Missão Espacial

Sumário

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CONTEMPLAR

 

VOCÊ SABE O QUE É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

 

Uma linguagem de programação é uma forma de comunicação com computadores, permitindo que os programadores criem programas e instruções para diversas tarefas. Ela consiste em um conjunto de regras e símbolos que definem como os comandos devem ser escritos e interpretados pelo computador. Essas linguagens são usadas para desenvolver aplicativos, sites e automatizar processos em diversas áreas, permitindo aos programadores resolverem problemas complexos de forma eficiente e controlar ações específicas do computador.

Um exemplo é o Scratch uma linguagem de programação visual desenvolvida pelo MIT, oferece uma abordagem acessível e divertida para aprender programação, substituindo linhas de código por blocos coloridos em uma interface gráfica. Ele pode ser acessado pelo site: https://scratch.mit.edu/.

 

 

Aprender programação com o Scratch é simples, já que ele utiliza uma interface gráfica e blocos que se encaixam como peças de LEGO.

 

Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

 

O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?

 

Com ele é possível criar uma variedade de projetos, como histórias interativas, jogos, animações, projetos educativos e aplicações interativas.

A plataforma oferece uma ampla gama de possibilidades criativas para os usuários explorarem.

 

 

 

 

 

CONHECENDO A INTERFACE DO PROGRAMA

 

A interface do programa é bastante intuitiva e simples de usar.

1 – Palco: área que permitirá a visualização de toda parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes.

2 – Área de Scripts: área onde ocorrerá a programação. Aqui estarão os códigos que serão desenvolvidos e os blocos que serão arrastados.

 

 

3 – Paleta de Blocos: todos os blocos usados estarão nesta área. Eles são divididos por cor, e dentro de cada cor, os blocos têm diferentes formatos. Cada cor é responsável por uma função, e dependendo do formato, o bloco retorna ou lê um tipo de valor.

Na Área de Scripts estarão os blocos que serão compilados, ou seja, transformados em programa, que será visualizado através do Palco.

4 – Lista de Atores: área que permitirá a visualização, a inserção e a alteração de imagens que aparecerão no Palco. Também conhecida como Atores.

 

CONSTRUIR

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

 

MISSÃO ESPACIAL

O objetivo do jogo é pousar no planeta Saturno. Para isso, movimente a nave com as setas de direita e esquerda do teclado e tente chegar até o Planeta Saturno sem ser atingido pelos Robôs.

 

 

PROGRAMANDO O PROJETO

 

1. Clique no local indicado pela seta verde para inserir os personagens (novos Atores).

2. Clique no local indicado pela seta vermelha para inserir o fundo do espaço como novo cenário.

Para fazer os três cenários personalizados que serão utilizados na programação, clique em Cenários (seta laranja) e clique na aba Cenários e acesse a área de edição.

Serão feitos quatro cenários. Portanto insira 3 cenários “stars” e 1 cenário “Moon”.
1) Explicação do jogo – Cenário “Stars” (Renomeado para “Explicação”).
2) Tela do jogo – Cenário “Stars” (Renomeado para “início”).
3) Fim do Jogo – Cenário “Stars” (Renomeado para “Fim_Jogo”).
4) Parabéns – Cenário “Moon” (Renomeado para “Parabéns”).

3. Para dar início ao primeiro conjunto de comandos, clique no Ator Nave 1 e arraste o bloco “quando for clicado” para a Área de Scripts.

4. Clique em Aparência (seta preta) e arraste o bloco “esconda” para a Área de Scripts , abaixo do bloco anterior.

5. Arraste o bloco “mude para o cenário Explicação” (seta laranja) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

6. Clique em Controle e arraste o bloco “espere 1 seg” (seta verde) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior e altere o valor para 4 segundos.

7. Clique em Aparência e arraste o bloco “mostre” (seta amarela) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

8. Arraste o bloco “mude para o cenário Início” (seta vermelha) para a Área de scripts, abaixo do bloco anterior.

9. Clique em Movimento e arraste o bloco “vá para x: 212 y: -144” (seta rosa) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior e altere o valor de x para 4 e o valor de y para 144.

Nota: Os blocos acima farão com que o Ator Nave 1 fique oculto por 4 segundos para que a tela de explicação do jogo seja exibida. Em seguida, após os 4 segundos o Ator Nave 1 aparecerá na posição do passo 9.

10. Clique em Controle e arraste o bloco “sempre” (seta vermelha) para a Área de Scripts, abaixo do último bloco.

Nota: O bloco “sempre” fará com que os blocos abaixo estejam ativos durante todo o tempo do jogo.

11. Clique em Movimento e arraste para dentro do bloco “sempre”, o bloco “se tocar na borda, volte” (seta azul) e o bloco “mova 10 passos” (seta amarela) para a Área de scripts, e altere o valor para -1.

12. Em seguida, clique em Controle (seta preta) e insira o bloco “se … então”.

13. Clique em Sensores e arraste o bloco “tecla seta para direita pressionada?” (seta amarela) para dentro do bloco no espaço entre as palavras se e então.

14. Em seguida, em Movimento (seta preta) insira o bloco .

Nota: Os passos 12, 13, 14, 15 e 16, por meio do bloco “se … então”, permitirá que o Ator Nave 1 se movimente na tela ao ser pressionada as teclas da esquerda ou da direita do teclado.

15. Clique em Som e arraste o bloco “toque o som Coin” (seta verde), para a Área de scripts.

Clique na aba Sons (seta vermelha) em seguida para escolher o som desejado, clique em Selecionar um Som. (seta rosa)

16. Repita os passos 12, 13, 14 e 15 e só altere a direção do bloco “tecla seta para esquerda pressionada?”. A imagem da sequência de comandos se encontra acima.

OBS: LEMBRE QUE ESSA SEQUÊNCIA DE COMANDOS, TAMBÉM FICARÁ DENTRO DO BLOCO “sempre”.

17. Para dar início ao segundo conjunto de comandos, do Ator Nave 1, arraste o bloco “quando for clicado” (seta roxa) para a Área de Scripts.

18. Em Controle (seta preta), arraste o bloco “sempre” (seta verde) para a Área de Scripts.

19. Arraste para dentro do bloco “sempre”, o bloco “se __ então” (seta vermelha).

20. Para dar continuidade ao bloco “se __ então”, clique em Operadores (seta azul) e insira o bloco , para o espaço entre as palavras se e então do bloco “se … então”.

Repita o passo 20, mais duas vezes. O resultado será como na figura ao abaixo.

21. Continuando com ao bloco “se __ então”, clique em Sensores (seta laranja) e arraste o bloco “tocando em ponteiro do mouse” (seta vermelha) para a Área de Scripts, para a posição do primeiro “ou”, conforme ilustrado na gravura acima. Esses conjuntos de comandos irão se repetir por mais 3 vezes, só alterando o Ator: Robot_ataque_1, Robot_ataque_2, Robot_ataque_3 e Robot_ataque_4. Veja como irá ficar a programação abaixo:

 

 

 

 

 

22. Clique em Eventos e arraste o bloco “transmita perdeu” (seta laranja) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

Para escrever as mensagens que deverão ser utilizadas na programação, clique na parte do bloco que pode ser alterada e clique em nova mensagem. (seta rosa)

Veja a imagem abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

23. Clique em Som e arraste o bloco “toque o som Oops” (seta vermelha) para a Área de scripts.

24. Clique em Aparência (seta azul) e arraste o bloco da imagem abaixo na Área de scripts.

Nota: Esse cenário é o cenário “Stars” que foi renomeado no passo 2.

25. O terceiro conjunto de comandos, do Ator Nave 1, é parecido com o anterior, sem o operador matemático, modificando o Ator do bloco por “tocando em Saturno?”, o som pelo bloco “toque o som Dun Dun Dunnn”, o cenário por “mude para o cenário Parabéns” e o bloco “transmita Ganhou”, esse é o único bloco que mudou de posição nesse conjunto de comando.

Veja abaixo como irá ficar a programação do terceiro conjunto de comando.

26. Para finalizar os comandos do Ator Nave 1, clique em Eventos e arraste o bloco “quando eu receber Perdeu” (seta vermelha) para a Área de Scripts.

27. Em Aparência (seta azul), arraste o bloco  para Área de Scripts, como mostra a figura abaixo.

Veja abaixo como irá ficar a programação final do Ator Nave 1:


28. Para dar início ao primeiro conjunto de comandos, clique no Ator Saturno e arraste o bloco “quando for clicado” (seta roxa) para a Área de Scripts.

29. Clique em Aparência (seta verde), arraste o bloco abaixo para a Área de Scripts. Insira o bloco .

30. Clique em Controle (seta vermelha), arraste o bloco “espere 1 seg” (seta preta) para a Área de Scripts e altere o valor para 4 segundos.

31. Clique em Aparência (seta verde), arraste o bloco para a Área de Scripts.

 

 

32. Em seguida em Controle (seta verde), insira o bloco .

33. Arraste para dentro do bloco “sempre”, o bloco “vá para x: -167 y: -140” (seta vermelha).

34. Clique em Controle (seta verde) e insira o bloco na Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

35. Finalize o comando do Ator Saturno, igual a etapa 27.

36. Clique no Ator Robot_ataque_1, para dar início ao conjunto de comandos. Repita as etapas 28, 29, 30 e 31.

37. Arraste o bloco “vá para x: -214 y: -147″ (seta vermelha) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

38. Arraste o bloco “aponte para a direção 85″ (seta verde) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

39. Repita os passos 34 e 32 (nessa ordem).

40. Arraste o bloco “mova 10 passos” (seta preta) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior e altere o valor para 2.

41. Arraste o bloco “se tocar na borda, volte” (seta laranja) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

42. Arraste o bloco “defina o estilo de rotação para esquerda-direita” (seta rosa) para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

43. Para finalizar os comandos do Ator Robot_ataque_1, repita a etapa 27.

 

 

44. Os Atores Robot_ataque_1, Robot_ataque_2, Robot_ataque_3 e Robot_ataque_4, praticamente tem os mesmos conjuntos de comando. Esses comandos, farão com que os robôs se movimentem a cada 2 passos indo e voltando para a esquerda e direita ao tocar na borda da tela.

Abaixo a imagens das programações.

 

FINALIZANDO O PROJETO

 

45. Para dar início ao primeiro conjunto de comandos, clique no Ator NAVE 2 e arraste o bloco “quando for clicado” (seta rosa) para a Área de Scripts.

46. Clique em Aparência (seta verde), e arraste o bloco para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

47. Arraste o bloco “quando eu receber Ganhou” (seta roxa) para a Área de Scripts.

48. Clique em Aparência (seta verde), e arraste o bloco para a Área de Scripts, abaixo do bloco anterior.

CONTINUAR