Brinquedos e Brincadeiras

Sumário

CONECTAR

 


Brinquedos e brincadeiras são muito legais e importantes para as crianças porque ajudam a aprender e a se divertir ao mesmo tempo. Brincar é uma forma de explorar o mundo, usar a imaginação e fazer novas descobertas. Com os brinquedos, as crianças podem inventar histórias, criar jogos e experimentar diferentes maneiras de se expressar.

Além de ser divertido, brincar também é importante para o crescimento. As brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades como compartilhar, resolver problemas, e ter paciência. Elas também melhoram a coordenação e o equilíbrio do corpo. Em grupo, as crianças aprendem a se relacionar, fazer amigos e trabalhar em equipe.

Por isso, brincar faz parte do aprendizado e deixa a infância mais alegre e especial.

 

CONTEMPLAR

 

 

• Do que você mais gosta de brincar?

• Qual é o seu brinquedo favorito no parque?

• E na escola, você costuma brincar? De que?

 

 

CONSTRUIR

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos do Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Após conhecermos a Abelha Robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Introdutório. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

MATERIAIS: 

  • fita adesiva fina de diferentes cores (5 cores)
  • blocos duplos

Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre os assuntos relacionados ao projeto, utilizar o kit tecnológico de robótica estrutural com blocos duplos para que cada equipe construa um brinquedo e escolha uma cor.

Construa trajetos diferentes sinalizado por cores diferentes para cada equipe (conforme a ilustração).

Divida a turma em equipes de, no máximo, seis alunos e distribua uma abelha-robô para cada equipe.

Em seguida, distribuir uma abelha-robô para cada equipe posicionar, no tapete introdutório, no ponto de partida da cor escolhida, assim como o brinquedo construído no ponto de chegada da mesma cor.

Cada cor deve realizar um tipo de programação.

 

 

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

 

CONTINUAR

 

 

• Como foi realizar os desafios?

• Todos as equipes conseguiram chegar no seu brinquedo?

• Quem foi a primeira equipe?

 

 

BOM TRABALHO!