e Blocos de Rua (Região Sul). Conheça um pouco mais sobre o “Carnaval pelo Brasil“. Depois, peça para que a turma se divida em cinco grupos, e cada grupo represente uma região do país. Os alunos deverão montar apresentações que detalhem como o carnval é comemorado em cada região. E, no dia da apresentação dos trabalhaos, deverão estar caracterizados com os trajes carnavalescos da região referente à sua pesquisa, ou levar fotos/vídeos expositivos para apresentar para o restante do grupo. Para realizar esta atividade, utilize o programa Editor de Slide Power Point.

Sugestão 5: Assista ao vídeo com Dicas do FOTOJET, em seguida peça para os alunos criarem cartazes de divulgação do Baile de Carnaval da escola. Esta arte poderá ser aproveitada como o convite do evento e ser divulgada nas redes sociais oficiais da instituição.

Sugestão 6: O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Nesses festejos as músicas mais tocadas são as marchinhas. Conheça mais sobre as “Marchinhas de Carnaval“. Em seguida, sugira que os alunos se organizem em grupos, escolham uma música e façam um cartum* sobre as principais personagens e/ou elementos relatados na letra escolhida. Para realização da atividade utilize o programa Editor de Imagem Corel Draw.

É um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, retratando, de uma forma bastante sintetizada, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.

Ensino Fundamental I

Tema: Adereços de Carnaval

Objetivos: Mostrar que o carnaval pode se tornar uma oportunidade de trabalho e criar uma empresa para fabricar adereços carnavalescos.

Processo de Criação: Assista ao vídeo Como Garantir uma Vaga de Trabalho Temporário no Carnaval de Salvador, que fala da importância da festa popular como fonte de renda para muitas pessoas. Organize a turma, em setores, para que crie uma empresa de confecção de adereços carnavalescos (máscaras, arcos, chapéus, colares, etc). Estes adereços deverão ser apresentados e comercializados no Baile de Carnaval da escola. A empresa deverá organizar um bloco, onde os foliões fantasiados  e com seus devidos adereços estarão curtindo com toda animação. E, ao final, deverá existir um stand preparado para vender as peças confeccionadas. Toda renda arrecadada será revertida em doações para uma instituição, previamente, escolhida pela turma.

      

Ensino Fundamental II

Tema: Paródias de Carnaval

Objetivos: Valorizar a importância cultural do carnaval; conhecer as marchinhas; estimular a criatividade e o vocabulário através da construção de paródias.

Processo de Criação: Ouça algumas marchinhas de carnaval junto com a turma, e proponha para os alunos a criação de paródias. Reserve um momento para as gravações e confecção da bolacha e da capa. As paródias deverão ser gravadas num CD e vendidas no dia do Baile de Carnaval da escola. O dinheiro arrecadado com a venda dos CDS será revertido para compra de novos instrumentos para as aulas de música.

Etapas do Projeto