Você sabia que as atividades diversificadas referem-se a tudo aquilo que extrapola o livro didático e as práticas presenciais, são importantes aliadas no processo de ensino. Estão relacionadas não apenas com os recursos didáticos que escolhemos, mas também com o método que escolhemos aplicar. Divirta-se com nossas sugestões!
3 anos
Ferramentas: vídeo, software Paint e jogos on-line.
Desafio: O período da educação infantil é umas das épocas em que a criança mais aprende e retém informação. Por essa razão, é nessa idade que as cores se tornam tão importante para o aprendizado. Ao pintar e desenhar a criança está estimulando sua criatividade e a relação com as cores e o mundo. Assista ao vídeo “Canção das Cores” e, no programa Editor de Imagem Paint, desenhe as formas geométricas e pinte cada uma delas com cores diferentes. Para enriquecer ainda mais a atividade, brinque no Jogo Cores – Smart Kids e no Jogo das Cores – Escola Games.
4 anos
Site Educacional Sugerido: BRINCANDO COM ARIÊ
Os sites educacionais foram desenvolvidos para permitir a aprendizagem dos alunos com interatividade. O layout colorido e animado se torna atrativo. O ensino virtual é motivador e suas descobertas proporcionam algumas habilidades importantes.
O site Brincando com Ariê, apresenta um lindo gatinho como personagem principal e possui uma série de jogos educativos para o auxilio na alfabetização. São jogos que possuem conteúdos pedagógicos e atuais para as crianças, e que estimulam o aprendizado. É um ótimo site a ser explorado.
Acesse aqui e divirta-se!
Os jogos estão disponíveis para desktop, tablet e celular.
5 anos
App Sugerido: SILABANDO
Está disponível, gratuitamente, para iOS (Apple Store) e Android (Google Play/Play Store).
“A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura” (LOPES; ABREU; MATTOS, 2010, pp. 10-11). A partir dessa frase, pode-se compreender que a alfabetização nada mais é do que o primeiro contato que a criança tem com as letras, ou seja, com os códigos, os quais ela precisa aprender, a fim de que, em momento posterior possa, enfim, chegar ao letramento, ou seja, à junção dos códigos, o que permite a leitura e a interpretação daquilo que eles efetivamente querem dizer.
O Silabando é um ótimo aplicativo para auxiliar no processo de alfabetização da criança. Ele apresenta de forma ilustrativa silabas maiúsculas, minúsculas e cursivas. Além disso, mostra associações entre silabas e palavras e estimula as associações dos sons silábicos.
1º ano
App Sugerido: PEQUENO PANDA (iOS) / PANDA COZINHEIRO (Android)
Está disponível, gratuitamente, para iOS (AppleStore) e Android (GooglePlay/Play Store) e na versão gratuita.
Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento dos nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.
Pensando nisso, que tal conhecer e participar do preparo de diversos alimentos!?
Neste app, você é o chef de um restaurante, têm três clientes fofinhos, o pequeno Kiki, o Leão e o Ganso, e terá que cozinhar vários alimentos de acordo com as suas preferências. Um excelente jogo para desenvolver a criatividade, o interesse pela culinária e compreender o que os diferentes animais comem.
Além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades na área culinária, é possível trabalhar a parte de degustação, incentivando a experimentação de alimentos diferentes e introdução de mais opções ao cardápio diário.
Divirta-se e desperte a curiosidade em experimentar novos alimentos na vida real!
2º e 3º ano
Ferramentas: sites e software Editor de Texto.
Acesse os sites selecionados e pesquise informações para realização do desafio.
Brincadeiras revelam como Crianças estão lidando com a pandemia.
Xô, coronavírus: dicas e atividades para a quarentena.
Crianças em casa: 10 atividades para fazer com os pequenos na quarentena.
Desafio: O que fazer na QUARENTENA?
Com a pandemia do coronavírus, surgiu a necessidade do isolamento social para grande parte da população. Uma medida de extrema importância para que o contágio não aumente.
No início tudo é novidade e as descobertas, boas e ruins, acontecem naturalmente. Estar em casa nunca foi ruim, o problema é não poder sair. É possível organizar algumas rotinas como: participar das aulas on-line; ajudar nas tarefas da casa; assistir filmes; ler livros; conversar com primos, amigos e avós; jogar, etc. Com o passar do tempo percebemos que falta algo no dia a dia e coisas simples começam a ficar difíces, Mas o que fazer nestes momentos?
Pensando nisso, utilize sua criatividade e imaginação para elaborar dicas bem legais de atividades para fazer em casa, no programa Editor de Texto.
Lembre-se. O documento precisará ter:
1 – Título (Escolha uma fonte, mude o tamanho e escolha uma cor de sua preferência)
2 – Liste no minímo 8 dicas. Veja o exemplo. DICA 1. Ler um livro bem legal.
3 – Use as ferramentas fonte, cor, tipo para formatar o seu arquivo.
4 – Registre o seu nome e turma.
4º e 5º ano
Ferramentas: algoritmo, vídeo e animação.
O ensino de programação é importante porque estimula a criatividade, a autonomia e desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas no século XXI. Especialistas em tecnologia e educadores defendem o ensino de programação para crianças como uma maneira de compreender o que está por trás de todas as tecnologias a que temos acesso atualmente.
Vamos praticar?
Desafio:
A) Algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Siga as instruções de um algoritmo para criar um origami. O resultado só será descoberto no final! Pegue uma folha e mãos à obra!
- Recorte um quadrado de papel.
- Dobre-o na metade, juntando as duas pontas opostas, formando um triângulo.
- Dobre-o, novamente, na metade, formando um triângulo menor.
- Agora, desfaça as duas dobras feitas até o momento.
- Dobre duas pontas opostas do quadrado até o centro dele (as pontas devem encostar em uma das diagonais formadas pelas dobraduras anteriores).
- Vire o papel para que essas dobras fiquem viradas para baixo.
- Dobre as outras duas pontas que ficaram sobrando, da mesma forma, mas do outro lado do papel.
- Pegue as duas pontas contrárias do quadrado (não importa o lado) e dobre-as até o centro dele.
- Vire ao contrário, novamente, para que essas últimas dobras fiquem viradas para baixo.
- Pegue as duas pontas restantes e dobre-as da mesma forma do passo anterior.
- As quatro últimas dobras foram feitas apenas para formar um vinco (marquinha no papel). Então, desfaça a última dobra, coloque o dedo no vão da folha dobrada, (por dentro da dobra, embaixo da marca quadradinha), e arraste o dedo para a direita, levando a ponta para o centro e o quadradinho para a direita. Faça o mesmo com a outra ponta.
- Vire a montagem do outro lado, abra a última ponta dobrada desse lado e repita o passo anterior, levando o dedo, desta vez, para a esquerda. Faça o mesmo com a outra ponta desse lado. Seu cata-vento estará pronto!
Agora que terminou a montagem do origami, perceba que, o que você fez aqui foi a mesma coisa que um computador faz. O computador sempre vai ler um algoritmo da forma que lhe é apresentado. Então, caso haja alguma instrução errada ou com duplo sentido, ele vai ler o algoritmo de forma completamente diferente da qual imaginamos. Por isso, é importante que as instruções sejam claras.
B) Crie o seu próprio algoritmo de origami (um avião de papel, por exemplo) e desafie um amigo ou familiar a montá-lo!
C) O Blockly é uma biblioteca que adiciona um editor visual para a criação de aplicações para a web. O aluno constrói o seu código, usando blocos lógicos, para representar partes do código-fonte de um software, como variáveis, loops e expressões lógicas.
Assista ao vídeo “Ensinando a programar com Blockly Games” e aprenda a usar o game.
Clique aqui para utilizar o Blockly!
6º e 7º ano
Ferramentas: algoritmo, animação e programação
Desafio:
A – TETRIS: Nessa atividade temos um conjunto de figuras geométricas desenhadas sobre uma estrutura quadriculada. Você poderá imprimir a sua folha aqui ou usar uma folha quadriculada que já possua ou desenhar a sua própria. Peça para alguém da sua casa ou um amigo abrir as instruções. Ele deverá instruir você como desenhar a figura, utilizando apenas os seguintes seis comandos:
- Início: posicionar o lápis no ponto superior esquerdo
- Direita: movimentar o lápis para a direita
- Esquerda: movimentar o lápis para a esquerda
- Baixo: movimentar o lápis para baixo
- Cima: movimentar o lápis para cima
- Fim: finalizar o desenho
B – O moinho é uma máquina que aproveita a energia do vento ou da água. Pode ser usado para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou para produzir energia elétrica. Sua estrutura é formada por várias lâminas que giram quando o vento sopra ou a água passa por elas. No caso dos moinhos de vento, as lâminas ficam no alto de uma torre ou construção e são conectadas a um eixo. Nos moinhos de água, as lâminas ficam presas em torno de uma roda e, esta, fica presa a um eixo. O eixo giratório fornece energia para o mecanismo que faz o trabalho — uma bomba de água ou um moedor de grãos, por exemplo. O eixo também pode fornecer energia para uma máquina chamada gerador, que produz energia elétrica.
Vamos colocar a mão na massa! Que tal experimentar essa sensação de construir seu próprio moinho? Assista ao vídeo “Como fazer um brinquedo roda d’água em casa”e veja como fazer.
8º e 9º ano
Ferramentas: software Crello (on-line)
Desafio: Atualmente, a recomendação mais eficaz para evitar a transmissão do novo Coronavírus, é ficar em casa. As incertezas sobre a Covid-19, a mudança na rotina e a redução do contato físico e social com outras pessoas podem causar: estresse, ansiedade, depressão, raiva, sobrecarga emocional, insônia e até piora da saúde física. Neste momento, é importante espalhar mensagens positivas e de esperança para ajudar a seguir adiante. Utilize o Editor Gráfico Crello para criar artes com mensagens motivacionais, as quais poderão ser compartilhadas nas redes sociais, nos grupos da família, dos vizinhos, etc.
O Crello é uma ferramenta on-line e gratuita de criação e edição de peças de design. Onde é possível escolher entre os modelos prontos e cria imagens personalizadas, com textos e estilos únicos.
Ensino Médio
Ferramentas: tutorial, video e Software Scratch.
Está disponível, gratuitamente, on-line, para , o computador, iOS(Apple Store) e Android (Google Play/Play Store).
Desafio: Que tal aproveitar o tempo livre para exercitar uma linguagem de programação?
A – A linguagem de programação consiste em uma lista de instruções e regras específicas capazes de dar vida à máquinas e programas de computador para que realizem uma série de tarefas para as quais foram programados. Existem diversas linguagens de programação.
O Scratch é uma dessas linguagens capaz de trazer conceitos de informática de alto-nível para seus usuários, pois os comandos presentes nos blocos são praticamente os mesmos que são utilizados em lógica de programação. Com ele, você pode programar objetos, criar histórias e até o seu próprio game.
Acesse aqui e aprenda os conceitos básicos do Scratch neste tutorial.
B – Crie o seu próprio game usando uma linguagem de programação.
Assista ao vídeo “Criando um game com o Scratch” e divirta-se.