Sumário

CONECTAR

Os cartões com mensagens, ou cartões de felicitações, têm origem na antiguidade, com os primeiros exemplos vindos do Egito e da China. Tornaram-se populares na Europa durante o século XV e se difundiram ainda mais no século XIX com a impressão em massa e o desenvolvimento dos serviços postais. Hoje, são usados para diversas ocasiões, como aniversários, casamentos e feriados.

Eles possuemgrande importância pois permitem que as pessoas expressem sentimentos de forma tangível e personalizada, ajudam a manter contato e fortalecer laços e a celebrar momentos importantes, servem como lembranças duradouras e mostram consideração e apreço em relacionamentos pessoais e profissionais.

Os cartões de felicitações são uma forma atemporal e significativa de comunicação que continua a desempenhar um papel importante na maneira como as pessoas se conectam e comemoram eventos significativos em suas vidas.

Você tem o costume de enviar e escrever cartões?

 

CONTEMPLAR

A placa de circuito faz parte de um kit de interação criativo.
Essa placa permite a transformação de objetos comuns em “comandos”, o que significa que eles viram touchpads*. Esses objetos enviam informações para o computador da mesma forma que os dispositivos de entrada, como o teclado e o mouse. Com ela, podemos criar diversos projetos, até mesmo um piano de bananas ou um controle de videogame com massinha.

*Touchpad: dispositivo sensível que executa um comando ao ser tocado.

Para a placa de circuito funcionar, é necessário o uso de materiais condutores. Eles são materiais que conduzem energia, como os metais (cobre, ouro, prata e alumínio), a água do mar e o nosso corpo. Mas também existem materiais que não são condutores de energia, como a borracha, o isopor, o vidro, a água pura e o óleo, os quais não podem ser usados para fazer a placa de circuito funcionar.

Como vimos, a placa torna os projetos mais divertidos, pois transforma qualquer objeto que conduza energia em um teclado de verdade.

Conheça alguns desses objetos:
• Frutas e vegetais: bananas, maçãs, limões ou cenouras podem ser usados como teclas ou botões.
• Folhas de papel-alumínio: pequenos pedaços de papel- -alumínio conectados aos pinos da placa podem ser tocados ou pressionados para enviar sinais.
• Lápis: serve para desenhar circuitos ou conectar os objetos diretamente aos pinos da placa.
• Água: é condutora de eletricidade, por isso é possível utilizar recipientes com água como parte do circuito. Por exemplo, ao mergulhar os dedos em copos de água e tocar em objetos condutores, são enviados sinais para o computador.

CONHECENDO A PLACA

A placa tem o formato de um controle de videogame. Na parte da frente, há os pontos de contato para as funções de setas de direção (esquerda, direita, para cima e para baixo), barra de espaço e clique do mouse.

É importante saber que existe uma barra inferior chamada Earth (Terra), que realiza a função de fio para aterramento, ou seja, faz com que a corrente elétrica de aparelhos seja desviada para a terra.

No verso da placa, existem os jumpers (conectores) para serem utilizados como outras teclas (W, S, A, D, F, G) de um teclado comum, bem como conexões para controlar todas as funções do mouse (clique direito/esquerdo).

COMO LIGAR A PLACA

Conecte o cabo USB ao computador e conecte as garras jacaré (clipes garra tipo jacaré) aos pontos de contato da placa e aos objetos condutores que serão utilizados no projeto.

O circuito com objetos necessita de aterramento. Para esse projeto, o aterramento será feito pelo colega que interagir com o circuito. Ele deve segurar com uma mão a garra jacaré conectada na barra Earth, enquanto pressiona o objeto. Com isso, veja o que acontece!

 

COMO ADICIONAR A EXTENSÃO DA PLACA MAKEY MAKEY NO SCRATCH

Na aba “Código”, clique no botão “Adicionar uma Extensão” e em seguida, na opção Makey Makey.

Pronto! A placa estará adicionada ao programa.

Também é possível escolher o idioma do programa.

 

Na Barra de Menu, clique no ícone e escolha a opção Português Brasileiro.
Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

CONSTRUIR

Dividir a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit da placa de circuito para cada uma delas.

Propor aos estudantes a criação de uma cartão com a placa de circuito e um componente eletrônico chamado LED.  Orientá-los a seguir todos os passos na ordem.

Passo 1: separe os materiais.

•placa Makey Makey;
•1 cabo USB;
•color set ou papelão ou cartolina;
•componente eletrônico LED;
•colchete bailarina;
•papel alumínio;
•fita isolante;
•material escolar, tipo: lápis, lápis de cor, canetinha, marcador, cola, tesoura, borracha etc.

Passo 2: converse com sua equipe e defina o tema que será utilizado no cartão. Em seguida, inicie a construção do mesmo. Você poderá desenhar ou imprimir figuras para fazer a montagem do cartão. Elabore a mensagem que deverá ser criativa.

Passo 3: selecione no cartão o local que ficará o LED e o local onde será a interação para o áudio da mensagem criada. Encaixe o LED no cartão.

Vamos entender um pouco sobre o componente eletrônico LED.

O LED possui um lado positivo (+) e um lado negativo (–), o que é conhecido como polaridade. É importante observar essa característica, pois se o led for ligado do lado errado, ele não funcionará corretamente ou pode até parar de funcionar.

Passo 4: no verso do cartão, dobre as hastes do LED e marque-as com os sinais (+) e (-). Corte tiras de papel alumínio e crie um caminho no verso do cartão, estendendo-o até a frente do cartão. Depois, corte um pedaço de fita isolante e prenda-a na haste menor (-).

Passo 5: prenda as garras tipo jacaré nas hastes (+) e (-). 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 6: para conectar o LED à placa Makey Makey, siga os seguintes passos:

1 – Encaixe o jumper na entrada D14 da placa (polaridade positiva).
2 – Prenda uma garra tipo jacaré na outra ponta do jumper e conecte a outra extremidade da garra na haste positiva (+) do LED.
3 – Conecte uma segunda garra tipo jacaré na haste negativa (-) do LED e ligue a outra extremidade da garra à barra inferior da placa, chamada Earth (Terra) (polaridade negativa).

Assista ao vídeo e entenda como usar o LED com a placa Makey Makey.

Passo 7: encaixe a garra tipo jacaré no local selecionado para a interação com o cartão e o outro no ponto de contato barra de espaço da placa. 

Veja como ficará as ligações:

Passo 8: para conectar a placa de circuito ao computador, utilize o cabo USB.

Passo 9: execute o programa Scratch no endereço <https://scratch.mit.edu>.

Passo 10: monte a programação do cartão.

a. selecione o ator.  No exemplo foi utilizado o ator “Heart”.

b. Clique em Eventos,  arraste o bloco quando a tecla espaço for pressionada para a área de scripts.

c. Clique na Aba Sons e selecione o som. Em seguida, clique em Sons e arraste o bloco toque o som até o fim para a área de scripts e insira-o embaixo do bloco anterior. 

d. Clique na função Adicionar uma Extensão e, em seguida, na opção Texto para Fala. Arraste o bloco fale olá. para a área de scripts e insira-o embaixo do bloco anterior. Depois, altere o texto “olá” para a mensagem do cartão.

Clique aqui para ver a programação utilizada nesse projeto.

Passo 11: toque em cada local selecionado (papel alumínio) e veja seu cartão com LED funcionar.

 

CONTINUAR

Compartilhe com a turma os resultados da construção.

• Qual o tema mais utilizado nos cartões criados pela turma?
• Como foi utilizar a placa de circuito associada à um componente eletrônico?
• Você entendeu o funcionamento do LED?

 

Ao terminar, todos os materiais devem ser guardados.