Botão Surpresa

Sumário

CONECTAR

 

 

A animação dá vida a desenhos, criando a ilusão de movimento e permitindo contar histórias visuais. Inicialmente feita à mão em 2D, evoluiu com a tecnologia para a animação digital, e mais tarde para o 3D, que oferece maior realismo e complexidade. O 3D se destaca no cinema e em grandes produções, enquanto o 2D ainda é amplamente usado em séries de TV e jogos móveis. Ambas as técnicas são importantes para diversas áreas, incluindo educação, publicidade e medicina, destacando a contínua evolução da criatividade e da tecnologia na animação.

 

 

CONTEMPLAR

 

VOCÊ SABE O QUE É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

 

Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções que possibilita aos humanos se comunicarem com computadores, fornecendo indicações sobre o que realizar e como realizar essas tarefas.

O Scratch, uma linguagem de programação visual criada pelo MIT, proporciona uma maneira acessível e divertida de aprender programação, substituindo linhas de código por blocos coloridos em uma interface gráfica. Ele pode ser acessado pelo site: https://scratch.mit.edu/

 

 

Aprender a programar com o Scratch é simples, pois ele usa uma interface gráfica e blocos que se encaixam como peças de LEGO.

 

 

 

Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?

 

Com o Scratch, é possível criar uma variedade de projetos, como histórias interativas, jogos, animações, projetos educativos e aplicações interativas.

A plataforma oferece uma ampla gama de possibilidades criativas para os usuários explorarem.

 

 

 

 

CONHECENDO A INTERFACE DO PROGRAMA

 

A interface do programa é bastante intuitiva e simples de usar.

 

1 – Palco: área que permitirá a visualização de toda parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes.

2 – Área de Scripts: área onde ocorrerá a programação. Aqui estarão os códigos que serão desenvolvidos e os blocos que serão arrastados.

 

 

 

3 – Paleta de Blocos: todos os blocos usados estarão nesta área. Eles são divididos por cor, e dentro de cada cor, os blocos têm diferentes formatos. Cada cor é responsável por uma função, e dependendo do formato, o bloco retorna ou lê um tipo de valor.

Na Área de Scripts estarão os blocos que serão compilados, ou seja, transformados em programa, que será visualizado através do Palco.

4 – Lista de Atores: área que permitirá a visualização, a inserção e a alteração de imagens que aparecerão no Palco. Também conhecida como Atores.

 

 

CONSTRUIR

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

 

BOTÃO SURPRESA

Acesse o site do Scratch em https://scratch.mit.edu/ e o Ator poderá ser usado como um botão, que mudará de cor e emitirá um som. Siga as instruções passo a passo e, quando terminar, clique na barra de espaço e observe a animação que você desenvolveu.

 

 

 

 

 

 

 

CONHECENDO ALGUMAS FUNCIONALIDADES DO PROGRAMA

 

1. Para renomear os atores, clique no campo ao lado do texto “Ator”.

2. Para ajustar a posição dos atores no palco, indique os números nos campos das coordenadas x e y.

3. Para tornar o ator visível ou invisível, clique nos ícones do item “Mostrar”.

4. Para alterar o tamanho do ator, ajuste a numeração no campo “Tamanho”.

5. Para alterar a direção do ator, ajuste a numeração no campo “Direção”.

PROGRAMANDO O PROJETO

 

1. Clique no Ator Gato (Cat) e depois no ícone da lixeira para excluí-lo.

2. Clique no local indicado pela seta verde para inserir os personagens como novos Atores (Drum). Repita este processo para inserir os 3 Atores iguais.

 

3. Selecione o segundo Ator (seta vermelha), e em “Eventos e arraste o bloco quando a tecla espaço for pressionado, para a Área de Scripts.

4. Para formatar um cenário, clique na aba Cenários, indicada pela seta verde. Nesta atividade, mude o fundo dos cenários. Para isto, clique em Preenchimento (indicado pelo retângulo roxo), e escolha uma cor para o fundo do cenário.

5. Clique no Retângulo (indicado pelo círculo vermelho) e após desenhe um retângulo preenchendo toda a área, conforme mostrado na imagem.

6. Nesta aula, use uma extensão diferente. No canto esquerdo inferior da tela, clique no ícone Adicionar uma Extensão .

Abrirá a tela abaixo, selecione a primeira extensão, Música. Ela será incluída na paleta de blocos com o ícone .

6. Em Aparência, arraste o bloco “mude 25 para o efeito…” para a Área de Scripts.

7. Em Música, arraste o bloco “toque a nota…” para a Área de Scripts (seta vermelha).

8. Selecione outro ator , repita os passos 6 e 7, em seguida em Controle arraste o bloco repita 10 vezes e altere para 3.

9. Selecione o último ator, repita o passo 8 e altere para 5.

10. Clique na tecla espaço e veja a surpresa.

11. Ao final, veja como ficou a animação!

 

CONTINUAR

 

 Compartilhe com a turma os resultados da construção:

• Como foi inserir esta nova extensão?

• O que você faria de diferente?