CONECTAR
Um tapete interativo combina a funcionalidade de um tapete tradicional com recursos digitais e interativos, utilizando sensores, LEDs, projeções e conectividade. Eles são usados em educação, recreação e terapia, proporcionando aprendizado interativo, desenvolvimento infantil, jogos, exercícios físicos, fisioterapia e terapia ocupacional. Características principais incluem sensores de movimento, retorno visual e sonoro, conectividade e durabilidade.
O tapete interativo de dança é um jogo em que os jogadores seguem os movimentos de dançarinos virtuais na tela para marcar pontos. Ele é jogado usando um controlador de movimento para detectar os movimentos do jogador. O objetivo do jogo é acompanhar a coreografia com precisão e estilo para ganhar pontos e avançar para as próximas músicas e níveis de dificuldade.
CONTEMPLAR
A placa de circuito faz parte de um kit de interação criativo.
Essa placa permite a transformação de objetos comuns em “comandos”, o que significa que eles viram touchpads*. Esses objetos enviam informações para o computador da mesma forma que os dispositivos de entrada, como o teclado e o mouse. Com ela, podemos criar diversos projetos, até mesmo um piano de bananas ou um controle de videogame com massinha.
*Touchpad: dispositivo sensível que executa um comando ao ser tocado.
Para a placa de circuito funcionar, é necessário o uso de materiais condutores. Eles são materiais que conduzem energia, como os metais (cobre, ouro, prata e alumínio), a água do mar e o nosso corpo. Mas também existem materiais que não são condutores de energia, como a borracha, o isopor, o vidro, a água pura e o óleo, os quais não podem ser usados para fazer a placa de circuito funcionar.
Como vimos, a placa torna os projetos mais divertidos, pois transforma qualquer objeto que conduza energia em um teclado de verdade.
Conheça alguns desses objetos:
• Frutas e vegetais: bananas, maçãs, limões ou cenouras podem ser usados como teclas ou botões.
• Folhas de papel-alumínio: pequenos pedaços de papel-alumínio conectados aos pinos da placa podem ser tocados ou pressionados para enviar sinais.
• Lápis: serve para desenhar circuitos ou conectar os objetos diretamente aos pinos da placa.
• Água: é condutora de eletricidade, por isso é possível utilizar recipientes com água como parte do circuito. Por exemplo, ao mergulhar os dedos em copos de água e tocar em objetos condutores, são enviados sinais para o computador.
CONHECENDO A PLACA
A placa tem o formato de um controle de videogame. Na parte da frente, há os pontos de contato para as funções de setas de direção (esquerda, direita, para cima e para baixo), barra de espaço e clique do mouse.
É importante saber que existe uma barra inferior chamada Earth (Terra), que realiza a função de fio para aterramento, ou seja, faz com que a corrente elétrica de aparelhos seja desviada para a terra.
No verso da placa, existem os jumpers (conectores) para serem utilizados como outras teclas (W, S, A, D, F, G) de um teclado comum, bem como conexões para controlar todas as funções do mouse (clique direito/esquerdo).
COMO LIGAR A PLACA
Conecte o cabo USB ao computador e conecte as garras jacaré (clipes garra tipo jacaré) aos pontos de contato da placa e aos objetos condutores que serão utilizados no projeto.
O circuito com objetos necessita de aterramento. Para esse projeto, o aterramento será feito pelo colega que interagir com o circuito. Ele deve segurar com uma mão a garra jacaré conectada na barra Earth, enquanto pressiona o objeto. Com isso, veja o que acontece!
COMO ADICIONAR A EXTENSÃO DA PLACA MAKEY MAKEY NO SCRATCH
Na aba “Código”, clique no botão “Adicionar uma Extensão” e em seguida, na opção Makey Makey.
Pronto! A placa estará adicionada ao programa.
Também é possível escolher o idioma do programa.
Na Barra de Menu, clique no ícone e escolha a opção Português Brasileiro.
Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:
CONSTRUIR
Dividir a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit da placa de circuito para cada uma delas.
Propor aos estudantes a produção de um tapete interativo com a placa de circuito. Orientá-los a seguir todos os passos na ordem.
Passo 1: separe os materiais.
• 1 placa de circuito;
• 1 cabo USB;
• 2 folhas de papel pardo;
• 6 clipes garra tipo jacaré;
• pedaço de papelão de tamanho 100 cm x 100 cm aproximadamente;
• placa de exposição (Color Set, papelão, cartolina, EVA);
• fita dupla-face;
• extensão de fio;
• papel-alumínio;
• fita-crepe;
• fita adesiva larga;
• fita isolante;
• material escolar: lápis, lápis de cor, régua, canetinha, marcador, cola, tesoura sem ponta e borracha.
Passo 2: prepare a base do tapete com o papelão de aproximadamente 100 cm x 100 cm (o tamanho do papelão depende do tapete que será construído).
Passo 3: faça cinco furos (conforme a imagem) por onde serão encaixadas as conexões.
Passo 4: encape o papelão com as folhas de papel pardo e faça os furos nas mesmas posições (conforme o passo anterior). Desenhe o formato de dois pés ou solas de sapato em uma folha e
cole-os no centro do tapete.
Passo 5: separe quatro folhas coloridas. Faça um desenho no formato de seta em cada uma e recorte-as. Depois, recorte quatro pedaços de papel-alumínio e cole-os no verso das folhas coloridas, deixando um espaço de 1 cm entre o papel-alumínio e a borda da folha.
Dica: o papel-alumínio será o elemento condutor. Quando você tocá-lo com os pés, a placa de circuito receberá um sinal e o enviará para o jogo, indicando o acionamento do botão correspondente.
Passo 6: recorte um quadrado de 15 cm x 15 cm em uma folha colorida e desenhe um círculo no centro. Depois, recorte um pedaço de papel-alumínio, cole-o no verso do quadrado e deixe um espaço de 1 cm entre o papel-alumínio e a borda da folha. Este será o botão de start no tapete.
Passo 7: cole as setas prontas no tapete. Cada seta deve ser colada em cima dos furos feitos nos passos 1 e 2, localizados nas extremidades do tapete (em cima, embaixo, à direita e à esquerda). Cole o botão de start para cima do quinto furo.
Passo 8: corte a extensão em cinco pedaços de mais ou menos 100 cm cada. Com a ajuda do professor, desencape as duas extremidades dos cinco fios.
Passo 9: na parte de baixo do tapete, coloque a parte desencapada dos fios dentro de cada furo de maneira que fique em contato com o papel-alumínio. Depois, recorte pedaços de fita isolante e coloque-os por cima dos fios, cobrindo-os. Deixe as outras pontas livres.
Passo 10: separe os seis clipes jacaré e a fita isolante. Encaixe uma ponta de cada clipe em uma ponta solta da extensão. Depois, coloque fita isolante para fixar uma ponta na outra. Repita com todos, reservando um clipe jacaré para ser usado como aterramento.
Passo 11: para conectar a placa de circuito ao computador, utilize o cabo USB.
Passo 12: encaixe os clipes garra de jacaré nas entradas da placa de circuito: embaixo, em cima, direita, esquerda, clique do mouse e aterramento (lembrando que a ponta desse último ficará solta).
Passo 13: acesse o programa Scratch <https://scratch.mit.edu> e busque o jogo Dance Dance Revolution.
Passo 14: para jogar, segure o clipe jacaré do ponto de aterramento com uma mão e toque as setas com os pés. Dica: para deixar o fio de aterramento do seu tamanho, basta unir alguns clipes garra de jacaré.
Confira as regras do jogo:
• Para iniciar o jogo, clique na bandeira verde, escreva o seu nome, aperte a tecla enter no teclado, toque o botão de start no tapete e aguarde a contagem regressiva.
• Toque as setas com os pés conforme elas forem aparecendo na tela (para baixo, para cima, direita e esquerda).
• Você ganha pontos a cada acerto.
• Cada rodada tem duração de 59 segundos.
• Caso queira parar o jogo antes do final, clique no botão vermelho na tela do Scratch.
CONTINUAR
Compartilhe com a turma os resultados da construção.
- O que achou do tapete interativo?
- Qual foi a sua maior dificuldade?
- Qual é a função desempenhada pelos materiais colchete bailarina, grafite e papel-alumínio nos projetos que utilizam placa de circuito?
Ao terminar, todos os materiais devem ser guardados.