Tecnologia

Sumário

CONECTAR

 

A tecnologia tem revolucionado nosso dia a dia, tornando tarefas que antes eram demoradas e complexas muito mais simples e rápidas. Com ela, podemos realizar atividades como compras, pagamentos e comunicação de forma instantânea, otimizando nosso tempo e aumentando nossa produtividade.

Ela promove acessibilidade, garantindo que pessoas com deficiência possam participar plenamente da sociedade digital. Dentro desse contexto, a tecnologia assistiva desempenha um papel crucial. Ela inclui dispositivos e recursos, como próteses robóticas, cadeiras de rodas motorizadas e aplicativos adaptados, que ajudam pessoas com deficiência a realizarem atividades do cotidiano com mais autonomia. Essas inovações não apenas facilitaram a vida dessas pessoas, mas também ampliaram seu acesso ao trabalho, à educação e à interação social, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

 

Assista ao vídeo: “O que é tecnologia assistiva? ”:

 

CONTEMPLAR

 

 

• Você conhecia a tecnologia assistiva?

• Como você acredita que a mão robótica pode proporcionar acessibilidade?

• Cite um outro exemplo de tecnologia assistiva?

 

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

MÃO ROBÓTICA

A mão robótica é uma prótese avançada que simula os movimentos de uma mão humana, proporcionando maior independência para pessoas com mobilidade reduzida ou amputações. Ela funciona por meio de sensores que captam sinais elétricos dos músculos ou impulsos nervosos do usuário, permitindo que a mão robótica realize movimentos precisos, como segurar objetos, escrever e realizar tarefas do cotidiano. As mãos robóticas, com tecnologia avançada, devolvem autonomia aos usuários, permitindo maior participação em atividades diárias e promovendo inclusão social e melhor qualidade de

 

CONSTRUIR

 

Construa um mão robótica com as peças do Kit Tecnológico Mindstorms EV3.

 

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como a mão funciona:

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

Faça a mão se movimentar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado ao lado:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Explique para o restante da turma como a mão funcionou.

CONTINUAR

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• A ausência desta parte do corpo humano causa algumas limitações. Cite algumas.

• Você sentiu alguma dificuldade durante a montagem do projeto?

• Qual a etapa que achou mais interessante: a montagem ou a programação?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.