Projeto Esporte e Saúde

esporte-saude-ok

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

Praticar exercícios físicos é essencial para quem está em busca de uma vida saudável. Quando praticados desde a infância, eles proporcionam benefícios incríveis ao corpo e à mente. O corpo se beneficia, diariamente, pois a atividade física fortalece o tônus muscular, ajuda na flexibilidade e no fortalecimento dos ossos e articulações. Além disso, favorece a perca de peso, reduz a gordura corporal, ajuda a regular a pressão arterial, diminui o colesterol ruim, aumenta o bom e ajuda a controlar a diabetes.

Antes de iniciar um programa de atividade física, faça uma avaliação com um médico para prevenir qualquer risco à saúde, mas pratique esporte!

  • Entender a importância da atividade física para a saúde.
  • Estimular a alimentação saudável.
  • Motivar a prática esportiva.
  • Conhecer um pouco sobre a história do futebol, o esporte mais praticado no mundo.
  • Saber quem é Pelé, considerado um dos grandes ícones do futebol.
  • Acompanhar a história de vida e de superação de alguns atletas paralímpicos brasileiros.
Educação Infantil

Sugestão 01: Apresente algumas imagens, previamente selecionadas, sobre atletas praticando vários tipos de esportes. Converse com os alunos, instigando-os a perceberem que em cada modalidade esportiva é utilizado um tipo de acessório e uma parte específica do corpo humano. No programa Editor de Imagem Kolour Paint On-line, peça aos alunos para ilustrarem o acessório e a parte do corpo que são usados na modalidade esportiva que mais gostaram.

Sugestão 02: A prática constante de atividade física, bem planejada, é para uma vida saudável. Apresente o vídeo Saúde”.

Sugestão 03: A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, por isso é muito importante adotar uma dieta saudável, que inclua a ingestão diária de diversos tipos de alimentos. Apresente o Vídeo ”Alimentação Saudável”. Depois, sugira que os alunos utilizem o programa Editor de Imagem Paint para completar o desenho (MODELO).

Sugestão 04: Converse com os alunos sobre a importância da prática esportiva desde a infância e pergunte se praticam algum tipo de esporte. Após este momento, sugira que eles utilizem o programa Editor de Imagem Paint para ilustrarem as suas respostas.

Sugestão 05: Apresente o  vídeo “Depois do Banho“. Em seguida, sugira que os alunos utilizem o programa Editor de Imagem Tux Paint para ilustrarem os objetos que são usados durante o banho.

Sugestão 06: Apresente o vídeo “O Dentinho Contente”. Em seguida, converse com os alunos e peça para recontarem a história, dando um novo final. Divida esta história em pedaços e organize os alunos, em duplas, para que ilustrem cada parte. Ao final, reúna todos os desenhos e monte um livreto virtual. Explore o programa Editor de Imagem Paint na realização da atividade proposta.

Ensino Fundamental I

Sugestão 01: Pesquise as vantagens de diferentes tipos de esportes junto com os alunos, no site “Esporte Para Todos”. Em seguida, organizados em duplas, peça para que montem vídeos com curiosidades, benefícios, fotos e depoimentos de atletas que pratiquem uma modalidade esportiva escolhida pela dupla. Para realização da atividade utilize o programa Editor de Design Spark Adobe.

Sugestão 02: Os esportes ficam em evidência, principalmente, na época das Olimpíadas e da Copa do Mundo. As pessoas escolhem os esportes de sua preferência para apoiar os atletas. Sugira aos alunos que realizem uma pesquisa na comunidade escolar, e montem um gráfico com os esportes mais praticados, no programa Editor de Texto Word.

Sugestão 03: Converse com os alunos sobre os benefícios da prática de uma atividade física constante. Em seguida, proponha que os alunos montem um cartaz sobre o tema “Saúde e Esporte”, utilizando o programa Editor de Design Spark Adobe.

Sugestão 04: Apresente os benefícios da prática de esporte para as crianças. Em seguida, sugira o uso do programa Editor de Imagem Paint e peça para que os alunos ilustrem um novo benefício que a prática de esporte pode trazer.
Dica: Reúna todas as imagens em slides e monte uma apresentação.

Sugestão 05: Apresente os vídeos “História de Pelé” e “Pelé -A Despedida do Pacaembu”. Em seguida, converse com os alunos sobre a importância do grande ícone para o futebol e mostre algumas imagens do Pelé nas grandes conquistas do passado.
Peça para os alunos listarem os nomes dos craques da atualidade e informarem para quais times torcem. Sugira que façam uma pesquisa de imagens dos craques citados e montem, no programa Editor de Imagem Photo Filtre, uma exposição com o tema “Brasil, o País do futebol”.

Sugestão 06: Promova uma pesquisa sobre um dos esportes praticados nas Olímpiadas de Inverno, o Curling. Utilize os vídeos para embasar a pesquisa: “Pista de Curling” e “Curling – Super Esporte”. Após assistir aos vídeos, os alunos deverão pesquisar:

Onde este esporte foi criado?

Quais são suas modalidades?

Quais são as diferenças entre as modalidades?

Qual a modalidade mais difícil de jogar?

Por que o Curling não é popular no Brasil?

Sugira o uso do programa Editor de Slide Power Point para montar uma apresentação.
Dica: Este tema é uma boa oportunidade de parceria com o professor de Educação Física, que poderá fazer uma adaptação para os alunos vivenciarem uma partida de curling.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 01: Proponha que os alunos utilizem o site Canva para a criação um folder explicativo sobre a importância da prática de esportes e como ela pode trazer benefícios para a saúde, em cada fase da vida.

Sugestão 02: Para obter um resultado mais eficaz, além da prática de uma atividade física, recomenda-se manter hábitos saudáveis de alimentação. Peça para os alunos acessarem o site “Atividade Física e Alimentação Adequada Para Alcançar o Peso Adequado“. Em seguida, no programa PIXLR, criarem uma arte para as redes sociais, sobre o tema pesquisado. A arte deve ter uma frase de impacto e fotos dos próprios alunos praticando uma atividade física ou preparando uma refeição equilibrada.

Professor: Os trabalhos deverão ser apresentados para a turma, e ao final, postado nas redes sociais da escola.

Sugestão 03: Lance a pergunta “O esporte muda a vida de uma pessoa? De que maneira?” Promova um debate na turma. E, na sequência, peça para os alunos pesquisarem as histórias de atletas brasileiros e seus exemplos de superação. Cada dupla deverá escolher um esporte diferente, buscar o máximo de informações relevantes e montar vídeos com todos os dados coletados. Para realização da atividade, utilize o aplicativo Inshot (disponível tanto para Android quanto para IOS). 

Professor: Reserve uma aula para que os vídeos possam ser apresentados e comentados por todo o grupo.

Sugestão 04: Peça para os alunos pesquisarem sobre “Sedentarismo – A Doença do Século“, e no programa Editor de Slide Power Point, criarem histórias em quadrinhos (mínimo 3 slides). Os alunos deverão ser organizados em duplas, e cada uma deverá ficar com uma das 10 frases listadas no site pesquisado. Os trabalhos poderão ter imagens da internet ou desenhadas pelas duplas. 

Sugestão 05: Os Jogos Paralímpicos consistem em um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas de alto nível, portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Sugira que os alunos pesquisem sobre os atletas e modalidades deste evento, e no programa Editor de Imagem Foto Flexer, criem montagens com fotos que possam homenagear estes atletas, de acordo com o grau de deficiência/capacidade funcinal de cada um.

Sugestão 06: Apresente os vídeos “Domínio Público e “Brasil x Ucrânia – Desafio Internacional de Vôlei Sentado“, que mostram partidas de esportes paralímpicos. Em seguida, em parceria com o professor de Educação Física, promova o mesmo jogo com a turma, definindo os jogadores, o juiz, os comentaristas, o cinegrafista, os convidados, enfim todos os componentes de uma partida real. Esta vivência do grupo dever ser filmada e editada num programa Editor de Vídeo de sua preferência (Movie Maker, Blender, Movica, etc). Para finalizar a atividade, no dia da apresentação do vídeo, convide um atleta paralímpico, de preferência que pratique a mesma modalidade vivenciada pelos alunos, para bater um papo descontraído e motivador.

Ensino Fundamental I

Tema: Futebol Solidário

Objetivos: Conscientizar sobre a importância da atividade física e seus benefícos para a saúde; incentivar o consumo de alimentos saudáveis e praticar a solidariedade.

Proposta: Busque uma parceria com o profissional de Educação Física e organize um campeonato de futebol. A entrada para o evento deverá ser 1kg de alimento não perecível ou quaisquer outros produtos para serem doados para uma instituição, previamente, escolhida pela escola.

Reserve uma manhã para a realização do evento, o qual deverá envolver os alunos, professores e toda comunidade escolar. Os convites devem ser confeccionados pelos alunos, durante as aulas de informática, no programa Editor de Desgin Spark Adobe. As artes deverão ser enviadas para os familiares e amigos dos alunos, tanto por e-mail quanto por mensagens nas redes sociais.

A premiação do time campeão deverá ser escolhida pela escola (uma medalha personalizada, um presente, um lanche coletivo, um passeio, um dia de lazer na própria instituição, dentre outras).

Dica: Neste dia, a cantina da escola poderá funcionar vendendo lanches saudáveis para dar ainda mais significado ao Projeto Esporte e Saúde.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Suco Natural

Objetivos: Estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis.

Processo de Criação: Oriente os alunos na criação de uma empresa fictícia de produção de sucos naturais. Os sucos serão armazenados em garrafas de plástico e terão rótulos, confeccionados pelos alunos, com as seguintes informações: sabor, ingredientes, data de fabricação e de validade. As garrafas, assim como os ingredientes dos sucos, deverão ser conseguidos através de doações feitas pela escola, familiares e amigos; ou através de rifas oferecidas na comunidade escolar. Para realização desta atividade sugira o uso do programa Editor de Imagem Foto Flexer. O nome da empresa e a logo deverão ser escolhidos por votação, após todas as duplas apresentarem suas sugestões (artes).

Os alunos deverão pesquisar e produzir 3 sabores diferentes de sucos (cada dupla ficará responsável por uma produção mínima). Na Feira de Ciências, a turma deverá montar um stand de venda dos produtos. Todo dinheiro arrecado será revertido para a compra de materiais de apoio para as aulas de Educação Física.

 

Etapas do Projeto