CONECTAR
Os animais são seres vivos que possuem o ciclo de vida como dos seres humanos, ou seja, nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Cada espécie possui características próprias, como: cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente onde vive e som.
Os animais também apresentam diversas formas de locomoção, eles podem andar, nadar, saltar, voar, rastejar ou, simplesmente, não se locomover.
No tamanho, os animais variam muito, podendo ser considerados de porte pequeno, como pulgas, sanguessugas e mosquitos; médio, como muitos sapos, cachorros e tamanduás; e de grande porte, como bovinos, elefantes e baleias.
Outra característica marcante são os sons dos animais, eles servem para os animais se comunicarem, avisarem sobre perigos e encontrarem parceiros. Além disso, esses sons ajudam a manter o equilíbrio na natureza, controlando populações de insetos e outros animais.
Assista ao vídeo “Como Os Animaizinhos” e conversem sobre as diferenças desses animais.
CONTEMPLAR
•Onde encontramos os animais?
• Quais os animais que você tem ou gostaria de ter?
CONSTRUIR
O desafio da aula de hoje será construir um animal.
Divida os alunos em duplas e/ou trios e proponha a construção desses animais utilizando os Kits Tecnológicos Duplo 9090 e Grande Fazenda.
É HORA DO DESAFIO!
Passo 1: separe os materiais.
• 1 placa de circuito
• clipes de jacaré
• 1 cabo USB
• fita adesiva transparente larga
• papel alumínio
Passo 2: pegue as montagens dos animais com as peças de blocos duplos.
Passo 3: pegue a fita adesiva transparente larga e um pedaço de papel alumínio.
Passo 4: prenda o papel alumínio na montagem com a ajuda da fita.
Passo 5: fixe os jacarés nos pedaços de papel alumínio.
Passo 6: conecte a outra ponta dos clipes de jacaré a cada entrada na placa de circuito. Um clipe de jacaré ficará com uma das pontas soltas, pois ela é o fio terra.
Passo 7: para conectar a placa de circuito ao computador, utilize o cabo USB.
Passo 8: execute o programa Scratch. Acesse o endereço https://scratch.mit.edu.
A programação que deverá ser feita no Scratch irá reproduzir o som de cada animal. Lembre-se que existe uma extensão específica para o uso da placa de circuito e para cada conexão (esquerda, direita, em cima, embaixo e barra de espaço) terá um bloco de comandos.
Passo 9: adicione a extensão da placa de circuito.
Baixe os sons dos animais em mp3.
Passo 10: monte a programação do projeto som dos animais. Você deverá utilizar a função Som para baixar do seu computador o som de cada animal.
Repita a etapa do passo 10 até que todos os sons sejam inseridos.
Passo 11: existem duas formas de inserir o comando para a emissão do som. Na aba “Código”, clique em Eventos ou Makey Makey e arraste o bloco “Quando a tecla espaço for pressionada” para a Área de Scripts (bloco verde ou amarelo).
Passo 12: na aba “Código”, clique em Som. Arraste o bloco “Toque o Som Miau” para a Área de Scripts (bloco rosa).
Para selecionar um novo som da biblioteca, clique na opção ”toque o som Dog1”.
Passo 13: para finalizar o som, clique em Aparência e arraste o bloco “pare todos os sons” para a Área de Scripts.
Passo 14: repita a etapa para todos os animais, na opção do bloco “Quando a tecla espaço for pressionada” mude para espaço, seta para cima, seta para baixo, seta para direita, seta para esquerda.
Repita o passo 14 no “bloco toque o som Dog1” até que todos sejam inseridos.