A Copa do Mundo é um evento esportivo internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), de 4 em 4 anos, só deixando de acontecer no período da 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Este ano o país-sede será a Rússia, anfitriã da competição pela primeira vez. Com onze cidades-sede, o campeonato será disputado entre 14 de junho e 15 de julho. A Copa de 2018 será a primeira realizada no Leste Europeu, e a décima primeira realizada na Europa.
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- Identificar os países participantes da Copa de 2018.
- Valorizar a cultura dos países.
- Conhecer os pontos turísticos do País sede Rússia.
- Entender a importância de um logotipo na divulgação de um evento.
- Valorizar o compromisso das seleções de futebol e suas representatividades através das bandeiras.
- Aprender sobre a origem e organização da Copa do Mundo.
- Pesquisar imagens dos estádios onde ocorrerão os jogos da Copa para confecção de cartões postais.
Educação Infantil
**Senhas disponíveis no Ambiente de Aulas: 8117, 8118 e 8139.
Sugestão 01: Assista ao vídeo “Bita e o Futebol” e converse com seus alunos sobre a importância de torcer por nosso país/time. Em seguida, no programa Editor de Imagem Paint os alunos deverão criar um cartaz para deixar a torcida ainda mais animada.
Sugestão 02: Execute a senha 262 ou assista ao vídeo “Mascotes das Copas” para conhecer as personagens que fizeram parte das outras edições do mundial. Depois, utilize o Editor de Imagem Tux Paint para criar a sua própria mascote e para finalizar execute a senha 8164.
Sugestão 03: A cor é uma das primeiras características que percebemos e que diferenciamos os objetos e coisas. Logo, as cores na sociedade são formas de diferenciação e construção de identidades: veja como exemplo os times de futebol, as cores que os diferenciam estão nos seus uniformes. Assista ao vídeo “As Cores”, execute a Senha 8121 para marcar o gol e exercitar as cores. Depois, no programa Editor de Imagem Paint, ilustre uma camisa para o time do Brasil.
Sugestão 04: Você Sabia? A copa do mundo é um evento de futebol que reúne vários países. Cada País possui um nome, que são formados por letras do alfabeto. Estados Unidos, Rússia, Argentina, Brasil, etc. Assista ao Vídeo “A Aventura do Alfabeto”, e em seguida execute a senha 8119 – Acerte o Alfabeto. Para finalizar, abra o modelo e enfeite o nome do país, com as ferramentas Preencher com Cor e Spray do Editor de Imagem Paint.
Sugestão 05: Assista ao vídeo Apresentação das Bandeiras dos Países participantes da Copa 2018, e em seguida utilize a senha 8096 (Colorindo as Bandeiras).
Sugestão 06: Assista ao vídeo Jogo da Memória Bandeiras, e em seguida execute a Senha 8123 (Memória Bandeiras).
Sugestão 07: Durante as partidas de futebol os jogadores realizam passes muito bonitos, como os gols, que fazem a alegria de todos. Mas, também existem jogadas erradas (faltas) que são punidas, como os pênaltis. Acesse as senhas 8122, 8120 e 7029 para conhecer mais sobre o mundo do futebol. Ao final, no programa Creative Painter, ilustre o principal objeto para a realização de um jogo de futebol, a bola.
Sugestão 08: A Copa do Mundo 2018 será realizada na Rússia, você conhece este país? Acesse o site “Rússia em 45 fotos” e conheça mais sobre este país-sede. Os transportes mais utilizados pelos russos são os ferroviários. Você conhece outros tipos de transportes? Desenhe um meio de transporte que você conhece ou gostaria de conhecer. Para realizar a atividade, utilize o programa Editor de Imagem Paint.
Ensino Fundamental I
**Senhas disponíveis no Ambiente de Aulas: 7045,7047,7046,7036 e 7033.
Sugestão 01 – A Copa do Mundo de Futebol é um evento organizado pela Federação Internacional de Futebol, que mobiliza atenção da grande maioria dos países do mundo, fazem cartazes, enfeitam as ruas para torcer. Utilizando o Programa Planilha Eletrônica – Excel os alunos irão criar imagens em *Pixel = Menor ponto de uma imagem digital – íntegra de fotos ou animações, sugerimos os modelos a seguir MODELO 01 e MODELO 02.
Dica: Ao abrir o programa, aperte a tecla CTRL+T para selecionar todas as células. Com elas selecionadas, clique no Menu Página Inicial > Grupo Células > Botão Formatar> Opção Largura da Coluna > Digite o valor 2. Em seguida, no Menu Página Inicial> Grupo Fonte> Botão Bordas> Marque a opção Todas as Bordas. Para iniciar a criação da sua imagem, acesse o Menu Inserir> Grupo Ilustrações> Botão Imagem> Insira o arquivo Modelo 1 ou Modelo 2.
Sugestão 02 – A Copa do Mundo é um evento esportivo de grande evidência, onde os jogadores ficam felizes em participar, a maioria deles participa somente de 2 a 3 mundiais por conta do tempo de carreira. Sugira a realização de uma pesquisa “Quais são os jogadores brasileiros com mais participações em Copas do Mundo?” e no Programa Editor de Vídeo – Movie Maker os alunos a criação de vídeo com fotos desses jogadores e o ano de participação, inserir também depoimentos dos colegas de turma” Como gostariam de participar de uma Copa do Mundo?”.
Sugestão 03 – A Copa do Mundo FIFA, mais conhecida no Brasil pelo antigo nome Copa do Mundo e também conhecida em Portugal como Campeonato Mundial FIFA, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Em 2018, será realizada na Rússia. Assista ao vídeo e conheça um pouco sobre a história do país sede. Em seguida, proponha a criação de um cartaz ou um convite, sobre algum evento da escola cujo tema será Copa do Mundo, no site Fotojet Realize uma votação com o programa Urna Eletrônica (disponível no link Programas & Tutoriais) e escolha o convite ou cartaz mais criativo, que serão utilizados pela escola no evento.
Sugestão 04 – Você Sabia? O Peru foi o último país a garantir vaga entre as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da Rússia, que acontecerá no período de 14 de junho a 15 de julho. Acesse os sites e pesquise informações sobre os países participantes e o evento.
Em seguida, no programa Editor de Slide, proponha aos alunos a criação de um JOGO DA MEMÓRIA, com perguntas e respostas curtas e imagens, com layout criativo. O primeiro slide deverá conter as cartas com as perguntas e o segundo slide as cartas com as respostas e as imagens correspondentes. Execute a Senha 7050 e entre no clima com o jogo Batendo e Defendendo.
Dica: No contorno da forma escolha o traço pontilhado.
Sugestão 05 – Acesse o site “Copa do Mundo” que fala sobre a possível escalação dos jogadores brasileiros para a Copa de 2018 e algumas curiosidades sobre o time. Em seguida, proponha para os alunos a criação de um jogador de futebol, conforme as silhuetas de Modelo 01 e 02, utilizando o Editor de Imagem – Paint eles recriarão o uniforme, camisa, chuteira e a bola inserida no projeto. ( Imagem da bola em PNG).
Sugestão 06 – Acesse o site SO RUSSO para conhecer algumas curiosidades sobre a Rússia. Em seguida, utilize o programa de Histórias em Quadrinhos Hagáquê para criar um diálogo entre amigos citando algumas dessas curiosidades.
Sugestão 07 – Pesquise no site Globo Esporte , as informações e localizações dos Estádios que sediarão os jogos da Copa de 2018, na Rússia. Após a pesquisa, utilize o programa Editor de Slide, e crie uma animação com a localização dos Estádios para realizar o percurso por onde os jogos se realizarão. Clique em: Guia Animação / Caminhos da Animação / Trajetória.
Sugestão 08 – Utilize o programa Editor de Texto para criar uma tabela com as cidades da Rússia e sua quantidade populacional. Clique em Menu Inserir /Tabela e logo a seguir, transforme os dados coletados em um gráfico. Clique em: Inserir / Ilustrações / Definir gráfico padrão. Compartilhe com a turma os gráficos criados e as diferentes formas de transmitir informações.
Ensino Fundamental II / Ensino Médio
Sugestão 01 – Proponha para os alunos uma pesquisa para conhecer todos os anos em que o Brasil foi ganhador da Copa do Mundo, e em seguida a criação de um gráfico com os seguintes dados: países classificados para semifinal e o local do mundial no ano em destaque. Utilize o programa Planilha Eletrônica – Excel, para registrar a pesquisa, para cada ano utilizar um tipo de gráfico diferente (colunas, linhas, pizza, barra e etc.).
Sugestão 02 – Assista ao vídeo “O que tem de bom na Rússia?” que fala sobre as estações de Metrô de Moscou e algumas curiosidades. Em seguida proponha para os alunos a criação de vídeo apresentando esses pontos turísticos e ressaltando as obras de artes destacada nesses locais através de imagens, utilizar o recurso do Google Maps para conhecer esses locais e o recurso de narração para gravar um depoimento que vai complementar o trabalho. Utilize o programa Editor de Vídeo – Movie Maker, recurso inserir áudio.
Sugestão 03 – O logotipo é um símbolo que confere identificação à uma empresa, uma marca ou um evento. Acesse a senha 8165 e conheça a evolução dos logotipos das Copas do Mundo. Escolha um país que ainda não sediou nenhuma Copa, pesquise características marcantes sobre ele, e em seguida no programa Editor de Imagem de sua preferência, crie um novo logotipo para este evento.
Sugestão 04 – As seleções de futebol são equipes que representam os países. Para a Copa de 2018 foram classificadas 32 seleções e cada uma tem sua própria bandeira. Acesse o site “Países Participantes da Copa 2018” e confira os detalhes de cada bandeira. Na sequência, escolha uma bandeira e pesquise o seu molde em pixels (ex: bandeira do Brasil em pixels), salve o molde e reproduza-o no programa Planilha Eletrônica (Excel).
Obs.: No programa Planilha Eletrônica – Excel, selecione todas as células (CTRL + T) e depois siga os passos: Menu Página Inicial / Grupo Células / Formatar / Largura de Coluna / Nº 3 / Ok
Sugestão 05 – Estamos em ano de Copa e essa competição agita o mundo inteiro, mas você sabe como tudo começou? Acesse o site “Por que só o futebol tem uma Copa?” e descubra a resposta dessa indagação. Utilize o programa Editor de Slide e monte uma apresentação de slides com pequenos textos explicativos e fotos ilustrativas sobre os seguintes tópicos:
- Qual o motivo que levou a FIFA a criar o torneio conhecido como Copa do Mundo?
- Como a FIFA organizou a Copa do Mundo?
- Por que as bolas usadas em Copas sofreram tantas mudanças? Cite exemplos de bolas que ficaram conhecidas.
- Na sua opinião, qual o melhor jogador de futebol da atualidade? Justifique a sua escolha.
Sugestão 06 – A Copa da Rússia será disputada em 11 cidades e em 12 estádios. Um desses estádios é o Luzhmiki, que será palco da abertura, encerramento e de 5 jogos. Realize uma pesquisa sobre todos os estádios onde ocorrerão os jogos da Copa 2018, e no programa Editor de Imagem Pixlr On-line, monte um cartão postal com mosaicos dessas belas construções.
Obs.: Salve as composições fotográficas no formato JPEG.
Sugestão 07: Observe as partidas de futebol da sua escola e registre, através de fotos, esses momentos. Selecione as melhores fotos e crie uma animação associando palavras às imagens. O objetivo é demonstrar o significado do futebol. Utilize o programa Editor de Slide.
Sugestão 08: A Copa do Mundo da Fifa será novamente disputada do “outro lado do planeta”. Mas não será necessário sofrer nas madrugadas, como foi na Coréia/Japão. A bola vai rolar na Rússia, em 2018, em um horário aprazível ao brasileiro. As partidas acontecerão às 7h, às 9h, às 10h, às 11h, às 12h, às 15h (o horário mais avançado). Há cidades-sedes com fuso horário diferente. Samara está a sete horas a frente do Brasil; Caliningrado, a 5 horas avançadas e Ecaterimburgo, a 8 horas a frente de Brasília. Sabendo disso, acesse o site Globo Esporte e conheça os dias e horários dos jogos para criar um Folder com essa programação. Utilize o programa Editor de Texto.
Educação Infantil
Tema: Montando a Seleção
Disciplinas: Informática, Artes e Educação Física
Proposta: Criar jogadores de futebol
Justificativa: O futebol é o jogo coletivo mais praticado em todo o mundo, o objetivo do jogo é conduzir a bola até o gol adversário utilizando apenas os pés e cada time é composto por onze jogadores e um goleiro, o único que pode pegar a bola com as mãos.
Desafio: Com os diferentes modelos de blocos lógicos (tamanhos e cores), os alunos construirão montagens que representarão os jogadores da seleção Brasileira.
Ensino Fundamental I
Sugestão 01
Tema: A Mascote da Copa do Mundo 2018 – Metálica
Disciplinas: Informática e Artes
Proposta: Criação de uma releitura da Mascote Zabivaka.
Você sabia?
A Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A mascote do Mundial é um lobo siberiano chamado Zabivaka, seu nome significa “aquele que faz gols”. Ele foi eleito em votação aberta, que teve mais de um milhão de participações.
Desafio: Construa um protótipo que represente a sua mascote Zabivaka. Para completar o projeto será necessária a construção de uma maquete que represente o estádio de futebol. Para compor o movimento serão necessário motores de passo e leds.
Sugestão 02
Tema: Bandeiras dos Países – Peças K’nex
Disciplinas: Informática e Geografia
Série: 1º e 2º ano
Proposta: Criação de bandeiras de países que participarão da Copa do Mundo 2018.
Você sabia?
Serão 32 países que disputarão a taça de campeão mundial de futebol em 2018, sendo 14 seleções da Europa, 5 da Ásia, 5 da África e 8 da América.
Desafio: Pesquise as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2018, escolha três bandeiras diferentes e com auxílio da maleta Knex construa os protótipos.
Ensino Fundamental II / Ensino Médio
Sugestão 01
Tema: Taça Jules Rimet
Disciplinas: Informática, História, Geografia, Matemática e Artes.
Proposta: Criação de um troféu.
A primeira taça entregue aos campeões do mundo, batizada com o nome do fundador da FIFA, Jules Rimet, foi criada pelo escultor francês Abel Lafleur, em 1946. Ela tinha 25cm de altura, pesava 3,8kg e era feita de prata folheada a ouro.
A atual taça FIFA é um trabalho do escultor italiano Silvio Gazzaniga, escolhido entre 53 projetos.
Desafio: Assistir ao vídeo “A fábrica do Troféu da Copa do Mundo”, e em seguida, fazer uma releitura da taça Jules Rimet, criando um novo modelo de troféu. Para realizar o projeto, utilize o Kit Robótica Knex.
Sugestão 02
Tema: A Torcida da Copa
Disciplinas: Informática, História, Geografia e Artes.
Proposta: Criação de um robô torcedor.
Futebol é uma paixão mundial, principalmente, para os torcedores que levam alegria aos estádios e ser caracterizam de forma engraçada e criativa. Além disso, as massas entoam cânticos de apoio ao seu time, o que pode influenciar no aspecto motivacional dos jogadores.
Desafio: Assistir ao vídeo “Torcida Brasileira” e conferir a importância da torcida numa partida de futebol. Depois, criar o protótipo de um robô para representar um torcedor. Para realização do Projeto será necessário o motor de passo e a sirene.
Ensino Fundamental I
Tema: Cartão Postal
Objetivos: Criar um cartão Postal com imagens de pontos turísticos da Rússia e incentivar a prática de atitudes solidárias.
Processo de Criação: Apresente a proposta para a turma. Em seguida, peça para os alunos se dividirem em grupos e iniciarem uma pesquisa com o objetivo de reunir informações (pontos turísticos, restaurantes, comidas típicas, hotéis, transporte, programas culturais, etc). Ao final da pesquisa, todas as informações coletadas devem ser reunidas em uma apresentação. Simultaneamente à pesquisa, os alunos deverão criar artes para confecção de CARTÃO POSTAL.
Professor: Promova uma votação para escolha dos cartões postais mais atrativos. Reserve uma data para que os alunos possam mostrar a apresentação. Neste dia, os visitantes deverão trocar o cartão postal por um alimento não perecível e entregar em uma instituição escolhida pela turma.
Ensino Fundamental II / Ensino Médio
Tema: Big Mão
Objetivos: Desenvolver o brinde para ser usado nos jogos do Brasil na Copa da Rússia de 2018.
Processo de Criação: Criar uma empresa fictícia de produção de Brindes (Big Mãos). Sua confecção será material de EVA, espesso à 10mm (1cm), na cor amarela padrão da bandeira brasileira. O material será embalado em saco plástico transparente e para lacrá-lo utilizaremos um rótulo com a logomarca criada pelos empreendedores. Ao longo do processo devemos sugerir aos alunos, que realizem pesquisa, de 03 desenhos, que deverão ser impressos estilo molde/carimbo.
O produto/brinde deverá ser apresentado e vendido no evento de escolha da instituição.
O dinheiro arrecadado será revertido para a compra de materiais de apoio para as aulas de educação física.
Etapas do Projeto
[tab:Sites Educacionais]G1/ GE – Guia de viagem Rumo à Rússia
Rússia: clima, língua, cultura e cuidados que devem ser tomados no país.
Planejando uma Viagem para Copa da Rússia
As sedes e os Estádios – Copa 2018
Rota do hexa: veja possibilidades de caminhos da Seleção na Copa da Rússia
Roupas e Traje das Festas Populares Russas
O acordeon instrumento popular Russo
[tab:Vídeos]Lobo Zabivaka – Mascote da Copa 2018
Um tour pela gastronomia Russa
Vídeo oficial da Copa do Mundo
Como é feita a bola da Copa do Mundo