Projeto Matemática

Matematica

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A Matemática desempenha um papel decisivo em nossas vidas, pois permite resolver problemas do cotidiano, tem muitas aplicações no mercado de trabalho e funciona como um instrumento essencial na construção dos conhecimentos curriculares. O homem, ao longo dos anos, passou a explorar a Matemática como ferramenta para facilitar a organização e a estruturação de processos – desde o ato banal de contar elementos ao ato de calcular o diâmetro do planeta Terra. É a ciência que interfere fortemente na formação das capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.

Como dizia Pitágoras há séculos atrás, e que ainda se aplica perfeitamente na atualidade, “Os números governam o mundo!

– Trabalhar o valor matemático no cotidiano.

– Desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade.

– Resolver situações-problemas, criando e elaborando técnicas de resoluções.

– Interagir com áreas da Matemática, como a Geometria e a Álgebra.

– Encarar a matemática de uma maneira mais natural, para a construção do próprio conhecimento matemático.

Educação Infantil

Sugestão 1: Realize os jogos Formas Geométricas, Formas e Desenhos e Ligue as Figuras – Formas. Depois, no programa Editor de Imagem, proponha para os alunos fazerem um desenho qualquer, o qual seja formado por formas geométricas.

Sugestão 2: Utilize o Material de Informática Educacional
– Projeto Solidariedade e Paz – Temas: Meios de Transportes e Brincadeiras.
– Projeto Na Era dos Dinossauros – Tema: Dia e Noite.
– Projeto No Mundo da Imaginação – Temas: Sistema Solar e Meios de Comunicação.
– Projeto Aprendendo na Escola – Temas: Amizade e Esporte.

Sugestão 3: Assista ao vídeo “Cores”.  Em seguida, baixe o modelo e peça para os alunos pintarem o número da cor corresponde aos objetos.

Sugestão 4: Assista aos vídeos A Música dos Números, Números de 1 a 10″. E, sem seguida, exercite a contagem dos números no jogo “Eu Sei Contar“.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: A contagem está presente no nosso cotidiano, peça para os alunos exercitarem este conteúdo no jogo Aprenda a Contar”. Depois, avance para pequenos cálculos matemáticos através do jogo Corrida da Matemática e Coelho Faminto”.

Sugestão 2: Apresente o jogo Conjuntos Numéricos e deixe os alunos exercitarem bastante este conteúdo. Ao terminarem, peça para criarem alguns tipos de conjuntos – finito, infinito, vazio e unitário – com objetos do cotidiano escolar. Para realização desta atividade, utilize um programa Editor de Imagem.

Sugestão 3: Utilize o Material de Informática Educacional Matemática – Níveis I ao V.

Sugestão 4: Peça para os alunos exercitarem as quatro operações matemáticas através dos jogos Qual é a Conta? e Desafio Aritmético. Em seguida, num Editor de Texto, sugira que criem um texto descritivo sobre uma situação do dia a dia onde possamos identificar o uso da matemática.

Ensino Fundamental II e Médio

Sugestão 1: Exercite o jogo Labirinto da Tabuada. Depois peça para os alunos, organizados em duplas, personalizarem um jogo de dominó, onde serão trabalhados os números múltiplos.  Utilize este molde para montagem da atividade e um programa Editor de Imagem para personalização das peças do jogo.

Sugestão 2: Peça para os alunos executarem o jogo Frações Equivalentes e, em seguida, montarem, num Editor de Texto, um plano de aula diferente para apresentarem o conteúdo sobre fração para os demais grupos da turma. Na realização desta atividade poderão utilizar vários recursos – alimentos, artesanato reciclável, balão de festa, material dourado, etc.

Sugestão 3: Proponha um desafio para a turma. Os alunos terão que criar um novo brinquedo, que será formado por polígonos. O esboço do projeto deverá ser realizado num programa Editor de Imagem.  Os idealizadores dos brinquedos também deverão criar um manual de utilização com os benefícios que o mesmo proporciona aos usuários. Estas orientações deverão estar listadas numa apresentação – programa Editor de Slide. Para fechar o projeto, o brinquedo deverá ser confeccionado e apresentado para toda comunidade escolar.
Obs.: Selecione uma data e promova um evento para a apresentação dos brinquedos idealizados.

Sugestão 4: Ao longo de um ano, há fatores que contribuem para a variação nos preços de venda das mercadorias. Em pesquisas recentes, alguns produtos foram identificados como vilões neste contexto, tais como: azeite, feijão, farinha de trigo, pão francês, etc.
Peça para que os alunos pesquisem mais dez produtos que passam por essas oscilações e, estruturem no programa Planilha Eletrônica, uma tabela com as alterações de preços ao longo dos quatro trimestres do ano. Os alunos devem levar em consideração as taxas de reajustes trimestrais – 0,3%; 1%; 2,5% e 2,8% – respectivamente.
Trabalhe com as funções financeiras do programa. A planilha deverá apresentar os campos: valor atual, juros e valor reajustado, em cada trimestre.

Sugestão 5: Pesquise sobre a história da matemática. Em seguida, assista alguns vídeos sobre cordel (o que é, características, como se faz, exemplos, etc). Os alunos deverão utilizar os programas Editor de Texto e Imagem para criarem o seu cordel, contando na sua versão a história da matemática..

Ensino Fundamental I

Tema: Tabuada

Objetivos:  Trabalhar com os alunos a relação dos produtos da multiplicação e as propriedades envolvidas nos cálculos/ Promover a memorização dos resultados da tabuada através das cores./ Criar cartões com a tabuada.

Processo de Criação: Os alunos deverão confeccionar cartões com a tabuada 1 até 10, cada número com uma cor diferente, esses cartões serão armazenados dentro de uma caixinha ou latinha ( conforme a imagem).  A turma será dividida  em grupos para organizar as etapas do projeto: a confecção dos cartões, a logo da latinha, a embalagem, impressão dos cartões, divulgação e venda.  A comercialização das latinhas ficará por conta da turma. E a verba arrecadada será revestida para festa de final de ano da turma.

      

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Tema: Batalha da Matemática

Objetivos: Organizar um evento, criar paródias e apresentar conteúdos da matemática de forma lúdica.

Processo de Criação: Os aluno farão parte de uma empresa que organizará um evento com o nome de “Batalha da Matemática”.  A ideia é apresentar os conteúdos da matemática de forma lúdica e com entretenimento através da criação de paródias.  Os grupos deverão realizar as inscrições e se apresentar no dia do evento.  A banca de jurados deverá ser professores de matemática que irão avaliar a criatividade e o conteúdo abordado.

Etapas do Projeto