Projeto Vida no Planeta

testeira_vida_no_planeta

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

Um dos maiores desafios da humanidade na atualidade é a preservação da vida no planeta. Faz-se necessária uma nova postura diante dos problemas ambientais. Temos que nos conscientizar de que uma vida melhor se faz com reflexões e ações. Mas, sejamos objetivos, será que todas as pessoas tomam atitudes que visam o bem estar coletivo e a preservação do nosso meio ambiente?

– Alertar os alunos sobre a situação atual do meio ambiente.

– Discutir sobre temas importantes, como: aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa, fontes alternativas de energia, preservação da Amazônia, agronegócio, biodiversidade e uso consciente da água.

– Estimular hábitos de preservação e conservação dos bens naturais.

– Perceber os danos que nossas atitudes causam ao meio ambiente.

Educação Infantil

Sugestão 1: Você sabe o que é reciclagem? Assista aos vídeos e entenda melhor sobre o assunto: É Preciso Reciclar e Por que a reciclagem é tão importante?.

Sugestão 2: Assista ao vídeo, ” Água, desenho animado ambiental”. 

 Sugestão 3: Assista ao vídeo, “A árvore que não queria morrer”. Em seguida, inicie uma conversa sobre a importância dos cuidados com a natureza. No aplicativo Gcompris, peça para que os alunos montem um cenário de como deve ser uma natureza bem cuidada.

Gcompris – Software Educacional livre que pode ser utilizado nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Geografia.  Clique em Programas e Tutoriais para baixar o programa.

Sugestão 4: Utilize o Material de Informática Educacional:

Projeto Solidariedade e Paz – Tema Natureza

Projeto Aprendendo na Escola – Tema Amor e Preservação à Natureza

Sugestão 5: Conheça a letra da música A sementinha. Em seguida, selecione algumas palavras da música e peça para os alunos desenharem e decorarem no programa Editor de Imagem (Paint).

Dica: Professor crie uma apresentação com a música e as ilustrações criadas pelos alunos.

Sugestão 6: Assista ao vídeo Por que precisa economizar água?”.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Assista ao vídeo, “Vamos cuidar do meio ambiente” e converse com os alunos sobre o tema, apresente a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostre os lados negativos e positivos da ação do homem na natureza e da importância da preservação ambiental. Em seguida, peça para os alunos ilustrarem de que forma eles poderiam estar ajudando a preservar o meio ambiente. Na realização da atividade, utilize o programa Editor de Imagem Cplay.

Cplay – Software Educacional livre de pintura adequado à faixa etária da Educação Infantil. Nele os alunos podem criar desenhos livres ou pintar imagens disponíveis no programa. Clique em Programas e Tutoriais para baixar o programa.

Sugestão 2: Promova um passeio pela escola e deixe os alunos observarem como a água é utilizada. Após essa observação, retorne à sala de aula e inicie um debate sobre o uso consciente da água.  Depois, utilize o programa Editor de Histórias em Quadrinhos Hagáquê e peça para que criem histórias com dicas da utilização correta da água.

 Sugestão 3: Assista ao vídeo “Mudanças Climáticas – Efeito Estufa” .

Sugestão 4: Assista ao vídeo “Poluição da Água”.

Sugestão 5: Acesse o site “Atitudes Sustentáveis”. Em seguida, proponha aos alunos a criação de uma tirinha sobre a importância da preservação ao meio ambiente. Para realização da atividade os alunos deverão acessar o site Meu Gibi.

OBS. O professor deverá realizar o cadastro de um e-mail, para que todos os alunos tenham acesso ao site.

Sugestão 6: Inicie a aula assistindo ao vídeo “Criaturas da noite”, em seguida proponha aos alunos que pesquisem animais noturnos e escolham um animal para aprofundar a pesquisa sobre suas característica. No Editor de Imagem Paint, peça que os alunos ilustrem o animal pesquisado em situações que representem suas características. Finalize a atividade no programa Editor de Slide, com os desenhos e textos da pesquisa.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

 Sugestão 1:  Indique a elaboração de um vídeo explicativo sobre a importância de se combater o aquecimento global. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Vídeo Movie Maker.  Confira um exemplo, o vídeo “Aquecimento Global – Nossa Realidade”

Dica: Divulgue o vídeo também para as outras turmas, através de uma sessão de cinema.

Sugestão 2:  Sugira a construção de um folder sobre o tema “As consequências do efeito estufa x O futuro do planeta”. Utilize um programa Editor de Imagem ou um Editor Gráfico. Para dar consistência ao trabalho, pesquise nas indicações:

Efeito Estufa e Aquecimento Global.

 Sugestão 3: Elabore um banner de divulgação do projeto “Vida no Planeta”. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Imagem Photofiltre.

Sugestão 4: Crie de um BLOG com o tema: Animais em extinção x Caça predatória x Comércio de marfim.  Para que o trabalho possa ser desenvolvido, peça que os alunos pesquisem  sobre o assunto. Em seguida, inicie um debate para que compartilhem as informações sobre a problemática da caça aos elefantes e, com a turma dividida em grupos, explore os temas:

1) A ação dos caçadores.

2) O uso do plástico para substituir o marfim.

3) Alternativas para proteger os elefantes.

4) Aceleração da extinção dos elefantes.

Obs.: Cada grupo ficará responsável por um tema no blog.  Sugerimos a utilização do site WEBBLY para criação do blog.

Sugestão 5: Crie uma revista online, com o tema: A fera chamada homem. Em parceria com um professor de Biologia, promova um passeio virtual ao “PROJETO TAMAR” e faça com que os alunos compreendam a importância da ação do homem na preservação do meio ambiente. Para realização da atividade, utilize o software InDesign. Salve o trabalho com a extensão PDF.

Obs.: InDesign é um software que permite criar, diagramar, visualizar e editar todo um universo de materiais, como: revistas, jornais, anúncios, etc. O software estará disponível apenas por 30 dias.

Ensino Fundamental I

Tema: Vida no Planeta

Objetivos: Conscientizar sobre a preservação da natureza e criar um adesivo automotivo de conscientização.

Processo de criação: Apresentar o produto para os alunos. Logo após, em duplas, sugerir a criação de uma arte para o produto, utilizando o programa Paint. A escolha da arte será realizada através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental. A arte e o slogan vencedores personalizarão o adesivo.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Reciclagem

Objetivos: Ressaltar a importância do reaproveitamento de materiais que, aparentemente, perderam a utilidade e criar uma empresa ecologicamente correta.

Processo de criação: Promova uma palestra sobre o tema, onde os alunos deverão participar de oficinas de criação de artesanatos reciclados. O desafio proposto é que os alunos produzam uma quantidade satisfatória de mercadorias para comercializarem numa Mostra de Arte.

Dica: Para enriquecer o projeto poderão ser apresentados aos alunos, palestrantes e/ou pessoas que façam este tipo de atividade.

Sugestão: Acesse o site Coop Quitungo – Igreja de Santo Antônio e conheça o trabalho da palestrante Carmen Carneiro, de reciclagem nesta igreja. Clique na opção RECICLAGEM do site, e assista ao vídeo “Reciclagem“.

Etapas do Projeto