Circuito Maker I

Você sabia que as atividades diversificadas referem-se a tudo aquilo que extrapola o livro didático e as práticas presenciais, são importantes aliadas no processo de ensino. Estão relacionadas não apenas com os recursos didáticos que escolhemos, mas também com o método que escolhemos aplicar.  Divirta-se com nossas sugestões!

Educação Infantil

3 anos

Ferramentas: vídeo, software Paint e jogos on-line.

Desafio: O período da educação infantil é umas das épocas em que a criança mais aprende e retém informação. Por essa razão, é nessa idade que as cores se tornam tão importante para o aprendizado. Ao pintar e desenhar a criança está estimulando sua criatividade e a relação com as cores e o mundo. Assista ao vídeo Canção das Cores  e, no programa Editor de Imagem Paint, desenhe as formas geométricas e pinte cada uma delas com cores diferentes. Para enriquecer ainda mais a atividade, brinque no Jogo Cores – Smart Kids  e no Jogo das Cores – Escola Games.

4 anos

Site Educacional Sugerido: BRINCANDO COM ARIÊ

Os sites educacionais foram desenvolvidos para permitir a aprendizagem dos alunos com interatividade. O layout colorido e animado se torna atrativo. O ensino virtual é motivador e suas descobertas proporcionam algumas habilidades importantes.

O site Brincando com Ariê, apresenta um lindo gatinho como personagem principal e possui uma série de jogos educativos para o auxilio na alfabetização. São jogos que possuem conteúdos pedagógicos e atuais para as crianças, e que estimulam o aprendizado. É um ótimo site a ser explorado.

Acesse aqui e divirta-se!

Os jogos estão disponíveis para desktop, tablet e celular.

5 anos

App Sugerido: SILABANDO

Está disponível, gratuitamente, para iOS (Apple Store) e Android (Google Play/Play Store).

“A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura” (LOPES; ABREU; MATTOS, 2010, pp. 10-11). A partir dessa frase, pode-se compreender que a alfabetização nada mais é do que o primeiro contato que a criança tem com as letras, ou seja, com os códigos, os quais ela precisa aprender, a fim de que, em momento posterior possa, enfim, chegar ao letramento, ou seja, à junção dos códigos, o que permite a leitura e a interpretação daquilo que eles efetivamente querem dizer.

O Silabando é um ótimo aplicativo para auxiliar no processo de alfabetização da criança. Ele apresenta de forma ilustrativa silabas maiúsculas, minúsculas e cursivas. Além disso, mostra associações entre silabas e palavras e estimula as associações dos sons silábicos.

Ensino Fundamental I

1º ano

App Sugerido: PEQUENO PANDA (iOS) / PANDA COZINHEIRO (Android) 

 Está disponível, gratuitamente, para iOS (AppleStore) e Android (GooglePlay/Play Store) e  na versão gratuita. 

Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento dos nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.

Pensando nisso, que tal conhecer e participar do preparo de diversos alimentos!?

Neste app, você é o chef de um restaurante, têm três clientes fofinhos, o pequeno Kiki, o Leão e o Ganso, e terá que cozinhar vários alimentos de acordo com as suas preferências.  Um excelente jogo para desenvolver a criatividade, o interesse pela culinária e compreender o que os diferentes animais comem.

Além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades na área culinária, é possível trabalhar a parte de degustação, incentivando a experimentação de alimentos diferentes e introdução de mais opções ao cardápio diário.

Divirta-se e desperte a curiosidade em experimentar novos alimentos na vida real!

2º e 3º ano

Ferramentas: sites e software Editor de Texto.

Acesse os sites selecionados e pesquise informações para realização do desafio.

Brincadeiras revelam como Crianças estão lidando com a pandemia.

Xô, coronavírus: dicas e atividades para a quarentena.

Crianças em casa: 10 atividades para fazer com os pequenos na quarentena.

Desafio: O que fazer na QUARENTENA?

Com a pandemia do coronavírus, surgiu a necessidade do isolamento social para grande parte da população. Uma medida de extrema importância para que o contágio não aumente.   

No início tudo é novidade e as descobertas, boas e ruins, acontecem naturalmente. Estar em casa nunca foi ruim, o problema é não poder sair. É possível organizar algumas rotinas como: participar das aulas on-line; ajudar nas tarefas da casa; assistir filmes; ler livros; conversar com primos, amigos e avós; jogar, etc.  Com o passar do tempo percebemos que falta algo no dia a dia e coisas simples começam a ficar difíces, Mas o que  fazer nestes momentos?

Pensando nisso, utilize sua criatividade e imaginação para elaborar dicas bem legais de atividades para fazer em casa,  no programa Editor de Texto.

Lembre-se. O documento precisará ter:

1 – Título (Escolha uma fonte, mude o tamanho e escolha uma cor de sua preferência)

2 – Liste no minímo 8 dicas. Veja o exemplo. DICA 1. Ler um livro bem legal.

3 – Use as ferramentas fonte, cor, tipo para formatar o seu arquivo.

4 – Registre o seu nome e turma.

4º e 5º ano

Ferramentas: algoritmo, vídeo e animação.

O ensino de programação é importante porque estimula a criatividade, a autonomia e desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas no século XXI. Especialistas em tecnologia e educadores defendem o ensino de programação para crianças como uma maneira de compreender o que está por trás de todas as tecnologias a que temos acesso atualmente.

Vamos praticar?

Desafio:

A) Algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Siga as instruções de um algoritmo para criar um origami. O resultado só será descoberto no final! Pegue uma folha e mãos à obra!

  1. Recorte um quadrado de papel.
  2. Dobre-o na metade, juntando as duas pontas opostas, formando um triângulo.
  3. Dobre-o, novamente, na metade, formando um triângulo menor.
  4. Agora, desfaça as duas dobras feitas até o momento.
  5. Dobre duas pontas opostas do quadrado até o centro dele (as pontas devem encostar em uma das diagonais formadas pelas dobraduras anteriores).
  6. Vire o papel para que essas dobras fiquem viradas para baixo.
  7. Dobre as outras duas pontas que ficaram sobrando, da mesma forma, mas do outro lado do papel.
  8. Pegue as duas pontas contrárias do quadrado (não importa o lado) e dobre-as até o centro dele.
  9. Vire ao contrário, novamente, para que essas últimas dobras fiquem viradas para baixo.
  10. Pegue as duas pontas restantes e dobre-as da mesma forma do passo anterior.
  11. As quatro últimas dobras foram feitas apenas para formar um vinco (marquinha no papel). Então, desfaça a última dobra, coloque o dedo no vão da folha dobrada, (por dentro da dobra, embaixo da marca quadradinha), e arraste o dedo para a direita, levando a ponta para o centro e o quadradinho para a direita. Faça o mesmo com a outra ponta.
  12. Vire a montagem do outro lado, abra a última ponta dobrada desse lado e repita o passo anterior, levando o dedo, desta vez, para a esquerda. Faça o mesmo com a outra ponta desse lado. Seu cata-vento estará pronto!

Agora que terminou a montagem do origami, perceba que, o que você fez aqui foi a mesma coisa que um computador faz. O computador sempre vai ler um algoritmo da forma que lhe é apresentado. Então, caso haja alguma instrução errada ou com duplo sentido, ele vai ler o algoritmo de forma completamente diferente da qual imaginamos. Por isso, é importante que as instruções sejam claras.

B) Crie o seu próprio algoritmo de origami (um avião de papel, por exemplo) e desafie um amigo ou familiar a montá-lo!

C) O Blockly é uma biblioteca que adiciona um editor visual para a criação de aplicações para a web. O aluno constrói o seu código, usando blocos lógicos, para representar partes do código-fonte de um software, como variáveis, loops e expressões lógicas.

Assista ao vídeo “Ensinando a programar com Blockly Games” e aprenda a usar o game.

Clique aqui para utilizar o Blockly!

Ensino Fundamental II e Médio

 6º e 7º ano

Ferramentas: algoritmo, animação e programação

Desafio:

A – TETRIS: Nessa atividade temos um conjunto de figuras geométricas desenhadas sobre uma estrutura quadriculada. Você poderá imprimir a sua folha aqui ou usar uma folha quadriculada que já possua ou desenhar a sua própria. Peça para alguém da sua casa ou um amigo abrir as instruções. Ele deverá instruir você como desenhar a figura, utilizando apenas os seguintes seis comandos:

  • Início: posicionar o lápis no ponto superior esquerdo
  • Direita: movimentar o lápis para a direita
  • Esquerda: movimentar o lápis para a esquerda
  • Baixo: movimentar o lápis para baixo
  • Cima: movimentar o lápis para cima
  • Fim: finalizar o desenho

B – O moinho é uma máquina que aproveita a energia do vento ou da água. Pode ser usado para moer grãos e fazer  farinha, para bombear água ou para produzir energia elétrica. Sua estrutura é formada por várias lâminas que giram quando o vento sopra ou a água passa por elas. No caso dos moinhos de vento, as lâminas ficam no alto de uma torre ou construção e são conectadas a um eixo. Nos moinhos de água, as lâminas ficam presas em torno de uma roda e, esta, fica presa a um eixo. O eixo giratório fornece energia para o mecanismo que faz o trabalho — uma bomba de água ou um moedor de grãos, por exemplo. O eixo também pode fornecer energia para uma máquina chamada gerador, que produz energia elétrica.

Vamos colocar a mão na massa! Que tal experimentar essa sensação de construir seu próprio moinho?  Assista ao vídeo “Como fazer um brinquedo roda d’água em casa”e veja como fazer.

 

 8º e 9º ano

Ferramentas: software Crello (on-line)

Desafio: Atualmente, a recomendação mais eficaz para evitar a transmissão do novo Coronavírus, é ficar em casa. As incertezas sobre a Covid-19, a mudança na rotina e a redução do contato físico e social com outras pessoas podem causar: estresse, ansiedade, depressão, raiva, sobrecarga emocional, insônia e até piora da saúde física. Neste momento, é importante espalhar mensagens positivas e de esperança para ajudar a seguir adiante. Utilize o Editor Gráfico Crello para criar artes com mensagens motivacionais, as quais poderão ser compartilhadas nas redes sociais, nos grupos da família, dos vizinhos, etc.

O Crello é uma ferramenta on-line e gratuita de criação e edição de peças de design. Onde é possível escolher entre os modelos prontos e cria imagens personalizadas, com textos e estilos únicos.

Ensino Médio

Ferramentas: tutorial, video e Software Scratch.

Está disponível, gratuitamente, on-line, para , o computador, iOS(Apple Store) e Android  (Google Play/Play Store).

Desafio: Que tal aproveitar o tempo livre para exercitar uma linguagem de programação?

 A – A linguagem de programação consiste em uma lista de instruções e regras específicas capazes de dar vida à máquinas e programas de computador para que realizem uma série de tarefas para as quais foram programados. Existem diversas linguagens de programação.

O Scratch é uma dessas linguagens capaz de trazer conceitos de informática de alto-nível para seus usuários, pois os comandos presentes nos blocos são praticamente os mesmos que são utilizados em lógica de programação. Com ele, você pode programar objetos, criar histórias e até o seu próprio game.

 Acesse aqui e aprenda os conceitos básicos do Scratch neste tutorial.

B – Crie o seu próprio game usando uma linguagem de programação.

Assista ao vídeo “Criando um game com o Scratch” e divirta-se.