Projeto Água

testeiraagua

 

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

A escassez e o uso abusivo da água são realidade. Faz-se necessário e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais. o uso inadequado dos recursos naturais, tem causado diversos reflexos negativos ao equilíbrio do meio-ambiente, e que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.

– Compreender a importância da água no nosso dia a dia.

– Conscientizar o homem sobre o uso adequado da água.

– Conhecer as utilidades das águas.

– Pesquisar formas de economizar a água.

– Identificar os benefícios da água para meio ambiente e para uma boa qualidade de vida.

Educação Infantil

Sugestão 1: Apresente o vídeo O ciclo da água, em seguida, proponha aos alunos que utilizem o Editor de Imagem Paint e ilustrem o ciclo da água na natureza.

Sugestão 2: Apresente o vídeo Água?, e em seguida, proponha aos alunos que acessem o site Fotojet, e criem um cartaz com dicas de consumo responsável da água.

Sugestão 3: Assista ao vídeo Palavra Cantada – Gotinha em Gotinha, e proponha para os alunos a releitura de uma das imagens que aparece no clipe utilizando as ferramentas do Editor de Imagem Tux Paint.

Sugestão 4: Assista aos  vídeos O Uso Consciente da Água e Dicas legais de como economizar água, e proponha para os alunos a criação de uma história em quadrinhos no site Pixton ou nos programa QTM (Quadrinhos Turma da Mônica) ou HQ (Hagáquê), com personagens dialogando sobre o uso consciente da água.

Sugestão 5: Converse com os alunos sobre a importância de usar a água de maneira consciente, e em um programa de Editor de Texto, proponha a criação de cartazes sobre:  o uso consciente da água x desperdício. Não deixe de ressaltar as ferramentas que devem ser usadas: imagens, borda e título em wordArt.

Sugestão 6: Assista ao vídeo A importância da águaem seguida proponha aos alunos a criação de um Folder com dicas de Como Preservar a Água. Utilize um Editor de Texto para realizar a atividade e, para ilustrar o folder, pesquise imagens na internet. Segue o link do vídeo explicativo com uma aula de criação de Folder.

 Sugestão 7: Proponha para os alunos uma exposição reflexiva com imagens sobre o desperdício da água e imagens de pessoas que necessitam muito da água para sobreviver e não tem. No programa Editor de Imagens – PhotoFiltre, utilize a ferramenta filtros para ajustar as imagens pesquisadas na internet.

Sugestão 9:  Assista ao Vídeo Ciclo da Água e converse com os alunos para que eles compreendam que a água não pode ser fabricada ou criada se um dia vier a faltar, mas é renovada naturalmente em seu ciclo. Em um programa Editor de Slide peça para que os alunos exemplifiquem os processos do ciclo da água: Evaporação, Condensação, Precipitação e Escoamento.

Sugestão 10: Assista a história da  Gotinha de água, e em seguida converse com os alunos sobre os caminhos de renovação da água. Em um programa Editor de Imagens proponha para que eles criem uma ilustração da história.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 1: Em parceria com o professor de Português proponha para turma criar um diálogo entre dois personagens sobre a escassez de água potável no mundo, e sua importância para vida e para a preservação. Utilize um Editor de Imagens para criar os personagens do diálogo e um Editor de Slide para criar as cenas, com a ferramenta Forma/ Texto Explicativo. Explore os recursos de Animação e Transição de Slides.

Sugestão  2:  Realize uma pesquisa de músicas que falem sobre o tema Água. No programa Editor de Vídeo – Windows Movie Maker, proponha a criação de um vídeo clip com imagens para ilustrar a canção, mostrando a importância da água para vida.

Sugestão 3:  Apresente para os alunos o site Brasil Escola Água  e proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de água existente em nosso planeta e como ela está distribuída. Utilize um programa de Planilha Eletrônica, para ilustrar e exemplificar a diferença entre a quantidade de água doce e água salgada existentes em nosso planeta.

Sugestão  4: Assista ao vídeo Por que falta água no Brasil?  Em seguida, peça para os alunos criarem um artigo em um programa Editor de Texto, levantando as soluções possíveis, para resolvermos esse problema.

Sugestão 5:  Converse com os alunos sobre como podemos reutilizar a água. Hoje em dia, quase 750 milhões de pessoas no mundo não possuem acesso a uma fonte segura de água potável. Como se não bastasse, a demanda por esse precioso bem irá aumentar em 400% até o ano de 2050. Uma das atitudes a serem tomadas é em relação ao descarte na área domestica: se houver conscientização da nossa parte a responsabilidade ambiental vai melhorar visando o bom uso da água em todas as relações sociais. Proponha para os alunos a pesquisa de medidas de solução para evitar o desperdício e a coleta em relação a reutilização da água. Em um programa Editor de Slide apresente essa medida. Reforce a utilização do maior número de ferramentas.

Sugestão  6: Converse com os alunos sobre a importância de economizar a água, que hoje pode não parecer importante, mas a longo prazo será de extrema necessidade para o planeta. Pensando nisso, em um Programa Editor Gráfico proponha para os alunos a construção dos “Dez Mandamentos para Economizar Água”. Não deixe de ressaltar a hora do banho e utilidades domésticas.

Sugestão 7: Acesse o site Falta de Água .  Em seguida peça para os alunos criarem uma exposição em um Editor de Slides com fotos e frases  que retrate os principais problemas com a falta de água como: poluição, escassez, desperdício e suas possíveis soluções.

Ensino Fundamental I

Tema: As Diferentes Formas de Reutilização da Água

Objetivos: Pesquisar diferentes formas de reutilização da água; Criar um projeto sobre o tema abordado para informar a comunidade escolar.

Processo de Criação: Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre as diferentes formas de reutilização da água nas residências. Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá criar um projeto com uma forma escolhida e registrá-lo através de um vídeo.  Esses projetos serão apresentados na Feira de Ciência ou qualquer outro evento da escola.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Reaproveitamento da Água da Chuva

Objetivos: Pesquisar sobre as diferentes formas de reaproveitamento da água da chuva; Criar um projeto sobre o tema abordado para informar a comunidade escolar.

Processo de Criação: Inicie uma pesquisa sobre as diferentes formas de reutilização da água da chuva. Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá criar um projeto com uma forma escolhida e registrá-lo através de um vídeo.  Esses projetos serão apresentados na Feira de Ciência ou qualquer outro evento da escola.

Etapas do Projeto