Construindo um Robô

Sumário

CONECTAR

 

Você já se imaginou construindo projetos incríveis de robótica que você mesmo inventou? Será que dá muito trabalho?

Podemos dizer que há pouco tempo atrás construir esses projetos e até mesmo um robô era complicado e difícil para encontrar o material certo. Mas com os avanços tecnológicos, alguns dispositivos e componentes estruturais e eletrônicos, uma ou duas horinhas de estudo e muita criatividade já é possível tornar isso uma realidade.

Com o nosso projeto vocês terão acesso a esse universo durante as aulas de prototipagem eletrônica. O kit de prototipagem que iremos utilizar foi desenvolvido para mostrar diversas possibilidades do mundo da eletrônica e programação.

Vamos começar aprendendo o básico sobre eletrônica e programação, desenvolvendo projetos práticos, mesmo que você ainda não domine o assunto. A cada aula faremos novas descobertas e no final você poderá criar o seu projeto com tudo o que aprendeu.

 

CONTEMPLAR

 

O QUE É UM KIT DE PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA?

Pensando em uma maneira de tornar a eletrônica e a programação acessíveis e de fácil entendimento para as pessoas que não possuem esse conhecimento, surgiram os kits de prototipagem eletrônica para deixar tudo mais simples.

Já sabemos o que são protótipos e programação. Mas, e a eletrônica, o que é? É a ciência que estuda a utilização de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos. Esses circuitos são formados por um conjunto de caminhos (fios) que permitem a passagem da corrente elétrica para ligar um componente elétrico (lâmpada) ou um componente eletrônico (motor), através de um gerador de energia (bateria).

Unindo tudo isso, os kits de prototipagem utilizam uma plataforma disponível no mundo todo para todos aqueles que desejam aprender ou inovar em seus projetos. Neste kit, você vai encontrar tudo o que precisa para dar seus primeiros passos e desenvolver projetos utilizando um dos hardwares mais incríveis do mundo da eletrônica!

Vamos conhecer alguns desses elementos. Vocês provavelmente nunca ouviram falar sobre eles. Vejam:

A Placa do kit tem um microcontrolador que é o “cérebro” da placa e é ele que programamos para realizar os nossos projetos. Além do microcontrolador, a placa possui diversas entradas e saídas e pode ser facilmente conectada ao computador através de um cabo USB.

A Protoboard é uma placa com furos condutores de conexão que permite a montagem de circuitos elétricos. É especialmente útil para prototipagem e testes de circuitos pequenos ou novas ideias. A protoboard é composta por múltiplos pontos elétricos interligados, possibilitando a conexão elétrica entre os componentes eletrônicos.

Os Jumpers são fios condutores pequenos que podem ser conectados  a uma protoboard para estabelecer a conexão entre dois pontos do circuito em projetos eletrônicos.

 

CONSTRUIR

É HORA DO DESAFIO!

Antes de montarmos o primeiro circuito eletrônico é interessante aprender um pouco mais sobre como ele funciona. Como vimos, basicamente, um circuito elétrico é um caminho onde circula energia elétrica, fazendo com que um componente funcione.

E além dos componentes que vimos no momento contemplar, encontramos outros que também serão usados nos próximos projetos:

 

LED: é uma lâmpada que possui um baixo consumo de energia elétrica. Devido a essa característica, tornou-se cada vez mais comum em residências e ruas, sendo uma opção econômica e eficiente em termos de custo-benefício.

 

 

LED RGB: são LEDs capazes de mudar a sua cor.
Contador-digital.jpg

 

 

 

Contador digital: é um contador de um dígito apenas, começa em 0 e vai até 9.

 

 

Buzzer: é um pequeno alto falante capaz de gerar tons em frequências determinadas, sendo possível, então, tocar pequenas músicas ou alarmes.

 

 

Resistor: é o componente elétrico mais comum que existe e serve para diminuir a corrente elétrica que passa no circuito.

 

Em equipe, conecte a placa do kit tecnológico na porta USB de um computador ou em um carregador de celular.

Após a construção de um projeto a placa do kit de prototipagem receberá uma programação para funcionar sozinha. Depois de programada, a placa do kit de prototipagem pode ser usada de forma independente, sem a necessidade de um computador. O programa fica salvo na placa e basta fornecer energia para ele funcionar, colocando o cabo USB da placa em um carregador de celular, por exemplo.

Compartilhe com a turma o que aconteceu:

•Foi fácil identificar os componentes eletrônicos que iremos usar em nossas aulas?

•Você já viu algum desses componentes?

 

 

 

Todo gerador ou fonte de energia possui dois lados: o lado positivo é chamado de VCC ou 5V e o lado negativo que é chamado de GND. Eles podem ser uma bateria ou pilha ou a energia elétrica de uma tomada e até mesmo a porta USB do computador, que quando ligada faz com que o circuito funcione.

Para testarmos o funcionamento da placa do kit tecnológico vamos acender um LED.

Passo 1: separe os materiais.
1 Placa do Kit de prototipagem eletrônica
1 LED vermelho 5mm
1 Cabo USB

 

 

 

 

 

Passo 2: encaixe o LED vermelho como mostrado na imagem abaixo: a “perna” menor do LED no furo do GND e a “perna” maior do LED no furo de número 13.

Passo 3: o professor irá passar a programação para a placa. Descreva o que aconteceu.

Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes no local indicado.