Conectar
Os brinquedos e as brincadeiras são fundamentais para as crianças. Com eles, aprendemos a interagir com os amigos, nos exercitamos e usamos nossa criatividade e imaginação.
As brincadeiras antigas e tradicionais são muito divertidas. Elas eram facilmente encontradas nas ruas, parques e praças dos bairros. Brincar de amarelinha, dança da cadeira, telefone sem fio, escorregar no escorregador, jogar bola, andar no balanço, são algumas dessas brincadeiras. Elas contribuem para a nossa saúde e para o nosso desenvolvimento, e o melhor, são brincadeiras gratuitas e que rendem muitas gargalhadas e ótimos momentos entre amigos e família.
Contemplar
•Qual a sua brincadeira favorita?
•Qual o brinquedo que você possui e não deixa de brincar com ele nenhum dia?
•Você conhece alguma brincadeira antiga? Qual?
Contextualizar
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos do Bee-Bot® piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Após conhecermos o Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Parque. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos o Bee-Bot® irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards do Bee-Bot® com as setas para indicar a programação do robô.
1) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, e mova-o até a casinha.
2) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, e mova-o até a brincadeira de escalar.
3) Coloque o Bee-Bot® virado para a direita, no ponto de partida, e mova-o até o brinquedo gangorra balanço e volte de costas até o ponto de partida.
4) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, mova-o até o brinquedo de escalar que está sem as crianças.
5) Na mesma posição que o Bee-Bot® chegou no brinquedo de escalar, mova-o até a gangorra.
6) Na mesma posição que o Bee-Bot® chegou na gangorra, gire-o para a direita e mova-o até o balanço.
7) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no quadrado da imagem com as crianças brincando no escorregador e mova-o um quadrado para frente ou dois quadrados para trás.
8) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, escolha um lugar no parque, não precisa ser somente nos brinquedos, e mova-o até o lugar escolhido.
9) Escolha um brinquedo no tapete e coloque-o Bee-Bot® nele, virado para frente, e mova-o até outro brinquedo qualquer.
10) Escolha uma brincadeira que tenha crianças no tapete. Coloque-o no quadrado dessa imagem e mova-o até o ponto de partida.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
Continuar
O Bee-Bot® acertou os desafios propostos?
Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?
Qual foi o desafio mais difícil?
BOM TRABALHO!