Grupo 1
A atividade com o kit Tecnológico LEGO® EDUCATION BLOCOS DUPLOS, integrada ao pensamento computacional, é crucial para o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora fina, visualização espacial, paciência e perseverança. Os blocos de encaixe permitem que os alunos trabalhem os conceitos como decomposição de problemas e reconhecimento de padrões de forma concreta e lúdica. As construções promovem o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-4anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/itens-de-higiene/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-silvestre/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-objetos/
PROJETO 6: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-corrida/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-tato/
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: BORBOLETA
Link de Referência: https://youtu.be/q-vl3qr8tmQ
Link borboleta final: https://youtube.com/shorts/oZoO0vgL3lo?feature=share
Duração: 02 AULAS
Justificativa: A atividade maker com canudo, molde de borboleta e barbante para educação infantil visa estimular a coordenação motora fina, criatividade e percepção visual. Utilizando materiais simples, as crianças exploram formas e movimentos, relacionando o aprendizado com a natureza. Essa prática também promove socialização e trabalho em equipe, integrando desenvolvimento manual e cognitivo de forma lúdica.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• molde borboleta
• 1 folha A4 para fazer o canudo ou canudo de papel mais grosso
• barbante
• cola
• tesoura sem ponta
• canetinhas, lápis de cor e/ou lápis de cera
• fita durex
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Pula Pula Coelhinho: programar para o coelho pegar a cenoura
Link de referência: https://www.escolagames.com.br/jogos/pula-pula-coelhinho
Pula pula coelhinho é um jogo educativo que apresenta conceitos fundamentais de programação e pensamento computacional para crianças. Nele, os jogadores usam comandos representados por setas para guiar o coelho em direção à cenoura. Essa abordagem lúdica possibilita que os alunos aprimorem suas habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de maneira divertida e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-4anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/itens-de-higiene/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-silvestre/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-objetos/
Protótipo: Eu
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C5YgyHJh9Wi/?igsh=azJ2MjdlNHYxZDFv
Materiais Necessários: Diferentes cores de tinta guache ou lápis cera ou lápis de cor ou canetinha ou fitilhos ou fios (de lã) + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Justificativa: Vivenciar momentos de aprendizagem nas aulas makers traz uma alegria única, onde a criatividade e a inovação se encontram, transformando ideias em realidade e cultivando o prazer de aprender de forma prática e colaborativa.
Protótipo: Flores
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C8S-NQrJ9F_/?igsh=ZnY4ZzJqOGpncmQ%3D
Materiais Necessários: tubetes de papelão ou cartolina, papel crepom de diferentes cores, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor ou lápis de cera + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Justificativa: Ver a aprendizagem florescer nas aulas makers é uma experiência única, onde aprender se torna uma aventura divertida e cheia de descobertas.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Descobrindo as sombras de animais marinhos
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sombras-de-animais-marinhos/
Nessa atividade, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Sequência de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/jogo-sequencias-de-animais/
Na atividade de Sequência, os alunos aprendem a organizar eventos ou elementos em ordem lógica, desenvolvendo habilidades de reconhecimento de padrões e pensamento sequencial. Isso as prepara para resolver problemas de forma estruturada e sistemática.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
PROJETO 1: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-corrida/
PROJETO 2: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-tato/
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: ACESSIBILIDADE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-escada-rolante/
Protótipo: ELEFANTE DE ASSOPRAR
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/422281210576437/sent/?invite_code=7d814a19260c4ce5ab62428ef7c83f11&sender=1110630095514604120&sfo=1
• 1 folha de papel A4 colorido
• 1 canudo de papel
• canetinhas para decorar
• cola
Protótipo: FOGUETE
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/479563060339857479/sent/?invite_code=42c5797090da44f5ad83b67ce4b77483&sender=1110630095514604120&sfo=1
• molde de foguete
Baixe aqui o PDF do foguetes_montagem
• canetinhas
• cola
• 1 folha de A4 para fazer um canudo ou canudo de papel
Atividade Sugerida: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito