Adicione um Ator

Sumário

CONECTAR

 

A animação é a técnica de criar a ilusão de movimento através de imagens estáticas. Evoluiu desde os dispositivos ópticos do século XIX até os avanços digitais de hoje. Inicialmente em 2D, com desenhos à mão, e depois em 3D, com modelos digitais manipulados por computador. Filmes clássicos como os da Disney e inovações como “Toy Story” impulsionaram a animação 3D. Apesar disso, a animação 2D ainda é valorizada por seu estilo e nostalgia. Atualmente, a animação é encontrada em uma variedade de formas e plataformas, desde cinemas até conteúdo online e jogos. A constante evolução tecnológica continua a impulsionar a indústria, com áreas como realidade virtual e animação em tempo real emergindo como novos territórios de inovação.

 

CONTEMPLAR

 

VOCÊ SABE O QUE É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

 

Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções que possibilita aos humanos se comunicarem com computadores, fornecendo indicações sobre o que realizar e como realizar essas tarefas.

O Scratch, uma linguagem de programação visual criada pelo MIT, proporciona uma maneira acessível e divertida de aprender programação, substituindo linhas de código por blocos coloridos em uma interface gráfica. Ele pode ser acessado pelo site: https://scratch.mit.edu/

 

 

Aprender a programar com o Scratch é simples, pois ele usa uma interface gráfica e blocos que se encaixam como peças de LEGO.

 

 

 

Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?

 

Com o Scratch, é possível criar uma variedade de projetos, como histórias interativas, jogos, animações, projetos educativos e aplicações interativas.

A plataforma oferece uma ampla gama de possibilidades criativas para os usuários explorarem.

 

 

 

 

CONHECENDO A INTERFACE DO PROGRAMA

 

A interface do programa é bastante intuitiva e simples de usar.

 

1 – Palco: área que permitirá a visualização de toda parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes.

2 – Área de Scripts: área onde ocorrerá a programação. Aqui estarão os códigos que serão desenvolvidos e os blocos que serão arrastados.

 

 

 

3 – Paleta de Blocos: todos os blocos usados estarão nesta área. Eles são divididos por cor, e dentro de cada cor, os blocos têm diferentes formatos. Cada cor é responsável por uma função, e dependendo do formato, o bloco retorna ou lê um tipo de valor.

Na Área de Scripts estarão os blocos que serão compilados, ou seja, transformados em programa, que será visualizado através do Palco.

4 – Lista de Atores: área que permitirá a visualização, a inserção e a alteração de imagens que aparecerão no Palco. Também conhecida como Atores.

 

 

CONSTRUIR

 

 

ADICIONE UM ATOR

Acesse o site do Scratch em https://scratch.mit.edu/ e adicione dois Atores para compor um dialogo simples. Siga as instruções passo a passo e, quando terminar, clique na bandeira verde e observe a animação que você desenvolveu.

 

 

 

PROGRAMANDO O PROJETO

 

1. Clique no Ator Gato (Cat) e depois no ícone da lixeira para excluí-lo.

2. Clique no local indicado pela seta verde para inserir os Atores: Ripley e Kiran .

3. Para renomear o ator, clique na área indicada pela seta vermelha (Figura 1), e em seguida, no campo “Ator” (Figura 2) marcado pela outra seta vermelha, insira o novo nome. Após isso, clique no outro ator e repita os passos.

 

4. Para ajustar a posição dos atores no palco, indique os números nos campos das coordenadas X e Y, indicados pela seta amarela ou clique no ator que deseja mover e arraste para onde quiser posicioná-lo.

5. Para tornar o ator visível ou invisível, clique no campo Mostrar, indicado pela seta roxa.

6. Para alterar o tamanho do ator, ajuste a numeração no campo Tamanho, indicado pela seta rosa.

7. Para alterar a direção do ator, ajuste a numeração no campo Direção, indicado pela seta azul.

 

CRIANDO UM DIÁLOGO DO RIPLEY

 

8.  Selecione o Ator Ripley, em códigos, clique em “Eventos e arraste o bloco quando  for clicado para a Área de Scripts (seta roxa).

9. Em seguida, clique em “Aparências e arraste o bloco diga…por ….segundos para a Área de Scripts (seta roxa). Escreva uma frase dentro da caixa branca (onde está escrito “Olá!”).

10. Agora, clique em “Controle e arraste o bloco espere 1 seg (seta azul).

11. Clique em “Aparências e arraste o bloco diga Olá! para a Área de Scripts (seta rosa). Escreva uma frase dentro da caixa branca (onde está escrito “Olá!”).

 

12. Agora é com vocês, adicione um terceiro Ator e termine o diálogo.

 

CONTINUAR

 

 

Compartilhe com a turma os resultados da construção:

  • Na paleta de cores, para que serve a função Controle?
  • Como pode ser inserido um novo diálogo?