A Ética e a Cidadania estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade.
No Brasil, o direito ao voto é o resultado de muitas lutas e conquistas.
Até 1934, mulheres, negros, pobres e analfabetos eram proibidos de escolher os candidatos que governariam o país. Hoje em dia, o voto é um direito e uma obrigação para todas as pessoas entre 18 e 70 anos de idade.
Em 1988, os jovens de 16 e 17 anos conquistaram o direito de decidir se querem ou não votar (o voto facultativo). O ato de votar é um dos momentos mais importantes do exercício da cidadania.
O cidadão deve entender a importância do voto consciente. Seu papel na democracia é VOTAR, COBRAR E PARTICIPAR.
Nas eleições, os candidatos têm compromisso de informar aos eleitores:
– As propostas de governo.
– O trabalho realizado nas casas legislativas.
– Destacar os bons parlamentares.
– Aumentar a consciência sobre a importância do voto.
– Construir valores na escola e na sociedade.
– Relacionar a ética com os valores morais e a cidadania.
– Identificar os direitos das crianças através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
– Refletir sobre a importância do comportamento ético e do exercício da cidadania.
– Conhecer as diferenças sociais.
– Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
– Conhecer a importância e a história do voto.
Sugestão 1: Assista ao vídeo Hino Nacional interpretado pela Turma da Mônica.
Sugestão 2: Prepare uma votação utilizando o programa Urna Eletrônica (Download). Apresente o trailer de 2 filmes infantis (Ex: Divertida Mente e Charlie Brown e Snoop – O Filme). Em seguida, promova uma votação para escolher o filme que os alunos querem assistir por inteiro.
Sugestão 3 Assista ao vídeo com a música “Direito da Criança”, da cantora Mara Maravilha”.
Sugestão 4: Assista ao vídeo Valores Éticos e Morais que, de maneira lúdica, explica a história de uma turma de amigos de escola que vivem situações que demonstram a importância das escolhas em nossas vidas.
Sugestão 1: A Bandeira, o Selo, o Brasão e o Hino Nacional são símbolos da nossa Pátria. Elabore um novo símbolo para presentear e representar o sentimento pelo país. Utilize o programa Editor de Imagem Paint
Sugestão 2: Utilize o Material de Informática Educacional (MIE) – Tema: Ética e Cidadania – Níveis I ao V.
Para o Tema: Ética e Cidadania – Nível 2 / Atividade de Informática => Baixe aqui os modelos de fontes vazadas (dê duplo clique na fonte e clique no botão instalar).
Sugestão 3: Esclareça as possíveis dúvidas sobre o processo de votação. Aproveite o clima de campanha eleitoral e promova uma votação, de tema livre, entre os alunos.
Sugestão 4: Assista aos vídeos do site “Brasil que eu quero”para conhecer o projeto Brasil do futuro. Em seguida, crie um vídeo de 30 segundos em algum lugar de sua cidade que você ache interessante respondendo a seguinte pergunta: “Que Brasil você quer para o futuro?”. Reúna todos os vídeos e exponha no site do seu colégio.
Professor: Para realizar o processo de votação utilize o simulador de Urna Eletrônica, que também se encontra disponível no Link Programa & Tutoriais e na Aba “Urna“, deste Projeto.
Sugestão 1: Você já ouviu falar na expressão: “Ficha Limpa”? A Lei da Ficha Limpa, fruto da iniciativa da população brasileira, determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros critérios.
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre políticos que são ficha limpa. No site “Fotojet”, deverão criar capas de revista com a foto e informações sobre o político escolhido. Exponha todos os trabalho pelos murais da escola para que pais, alunos e funcionários possam receber essas informações.
Sugestão 2: Peça para os alunos pesquisarem informações sobre o atual momento da Propaganda Eleitoral. No programa Editor de Imagem Photoscape (disponível no link Programas & Tutoriais) represente-as através de charges e caricaturas.
Sugestão 3: Crie um mural dividido em dois momentos: Brasil que Temos & Brasil que Queremos. Brasil que Temos – Decorá-lo com notícias impactantes e uma breve análise feita pelo aluno que a pesquisou. As notícias poderão estar em formato de quadrinhos, pictogramas, etc. Brasil que Queremos – Decorá-lo com “post-it” nas cores do Brasil, formando a Bandeira Brasileira, com frases curtas sobre sugestões de transformações necessárias e desejadas para nossa atual situação política. Utilize os programas Editor de Texto e Editor de Imagem.
Sugestão 4: Liste alguns problemas que a população tem enfrentado, seja na educação, economia, saúde ou segurança pública, e observe o programa de Propaganda Eleitoral Gratuita. Pesquise nomes de dois candidatos e as soluções propostas para um desses problemas. Reúna essas informações e monte um mural online para consulta. Utilize o programa Editor de Slide.
Sugestão 5: Converse com os alunos sobre alguns valores como: cooperação, respeito, sinceridade, perdão, diálogo, responsabilidade, etc. Estes são considerados como principais para a formação da cidadania, do desenvolvimento de capacidades e responsabilidades, além do crescimento nas relações interpessoais, pois assim os direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros e vice-versa. Em seguida, peça para os alunos elaborarem um vídeo sobre o tema, no programa Editor de Vídeo.
Dica: Promova a apresentação do vídeo para todo o Ensino Fundamental II.
Tema: Reaproveitamento dos Alimentos
Objetivos: Pesquisar sobre o reaproveitamento dos alimentos; Criar um Manual Prático de Receitas; Doar alimentos não perecíveis para uma instituição beneficente.
Processo de Criação: Os alunos pesquisarão sobre o reaproveitamento de alimentos em receitas culinárias. Em seguida, criarão um Manual Prático de Receitas com os alimentos escolhidos. A ideia é comercializar o manual por um valor simbólico (R$5,00). Sugerir que algumas receitas estejam presentes para degustação no dia do evento. Com o valor arrecadado, comprar alimentos não perecíveis e entregar para uma Instituição Beneficente.
Tema: Violência Urbana
Objetivos: Identificar os tipos de violência urbana; Criar um guia de orientação para evitar a violência; Realizar uma palestra informativa sobre o tema abordado.
Processo de Criação: Os alunos conversarão entre si e identificarão pessoas conhecidas (pais, mães, tios, tias, vizinhos, etc.) que trabalhem na área de segurança e psicologia ou vítimas da violência urbana. Convidarão essas pessoas para irem até a escola e participarem de uma palestra sobre o tema.
Os alunos deverão pesquisar dicas de segurança e criar um Guia de Orientações para evitar a violência, no programa Editor Gráfico. A ideia é comercializar este Guia por um valor simbólico (R$5,00) no dia da palestra. Também deverão elaborar cartazes com imagens representativas sobre violência urbana para ornamentar o espaço do evento.
Qual o papel dos vereadores e do prefeito?
Reflexão sobre o voto no Brasil
As eleições no Jardim de Sonho
Declaração universal dos direitos Humanos (apresentação animada)
Para realizar a sugestão de atividade nº6 ( do Ensino Fundamental 1), utilize o nosso simulador de Urna Eletrônica, que garante a realização de qualquer votação e permite que os alunos conheçam uma interface parecida com a Urna oficial, com a qual poderão interagir quando apresentarem a idade ideal para exercerem a sua cidadania.
Download do Simulador da Urna Eletrônica
Dica: Utilize o modelo demonstrativo de um Título de Eleitor e de um comprovante de votação para os alunos utilizarem neste momento.