CONECTAR
Ir ao supermercado com a nossa família é muito divertido! Nós ajudamos olhando a lista de compras, escolhendo frutas, pães e empurrando o carrinho. No mercado, aprendemos os nomes dos alimentos, contamos os itens e conhecemos muitas coisas diferentes. Ajudar nas compras é uma forma de estarmos juntos, aprendermos e nos divertirmos em família!
CONTEMPLAR
- Você costuma ir ao supermercado com a sua família?
- Já ajudou a criar uma lista de compras?
- Em casa, você ajuda nas tarefas?
CONSTRUIR
Vamos relembrar como ele funciona?
O Robô Sensor possui um sensor de cores integrado na sua parte debaixo. Os alunos podem comunicar instruções ao robô colocando ladrilhos coloridos no chão que indicam o que fazer e para onde ir.
O Robô já está pronto para programar assim que sai da caixa e nenhuma configuração ou dispositivo é necessário.
Veja as funções de cada cor:
DESAFIO:
Na atividade “Missão Supermercado”, explique aos alunos que o objetivo será criar um caminho para que o Robô Sensor recebeu uma missão especial: fazer as compras no supermercado e pegar somente os itens da lista.
Lista de compras:
- 1 pedaço de queijo
- 1 cacho de banana
- 1 cenoura
- 1 achocolatado
- 1 pacote de biscoito
Assim que entrou no supermercado, o Robô Sensor pegou um carrinho e viu vários corredores com placas e sinais no chão. Ele precisava seguir o caminho certo, sem se distrair com as guloseimas encontradas!
Chegando no setor de frutas, viu muitas opções, mas precisava encontrar a banana. Então andou devagar e escolheu o cacho certinho.
Mais adiante, ele encontrou o setor dos legumes, lá ele viu cenouras. Depois foi até o corredor gelado, onde encontrou vários tipos de queijo. O Robô Sensor passou com calma e escolheu o pedaço de queijo, como a família tinha pedido. Para fechar a lista de compras, ele entrou no corredor onde estão o achocolato e o pacote de biscoito, pegou-os.
Missão cumprida! Com tudo no carrinho, o Robô Sensor foi até o caixa e comemorou.
A imagem apresenta o exemplo do percurso que ilustra o desafio. Nos espaços com o símbolo de interrogação, os alunos deverão encaixar os cartões de cores correspondentes aos comandos necessários. Crie outros trajetos variados para expandir o conhecimento sobre o robô sensor.
ATENÇÃO! No exemplo, o robô sensor está fora do caminho definido, por isso não há nenhum cartão sob ele. É importante lembrar que ele só se movimenta quando passa por cima dos cartões.
IMAGEM VITOR
CONTINUAR
• Algum item foi mais difícil chegar? Qual?