CONECTAR
A água é um recurso precioso em nosso planeta. Ela está presente em rios, lagos e oceanos, e é essencial para a vida de todos os seres vivos, incluindo nós, seres humanos. Usamos água para beber, tomar banho, cozinhar alimentos, limpar nossa casa e até mesmo para produzir eletricidade. No entanto, é importante usá-la com sabedoria para não desperdiçá-la. Podemos economizar água fechando a torneira enquanto escovamos os dentes, consertando vazamentos em casa e evitando banhos muito demorados. Além disso, devemos cuidar dos rios e lagos, não jogando lixo neles e evitando poluir as águas com produtos químicos. Dessa forma, podemos ajudar a preservar esse recurso natural tão importante e garantir que haja água suficiente para todos, tanto agora quanto no futuro.
Confira o vídeo “Dicas para ECONOMIZAR ÁGUA – Vamos salvar o planeta – Meio ambiente para crianças”:
Pergunte aos alunos:
• Como podemos usar a água de forma mais consciente durante as atividades cotidianas, como tomar banho e lavar louça?
•Quais são as consequências de desperdiçar água e como podemos tomar medidas para evitar o desperdício?
•Por que a água é tão importante para os seres vivos?
CONTEMPLAR
PROPOSTA DA ATIVIDADE
IRRIGADOR
O irrigador é uma ferramenta utilizada para distribuir água de forma controlada em plantações e jardins. Ele pode ser uma ótima opção para economizar água, pois permite uma distribuição uniforme e eficiente, evitando desperdícios. Para economizar ainda mais água ao usar um irrigador, é importante programá-lo para regar durante os horários mais frescos do dia, como de manhã cedo ou no final da tarde, evitando a evaporação excessiva. Além disso, é fundamental verificar regularmente se não há vazamentos ou problemas de funcionamento no sistema de irrigação. Essas medidas simples podem ajudar a conservar água e a manter as plantas saudáveis.
CONSTRUIR
Construa um robô irrigador com as peças do Kit Tecnológico Mindstorms EV3.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como o irrigador funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça o irrigador igual mostrado no vídeo.
1. Crie a programação conforme mostrada abaixo:
2. Explique para o restante da turma como o irrigador funcionou.
CONTINUAR
• Nesta montagem o motor grande é usado para dar qual movimento a montagem?
• Para dar movimento a montagem, foi necessário usar algum tipo de engrenagem?