Como Criar um Jogo

Sumário

CONECTAR

 

A animação cria a ilusão de movimento através de uma sequência de imagens estáticas e é amplamente utilizada em filmes, séries de TV, videogames e publicidade. Nos anos 1960-1980, a televisão popularizou as animações, enquanto o anime se destacou no Japão. A animação 2D pode ser tradicional (desenhada à mão) ou digital. A animação 3D, popularizada nos anos 1980-1990 com filmes como “Procurando Nemo”, “Os Incríveis” e “Como Treinar o Seu Dragão”, é amplamente utilizada hoje. A animação moderna é diversa e global, com plataformas de streaming investindo fortemente. Encontramos animação em filmes, TV, videogames, publicidade e educação, sendo essencial na cultura e no entretenimento contemporâneo.

 

CONTEMPLAR

 

VOCÊ SABE O QUE É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

 

Linguagem de programação é um conjunto de instruções que permite às pessoas se comunicarem com computadores, indicando o que precisa ser feito e como deve ser realizado.

O Scratch é uma linguagem de programação visual criada pelo MIT, que proporciona uma forma acessível e divertida de aprender a programar. Em vez de escrever linhas de código, os usuários arrastam e soltam blocos coloridos em uma interface gráfica intuitiva. Ele pode ser acessado pelo site: https://scratch.mit.edu/

 

Aprender programação com o Scratch é fácil, pois ele utiliza uma interface gráfica com blocos que se encaixam como peças de LEGO.

 

 

 

Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?

 

Com o Scratch, é possível criar uma variedade de projetos, como histórias interativas, jogos, animações, projetos educativos e aplicações interativas.

A plataforma oferece uma ampla gama de possibilidades criativas para os usuários explorarem.

 

 

 

 

CONHECENDO A INTERFACE DO PROGRAMA

 

A interface do programa é bastante intuitiva e simples de usar.

1 – Palco: área que permitirá a visualização de toda parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes.

2 – Área de Scripts: área onde ocorrerá a programação. Aqui estarão os códigos que serão desenvolvidos e os blocos que serão arrastados.

 

 

3 – Paleta de Blocos: todos os blocos usados estarão nesta área. Eles são divididos por cor, e dentro de cada cor, os blocos têm diferentes formatos. Cada cor é responsável por uma função, e dependendo do formato, o bloco retorna ou lê um tipo de valor.

Na Área de Scripts estarão os blocos que serão compilados, ou seja, transformados em programa, que será visualizado através do Palco.

4 – Lista de Atores: área que permitirá a visualização, a inserção e a alteração de imagens que aparecerão n

 

 

 

CONSTRUIR

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

 

Acesse o site do Scratch em https://scratch.mit.edu/  e anime e faça um ator voar pelo palco. Para embarcar nesta viagem o usuário fará um morcego voar por uma floresta escura. Siga as instruções passo a passo e, quando terminar, clique na bandeira verde e observe a animação que você desenvolveu.

 

 

 

 

 

CONHECENDO ALGUMAS FUNCIONALIDADES DO PROGRAMA

 

1. Para renomear os atores, clique no campo ao lado do texto “Ator”.

2. Para ajustar a posição dos atores no palco, indique os números nos campos das coordenadas x e y.

3. Para tornar o ator visível ou invisível, clique nos ícones do item “Mostrar”.

4. Para alterar o tamanho do ator, ajuste a numeração no campo “Tamanho”.

5. Para alterar a direção do ator, ajuste a numeração no campo “Direção”.

 

PROGRAMANDO O PROJETO

 

1. Clique no Ator Gato (Cat) e depois no ícone da lixeira para excluí-lo.

 

2. Clique no ícone Selecionar Cenário (seta azul) e insira o fundo da floresta (Castle 2) como novo cenário.

3. Clique no ícone Selecione um Ator (seta preta) para inserir o ator Morcego (Bat). Clique no ator, depois vá em Eventos (seta roxa) e arraste o bloco  “quando  for clicado” para a área de scripts.

4. Clique em Controle (seta verde) , arraste o bloco sempre” para a área de scripts e insira-o embaixo do bloco anterior.

5. Em Movimento (seta vermelha) , arraste o bloco vá para x: 0 y: 0 para a área de scripts e insira-o dentro do bloco sempre” . Altere o valor de x para “181” e y para “99”.

 

6. Ainda em Movimento, arraste os blocos deslize por  1 segs. até x: 0 y: 0 e deslize por 1 segs. até posição aleatória para a área de scripts e os insira embaixo do bloco anterior. Altere os valores dos segundos para “2”. Teste opções de valores de x e y para o bloco e registre o que você escolheu:

7. Repita o passo 6  e registre os novos valores escolhidos para x e y. Os valores precisam ser diferentes dos anteriores.

8. Em Movimento , arraste o bloco deslize por 1 segs. até x: 0 y: 0 e posicione-o abaixo dos blocos anteriores. Mais uma vez, escolha e registre os valores diferentes de x e y para esse bloco.

9. Ao final, veja como ficou a animação. Clique em .

 

CONTINUAR

 

 

Depois de criar o jogo, compartilhe a experiência com a turma.

• Foi difícil criar um jogo?

• O que você pode inserir para seu jogo ficar mais aninado?

• Os valores que você deu para x e y fizeram seu ator se movimentar mais?