Brinquedos e Brincadeiras

Sumário

Conectar

 


Os brinquedos e as brincadeiras são fundamentais para as crianças. Com eles, aprendemos a interagir com os amigos, nos exercitamos e usamos nossa criatividade e imaginação.

As brincadeiras antigas e tradicionais são muito divertidas. Elas eram facilmente encontradas nas ruas, parques e praças dos bairros. Brincar de amarelinha, dança da cadeira, telefone sem fio, escorregar no escorregador, jogar bola, andar no balanço, são algumas dessas brincadeiras. Elas contribuem para a nossa saúde e para o nosso desenvolvimento, e o melhor, são brincadeiras gratuitas e que rendem muitas gargalhadas e ótimos momentos entre amigos e família.

 

Contemplar

 

•Qual a sua brincadeira favorita?

•Qual o brinquedo que você possui e não deixa de brincar com ele nenhum dia?

•Você conhece alguma brincadeira antiga? Qual?

 

 

Contextualizar

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos do Bee-Bot® piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Após conhecermos o Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Parque. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos o Bee-Bot® irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards do Bee-Bot® com as setas para indicar a programação do robô.

1) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, e mova-o até um local do parque que não possui brinquedo.

2) Coloque o Bee-Bot® virado para direita, no ponto de partida, e mova-o até a criança que está de maria chiquinha brincando de corrida de saco.

3) Na mesma posição que o Bee-Bot® chegou, mova-o até as crianças que estão brincando na barra de equilíbrio.

4) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, e mova-o até o brinquedo gira gira carrossel.

5) Na mesma posição que o Bee-Bot® chegou no brinquedo gira gira carrossel, mova-o até o escorregador que duas crianças estão brincando.

6) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, e mova-o até o local onde as crianças estão brincando com a areia.

7) Coloque o Bee-Bot® virado para direita, no ponto de partida, e mova-o até um brinquedo que não tenha criança brincando.

8) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, escolha um lugar no parque, não precisa ser somente nos brinquedos, e mova-o até o lugar escolhido.

9) Escolha um brinquedo no tapete que tenha crianças brincando e coloque o Bee-Bot® nele, virado para frente, e mova-o até outro brinquedo sem criança.

10) Escolha uma brincadeira no tapete. Coloque-o no quadrado dessa brincadeira e mova-o até o ponto de partida.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

 

Continuar

 

 

O Bee-Bot® acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?

Qual foi o desafio mais difícil?

 

BOM TRABALHO!