CONECTAR
Os animais são seres incríveis e cada um tem uma característica especial! Vamos conhecer alguns deles?
Na floresta, moram os animais que gostam de árvores e muito verde. Você sabia que o macaco gosta de balançar nas árvores com sua cauda? E que a onça-pintada tem manchas no corpo para se esconder na floresta e ficar bem quietinha?
Em alguns lugares, como a savanna, os animais vivem em grandes espaços abertos. O leão é o rei dessa região! Ele tem uma juba bem grande e forte. Já o elefante tem uma tromba gigante e gosta de tomar banho de água para ficar bem fresquinho!
No mar, tem animais que vivem dentro da água, como o golfinho, que adora brincar e saltar, e o peixe-palhaço, que é pequenininho e colorido. E você sabia que a tartaruga vive muito tempo e viaja longas distâncias? Ela vai bem devagarinho!
Na fazenda, podemos ver o cavalo, que corre bem rápido, e a vaca, que nos dá leite gostoso.
Todos os animais, sejam grandes ou pequenos, são importantes para a natureza. Eles ajudam as plantas a crescerem, cuidam do ambiente e, claro, deixam o mundo muito mais bonito e divertido!
CONTEMPLAR
• O que o elefante tem de diferente em seu corpo?
• Quais animais podemos encontrar em uma fazenda?
• Qual seu animal favorito?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos do Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Utilize a abelha robô para colocar em prática o que você aprendeu.
MATERIAIS:
- fita crepe
- dado (clique aqui para baixar o modelo do dado)
- figuras de animais (clique aqui para baixar as figuras de animais)
Divida a turma em equipes de, no máximo, seis alunos e distribua uma abelha-robô para cada equipe.
Cada criança deve lançar o dado e levar a abelha robô até a imagem do animal correspondente . Cada jogador precisa aguardar a sua vez para jogar.
Conduza os desafios transitando entre as equipes. Todos os alunos deverão manusear a abelha-robô.
O objetivo dessa aula é conectar o aluno ao tema e fazer com que ele solucione os desafios propostos com o robô direcional chamado de abelha robô e um caminho criativo e diferente criado com fita crepe.
Professor, na foto, apresentamos um exemplo, fica a seu critério criar diferentes trajetos.
CONTINUAR
• Você conseguiu realizar todos os desafios?
• Em quantos animais a Abelha Robô passou?
• Qual animal que a Abelha Robô não passou?
BOM TRABALHO!