Alarme com Sensor a Laser

Sumário

CONECTAR

 

Você já viu esta cena em algum filme de ação?

Essa cena apresenta um tipo de efeito especial muito comum em filmes de ação, espionagem, assaltos a bancos ou museus, e consiste na utilização de um sensor de luminosidade ou de presença juntamente com um laser, ou apenas o laser, para criar um alarme capaz de detectar a presença de pessoas ou animais.

O sensor a laser tem diversas funções, incluindo responder de forma eficiente em ambientes com luz ou calor, reconhecer movimentos, umidade, pressão, entre outras variações detectáveis no ambiente. Para criar um alarme com esse sensor, é necessário utilizá-lo como fonte de luz e um sensor de luminosidade convencional que receberá o feixe colorido, geralmente na cor vermelha ou verde. Quando algo interrompe o feixe de luz, o circuito é acionado, emitindo um AVISO ou ALARME.

CONTEMPLAR

 

Nesse projeto utilizaremos o sensor de luminosidade estudado no projeto 21 e o componente buzzer que foi apresentado na aula introdutória.

 

 

 

Que tal lembrar o que é um buzzer e saber como ele funciona?

Ele é um pequeno alto-falante que tem a capacidade de produzir tons em frequências específicas, permitindo a reprodução de pequenas músicas ou a emissão de alarmes sonoros. É um componente comum em brinquedos e relógios digitais que possuem alarme.

Em equipe, utilize os componentes de prototipagem eletrônica para tocar a escala de dó com o buzzer e testar como controlar esse dispositivo externo.

Passo 1: separe os materiais.

Passo 2: conecte os componentes conforme a imagem.

Passo 3: o professor irá passar a programação 1 para a placa.

Passo 4: responda as questões sobre os resultados da construção:

•O protótipo do buzzer funcionou?
•Qual foi o som que o buzzer reproduziu?

 

CONSTRUIR

É HORA DO DESAFIO!

O diodo laser é um LED equipado com uma lente especial que gera um feixe de luz intenso e de longo alcance, frequentemente em formato de ponto.

Nesse projeto, será criado um sistema de alarme robusto para proteger um objeto de valor. Para isso, serão usados os componentes: sensor de luz LDR com a função de detectar o feixe de laser e o buzzer com a função de emitir um alerta sonoro.

Em equipe, utilize os componentes de prototipagem eletrônica para montar um sistema de alarme acionado por sensor laser e testar como controlar um dispositivo externo.

 

 

Passo 1: separe os materiais.

Passo 2: Conecte os componentes de acordo com a imagem, o laser está conectado diretamente na protoboard e apontado em direção ao LDR. O objetivo é que o laser reflita diretamente no LDR, de forma que este sensor detecte uma grande quantidade de luz. Quando um objeto obstruir o feixe de luz, o buzzer emitirá um alarme sonoro como sinal de alerta.

Caso o laser não acenda, verifique se os fios foram colocados até o fundo dos furos da protoboard.

Importante! Não aponte o laser diretamente no seu olho ou no olho de outra pessoa.

CONTINUAR

VAMOS FINALIZAR!

Passo 3: o professor irá passar a programação 2 para a placa.

Compartilhe com a turma os resultados da construção:

•Você identificou o objetivo da conexão entre o laser e o LDR?

•O que acontece se o laser não estiver apontado para o sensor?