Grupo 2
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-5anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-nos-lugares/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-um-animal/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-trens/
Protótipo: Eu
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C5YgyHJh9Wi/?igsh=azJ2MjdlNHYxZDFv
Materiais Necessários: Diferentes cores de tinta guache ou lápis cera ou lápis de cor ou canetinha ou fitilhos ou fios (de lã) + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Justificativa: Vivenciar momentos de aprendizagem nas aulas makers traz uma alegria única, onde a criatividade e a inovação se encontram, transformando ideias em realidade e cultivando o prazer de aprender de forma prática e colaborativa.
Protótipo: Árvore
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/p/C7jJM4ZiVJ1/?igsh=MWJzZXR5ZmlodmU0dg%3D%3D&img_index=1
Materiais Necessários: canetinha, papel crepom de diferentes cores, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor ou lápis de cera + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Professor, sugerimos o papel crepom para que o aluno possa colar dentro dos círculos que ele fizer. Se não tiver disponível, ele irá então colorir os círculos conforme o vídeo.
Justificativa: A alegria das cores pode potencializar ainda mais as aulas e criações makers, trazendo vida e inspiração para cada projeto, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e criativo.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Descobrindo as sombras de animais marinhos
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sombras-de-animais-marinhos/
Nessa atividade, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Sequência de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/jogo-sequencias-de-animais/
Na atividade de Sequência, os alunos aprendem a organizar eventos ou elementos em ordem lógica, desenvolvendo habilidades de reconhecimento de padrões e pensamento sequencial. Isso as prepara para resolver problemas de forma estruturada e sistemática.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
PROJETO 1: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-maior-menor/
PROJETO 2: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-visao/
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: ACESSIBILIDADE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-esteira-rolante/
Protótipo: BONECO DIVERTIDO
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C9OBN7QxRuq/?igsh=MXRoeG93d3d3NmV4dA==
• 4 tiras de papel colorido no formato de retângulo (largura 3 cm e comprimento 10cm)
• 1 tira de papel para ser a base no formato de um quadrado ((largura 15 cm e comprimento 15cm)
• canetinhas para decoração
Protótipo: SAPO
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/4081455905950883/
• 2 círculos grandes (1 verde e 1 da cor de sua preferência)
• 1 folha de A4 para fazer um canudo ou canudo de papel
• 1 folha colorida no formato de retângulo de grande para encapar o canudo
• canetinhas para decoração do sapo
• 1 fita adesiva