A cidade do Rio de Janeiro não recebe este nome por causa de um rio! O nome completo da capital fluminense homenageia o santo homônimo do imperador Dom Sebastião, que governava Portugal quando a cidade foi fundada oficialmente, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá. Para completar o combo, São Sebastião também é o santo padroeiro local.
A história oficial, quando os portugueses aportaram na Baía de Guanabara, no primeiro dia de 1502, acharam se tratar de um grande rio. Por causa da data e do equívoco hidrográfico, teriam nomeado todo o entorno de Rio de Janeiro – mas há controvérsias, já que navegadores tão experientes dificilmente confundiriam uma baía com um rio.
O aniversário do Rio de Janeiro, é o momento de reverenciar as pessoas que fizeram e fazem desta cidade um dos lugares mais adorados: os Cariocas.
A natureza exuberante contribui bastante e torna o Rio de Janeiro muito singular, mas seu repertório histórico, artístico, cultural e paisagístico o torna inconfundível. Você já pensou em tudo o que aconteceu para que ela se tornasse o que é hoje, uma “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil?” Neste projeto vamos conhecer o melhor do nosso Rio.
– Fomentar a produção e a difusão de conhecimentos relacionados à memória e à cultura popular.
– Valorizar o patrimônio cultural carioca.
– Identificar o protagonismo das diversas gerações de cariocas na construção da identidade e da história do Rio de Janeiro.
– Ressaltar a diversidade sociocultural carioca, identificando o caráter multicultural dessa sociedade.
– Proporcionar à comunidade escolar uma participação efetiva no cotidiano do RJ.
– Desenvolver o pensamento ético diante de problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos.
Sugestão 1: Assista ao vídeo 10 Principais Pontos Turísticos do Rio de Janeiro.
Sugestão 2: No dia 1º de Março é comemorado o aniversário do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Converse com os alunos sobre a data e em seguida apresente o vídeo: Blu e Jade no Rio de Janeiro – Aquarela Brasileira. Crie uma pasta com imagens dos pontos turísticos em preto e branco e, em seguida, utilize o programa Editor de Imagem de sua preferência para que os alunos possam colorir utilizando as ferramentas: spray e preencher com cor.
Sugestão 3: Assista ao vídeo 10 Principais Pontos Turísticos do Rio de Janeiro e em seguida, converse com os alunos sobre lugares do bairro que eles acham que deveria ser considerado Ponto Turístico. Peça para que eles façam uma ilustração no Editor de Imagem Paint.
Sugestão 4: Assista ao vídeo 10 Principais Pontos Turísticos do Rio de Janeiro. Em seguida, no programa Editor de Imagem Paint, peça para os alunos ilustrarem algum ponto turístico com as ferramentas Forma ou Pincel.
Sugestão 5: Assista ao vídeo Rio de Janeiro Antigo X Atual. Em seguida, promova uma conversa sobre as diferenças entre o Rio de ontem e de hoje (além do vídeo, usar recursos impressos como fotos em tamanho A4 para que as crianças comparem as diferenças). Utilize uma câmera para registrar a atividade através de fotos e vídeos, gravando a fala das crianças narrando essas diferenças.
Sugestão 1: Converse com os alunos sobre a história do aniversário da cidade do Rio de Janeiro e apresente o vídeo: Rio de Janeiro : Vem que é Muito Maneiro . Utilize um programa Editor de Imagem de sua preferência para que os alunos ilustrem o ponto turístico da cidade que ele já tenha visitado.
Sugestão 2: Assista ao trailer do Filme “Rio” , onde aparecem alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro. Utilize um programa de Editor de Texto de sua preferência e peça para que os alunos criem um roteiro de visitação com os principais pontos turísticos da cidade. Não se esqueça de pedir para inserirem fotos.
Sugestão 3: Escolha uma música que tenha como tema a cidade do Rio de Janeiro e elabore uma apresentação em um programa de Editor de Slides para ilustrar a música escolhida.
Sugestão 4: Assista ao vídeo Melhores Praias do Rio de Janeiro. Em seguida, proponha aos alunos a pesquisa de uma imagem com a sua praia favorita e realize a reconstrução dessa imagem utilizando o programa Editor de Imagem Tux Paint, incentivando a criatividade na utilização de efeitos e cores.
Sugestão 5: Converse com os alunos sobre seus pontos turísticos preferidos do Rio de Janeiro. Em seguida, proponha a criação de um Cartão Postal, utilizando um programa de Editor de Slide. Essa atividade deverá ser realizada em apenas um slide, utilizando o WordArt e as Ferramentas de Imagens para aplicar efeitos.
Sugestão 6: Peça que os alunos selecionem uma foto e coloquem como marca d`água utilizando um programa de Editor de Texto. Após a colocação do fundo (imagens / bordas suaves), os alunos devem criar um acróstico com a palavra Cidade Maravilhosa, ressaltando, em suas frases a beleza da cidade.
Sugestão 1: Peça para que os alunos, usando a criatividade, registrem através de fotos (via celular) imagens da cidade. Em seguida, eles deverão utilizar o editor de Imagem online BeFunke para aplicar alguns efeitos nas imagens e para tratar as melhores imagens, fazendo alterações como: corte, aplicação de efeitos, etc. As Imagens tratadas serão impressas e expostas num mural expositor de sua escola.
Sugestão 2: Proponha para os alunos a criação de um Calendário de Mesa com o tema Rio de Janeiro, utilizando um Editor de Texto. Os alunos deverão escolher 12 imagens da cidade acessando o site “Guia de destinos, Rio de Janeiro” com alguns pontos turísticos do Rio. Assista ao vídeo Passo a Passo Calendário de Mesa e em seguida, com as imagens selecionadas, inicie a montagem.
Sugestão 3: Utilize o Infoescola para conversar com os alunos sobre a importância histórica da descoberta da cidade do Rio de Janeiro. Proponha que pesquisem na internet fotos referentes ao que foi abordado e desenvolvam um texto baseado nas informações do site, usando um Editor de Texto. Criem uma página tipo jornal/revista, com texto em 2 ou 3 colunas mencionando a importância da descoberta do Rio de Janeiro, utilizando imagens, títulos e referência bibliográfica.
Sugestão 4: Converse com os alunos sobre os problemas sociais que o Rio de Janeiro vem enfrentando: violência, saúde, falta d’água, educação etc. Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre um problema social de sua escolha e juntarão informações, imagens e dados. Em seguida, deverão elaborar cartazes em um programa de Edição de Slides divulgando soluções possíveis e utilizando gráficos.
Sugestão 5: Converse com os alunos sobre a importância dos Aplicativos nos dias de hoje e proponha a utilização do site Fabrica de Aplicativos para criação de um app para turistas que nunca visitaram a cidade. O aplicativo deverá conter as seguintes seguintes informações: hospedagem, transportes, pontos turísticos e restaurantes.
Sugestão 6: Peça que os alunos gravem pequenos relatos, na comunidade escolar ou residencial, sobre a beleza do ponto turístico do Rio de Janeiro que mais gostem. Utilizando um programa Editor de Vídeo selecione os melhores comentários, e divulguem o vídeo no colégio.
Tema: Telas dos Pontos Turísticos da Cidade Maravilhosa.
Objetivos: Conhecer os pontos turísticos da cidade e algumas curiosidades relevantes; estudar técnicas de pintura; fazer releituras dos pontos turísticos do Rio; estimular a criatividade, a percepção visual e o autoconhecimento.
Processo de criação: Lance a proposta para os alunos e, a partir daí, apresente os principais pontos turísticos da cidade maravilhosa. Peça que eles pesquisem algumas técnicas de pintura na internet para auxiliar na realização da atividade proposta, a pintura de uma pequena tela com uma releitura de um dos pontos turísticos do RJ. Além das telas, os alunos deverão criar uma logomarca e um slogan para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores entrarão como etiqueta na embalagem da tela.
Professor: Reserve uma data, num evento da escola, para que as telas produzidas pela turma possam ser vendidas. Todo dinheiro arrecadado será doado para uma instituição indicada pela escola.
Tema: Cartão Postal X Pontos Turísticos da Cidade Maravilhosa.
Objetivos: Conhecer a história do Rio de Janeiro e seus principais pontos turísticos; desenvolver habilidades de pesquisa na web; aprimorar o conhecimento cultural dos alunos; fotografar e reproduzir os pontos turísticos da cidade através de um Cartão Postal.
Processo de criação: Apresentar a proposta da atividade para a turma. Sugerir um momento de pesquisa/visita aos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Em seguida, em duplas, os alunos deverão utilizar o link para criar Cartões Postais. Desenvolverão sua identidade visual (logo) e criarão cartazes para sua divulgação. O produto desenvolvido será comercializado para comunidade escolar. A turma fará culminância, ao escolher uma instituição localizada no Rio de Janeiro, para doar o dinheiro arrecadado.