Projeto Português

Portugues

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

A Língua Portuguesa é muito mais do que gravar regras e macetes. Na verdade, são suas regras que nos ensinam a escrever e a nos comunicarmos melhor. A capacidade de comunicação, seja pela linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos traz boas consequências.

O profissional que sabe se comunicar, sempre se diferencia, está sempre à frente.

A pouca habilidade na escrita, na fala e na leitura podem ser justificadas, por vezes, pela falta do hábito de ler, pois quem lê com frequência escreve melhor, tem melhor raciocínio, melhor interpretação e melhor organização de ideias.

Segundo Paulo Nathanael Pereira de Souza, presidente do Conselho da Administração do CIEE, “Saber escrever bem é transmitir ideias consistentes com a agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das palavras. E todos nós – empresas e profissionais – precisamos redescobrir urgentemente a eficiência dessa arte”.

– Estimular o prazer pela leitura e o acesso à informação.

– Aumentar o vocabulário.

– Explorar a norma culta.

– Incentivar a escrita correta das palavras.

– Exercitar a interpretação de texto.

– Desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a produção textual.

– Fixar o alfabeto.

– Trabalhar a formação e os gêneros das palavras.

– Apresentar alguns gêneros literários e textuais.

Educação Infantil

Sugestão 01: Assista ao vídeo “A Música da Letra A”. Em seguida, peça para os alunos desenharem e decorarem esta letra no programa Editor de Imagem Paint.

Obs.: Reserve um dia para apresentação do trabalho. Neste mesmo dia, permita que as crianças levem para escola um objeto que comece pela vogal A. Faça uma dinâmica com a turma para que as novas palavras sejam fixadas.

Sugestão 02: Execute os jogos Fábrica de Palavras” e o Jogo do Alfabeto” e realize o que é solicitado. Caso ainda não conheça algumas palavras, peça ajuda. Em seguida, escolha uma letra (de preferência uma vogal), e no programa Editor de Imagem Paint, ilustre um objeto que inicie pela letra escolhida.

Sugestão 03: Com a turma inteira reunida, crie uma música que apresente as vogais. Esta canção poderá ser gravada e se tornar o fundo musical de uma apresentação, “O Universo das Vogais”.

Obs.: Cada letra pode ser confeccionada com um material diferente – feltro, EVA, cartolina, TNT, entre outros – Estas peças deverão fazer parte da apresentação. Convide a comunidade escolar para participar deste momento de construção do conhecimento.

Sugestão 04: Apresente as vogais através da música AEIOU Patati Patatá e exiba outros exemplos de palavras que comecem com as vogais. Para enriquecer a atividade peça para os alunos pesquisarem nomes de amigos e/ou familiares que comecem por vogais, depois no programa Editor de Imagem Paint, que desenhem e decorem o nome pesquisado, destacando as vogais existentes no nome escolhido.

Ensino Fundamental I

Sugestão 01: As partes que compõem uma redação são: introdução, desenvolvimento e conclusão. Proponha uma atividade para os alunos, onde eles devam dar sugestões de temas atuais, os quais passarão por uma votação informal. Ao final, cientes do tema escolhido, os alunos deverão criar redações, no programa Editor de Texto Word. Todas as redações deverão ser lidas e aquelas que forem consideradas as mais interessantes, farão parte do livro oficial da turma, “Produções Textuais”.

Obs.: Professor divulgue esta novidade, lance desafios de produção de texto ao longo do ano e reúna material para a confecção do livro que, após finalizado, poderá ficar disponível na biblioteca da escola.

Sugestão 02: Lance o desafio para a turma, proponha que façam um desenho e criem um slogan que represente o tema “Conversando a Gente se Entende”, no programa Editor de Imagem Paint. Instigue-os a participarem do 12º Concurso de Desenho e Redação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Para maiores informações e realização da inscrição no concurso, clique no link abaixo:

Sugestão 03: Peça para os alunos criarem um texto narrativo, no formato de piada, no programa Editor de Slide Power Point sobre o tema “Maioridade civil, o  que fazer aos 18 anos?”.  Os alunos deverão se organizar em grupos, de no máximo 4 pessoas, e apresentar o trabalho da forma mais dinâmica possível.

Obs.: Reserve um dia específico para a contação de piadas.

Sugestão 04: As letras quando agrupadas formam palavras e estas, quando agrupadas, formam frases e assim por diante. Através do jogo “Forma Palavras” brinque bastante nesta fábrica divertida. Depois, oriente os alunos para que escrevam uma mensagem (no máximo duas linhas) sobre um valor qualquer – amizade, paz, amor, alegria, fé, pontualidade, solidariedade. Para caracterizar este texto, os alunos deverão criar um emoji* sobre o valor escolhido.

* Uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa.
Imoji

 

Sugestão 05: As palavras apresentam um gênero, como se fosse uma definição de sexo. Antes de palavras femininas usamos os artigos “a” ou “uma” e antes de palavras masculinas, usamos “o” ou “um”. Exercite este conteúdo através do jogo “Masculino & Feminino”. Em seguida, num programa Editor de Imagem, peça para os alunos ilustrarem dois objetos, um de cada gênero. Para finalizar a atividade, crie cards com estas imagens, seus respectivos nomes separados em sílabas e uma curiosidade interessante.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 01: Apresente a letra do Hino Nacional Brasileiro para os alunos. Em seguida, direcione-os para que criem um glossário, no programa Editor de Texto, com as palavras que não conhecerem o significado. Num segundo momento, peça para que façam uma releitura da letra do Hino onde, obrigatoriamente, deverão ser usadas todas as palavras listadas no glossário. Monte um mural on-line e disponibilize no site da escola com depoimentos de alguns alunos sobre o que conseguiram aprender durante a atividade.

Sugestão 02: Conte um pouco da história da instituição de ensino para os alunos e deixe-os responsáveis pela criação de criativos folhetos explicativos sobre esta trajetória (numa ideia de linha do tempo). Para realização da atividade, sugira que façam entrevistas com as pessoas mais antigas na escola e/ou com pessoas que ocupem cargos que conheçam bem esta história. Sugestão de programa: Editor Gráfico.

Sugestão 03: Você sabe o que é um nerd? Eles são designados como pessoas muito dedicadas aos estudos, que exercem atividades intelectuais muitas vezes inadequadas para sua faixa etária. Há vários tipos de nerds: Geeks (dedicam-se exclusivamente à tecnologia, conhecimentos científicos e informática); Gamers (obsessivos por jogos de vídeo games); RPGistas (devotos de Role Playing Game – RPG) e os Fanbase ou Fandom (fãs de uma certa obra. Ex: O Senhor dos Anéis, Star Wars, etc). Após repassar estas curiosidades para os alunos, convide-os a criarem uma paródia* – num Editor de Texto – sobre o tema “Universo dos Nerds” ou outro tema que a professora julgar mais adequado para o momento.

* Releitura cômica de alguma composição literária.

Sugestão 04: Organize os alunos em grupos e peça para que escolham um gênero literário (narrativo, lírico ou dramático) e um gênero textual (romance, conto, poema, crônica, peça teatral, biografia, piada, bula de remédio, receita, diário, história em quadrinhos, canção, resenha, conto de fada, etc) e criem um texto com o tema “A Influência dos Jogos Eletrônicos na Vida dos Adolescentes”.

Obs.: Reserve uma data específica para apresentação dos trabalhos e divulgue-os para toda comunidade escolar.

Sugestão 05: Hoje em dia, existem diferente formas de transmitirmos mensagens.  Peça para o alunos pesquisarem sobre esses tipos e no site Fotojet, criarem cartazes explicativos sobre eles. A ideia é expor esses trabalhos no murai da escola.

Ensino Fundamental I

Tema: Oficina de Produção Textual

Objetivos: Valorizar a importância da produção de texto no nosso cotidiano; conhecer alguns tipos de textos; exercitar o vocabulário e a escrita; identificar as dificuldades encontradas na produção de texto; refletir acerca da importância da leitura e criar textos de improviso.

Proposta: Organize um espaço para realização da oficina. As sessões devem ser iniciadas com um grupo de, pelo menos, 5 pessoas. Em seguida, explique a importância da produção de texto e dê alguns exemplos. Lance o desafio, onde os participantes deverão voltar ao tempo de escola e relembrar uma experiência interessante que tiveram com produção de texto. Incentive-os a pensar nas várias situações que envolveram esse momento significativo. Quem era o professor? Como interagiam com os alunos? Que atividades costumavam realizar?

Cada participante deverá escrever um pequeno texto (poema/poesia popular) que evoque lembranças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Ao final, peça para que arrumem as produções em varal para facilitar a leitura.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Biblioteca Andarilha

Objetivos: Ressaltar a importância da leitura; estimular a troca de livros e de conhecimentos entre diferentes tipos de pessoas e compartilhar boas histórias de forma divertida e gratuita.

Proposta: Criação de um stand (biblioteca andarilha), que possa ser montada em qualquer lugar e em qualquer evento da escola. O ingresso para conhecer o espaço é a doação de um livro. Durante a visitação ao stand algum evento literário deverá acontecer: uma contação de história, uma dramatização ou uma dinâmica para confecção de algum texto. Na saída, o visitante poderá levar um livro para desfrutar de uma prazerosa leitura, uma vez que ela poderá levar os leitores a lugares inimagináveis.

Dica: Para iniciar a biblioteca, busque doações (que podem ser um capital inicial para compra de livros novos ou recolhimento de obras literárias em bom estado) junto aos familiares, amigos e/ou patrocinadores.

livros2

Dicas para conseguir livros para uma biblioteca comunitária. 

Ideias para bibliotecas livres.

Etapas do Projeto