Conhecendo Componentes Eletrônicos

Sumário

CONECTAR

 

A prototipagem é uma técnica utilizada nas aulas de robótica para criar protótipos ou modelos iniciais de um robô com componentes eletrônicos. Durante as aulas, você terá a oportunidade de criar protótipos utilizando o kit de prototipagem eletrônica, que inclui componentes como placas de circuito, leds, jumpers, sensores, motores e outros dispositivos e assim conhecer e experimentar os componentes eletrônicos.

Nas aulas de prototipagem eletrônica será usado um kit especialmente desenvolvido para explorar as diversas possibilidades do universo da eletrônica e programação. Iniciaremos com o básico, abordando alguns conceitos e desenvolvendo projetos práticos, mesmo para aqueles que ainda não têm familiaridade com o assunto. A cada aula, faremos novas descobertas e ao final do projeto, você terá conhecimentos suficientes para criar seu próprio protótipo com tudo que aprendeu.

CONTEMPLAR

O QUE É UM KIT DE PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA?

Como vimos, o kit é composto por componentes eletrônicos e utilizam uma plataforma disponível no mundo todo. O kit surgiu como uma maneira de tornar a eletrônica e a programação de fácil entendimento.

A eletrônica é a ciência que estuda a utilização de circuitos compostos por componentes elétricos e eletrônicos, os circuitos são formados por um conjunto de caminhos (fios) que permitem a passagem da corrente elétrica para ligar um componente elétrico (lâmpada) ou um componente eletrônico (motor), através de um gerador de energia (bateria).

Conheça alguns componentes:

A Placa contém um microcontrolador que funciona como o “cérebro” da placa e é programável para executar os projetos. Além disso, ela possui várias entradas e saídas e pode ser facilmente conectada a um computador por meio de um cabo USB.

A Protoboard é uma placa com furos condutores de conexão que permite a montagem de circuitos elétricos. É especialmente útil para prototipagem e testes de circuitos pequenos ou novas ideias. A protoboard é composta por múltiplos pontos elétricos interligados, possibilitando a conexão elétrica entre os componentes eletrônicos.

Os Jumpers são fios condutores pequenos que podem ser conectados a uma protoboard para estabelecer a conexão entre dois pontos do circuito em projetos eletrônicos.

CONSTRUIR

É HORA DO DESAFIO!

Antes de começarmos a montar o primeiro circuito eletrônico, é importante compreender como ele funciona. Lembrando que um circuito elétrico é um caminho pelo qual a energia elétrica flui, permitindo que um componente elétrico ou eletrônico realize uma determinada função.

Neste projeto, conheceremos novos componentes:

 

LED: é uma lâmpada que possui um baixo consumo de energia elétrica. Devido a essa característica, tornou-se cada vez mais comum em residências e ruas, sendo uma opção econômica e eficiente em termos de custo-benefício.

 

 

Buzzer: é um dispositivo que se assemelha a um pequeno alto-falante e é capaz de produzir tons em frequências específicas. Com isso, é possível reproduzir pequenas músicas ou emitir alarmes sonoros.

Resistor: é um dos componentes elétricos mais comuns utilizados em circuitos eletrônicos, e sua principal função é reduzir a corrente elétrica que flui pelo circuito.

 

Sensor de luminosidade: é amplamente utilizado em postes de iluminação pública nas cidades, permitindo que as luzes sejam automaticamente acionadas ao anoitecer. Além disso, é comum encontrá-lo em lâmpadas de jardim ou de varandas que se acendem automaticamente quando há pouca luz no ambiente, sendo a intensidade da luz ambiente um fator determinante para seu funcionamento.

Diodo laser: ele é um diodo emissor de luz (LED) com uma lente especial que produz um feixe de luz de longo alcance. Isso significa que, ao apontar o LED para uma parede, por exemplo, é possível ficar a uma grande distância da parede e ainda ser capaz de ver o feixe de luz emitido pelo dispositivo.

Potenciômetro: é um componente muito utilizado em controles de volume e intensidade de luzes ou chamas. Sua resistência elétrica pode ser ajustada manualmente girando o componente, permitindo o aumento ou diminuição do valor da resistência elétrica.

 

Motor servo: é um motor onde é possível controlar sua posição. O servo consegue fazer um movimento de rotação de até meia volta, não fica girando como alguns motores.

O motor servo é um tipo de motor que permite o controle preciso da sua posição. Diferente de outros motores, ele pode fazer um movimento de rotação de até meia volta e não continua girando indefinidamente.

Depois de concluir a construção do projeto, é possível programar a placa do kit de prototipagem para funcionar sozinha. Uma vez programada, a placa pode ser utilizada independentemente, sem a necessidade de um computador conectado. O programa é armazenado na memória da placa, e para executá-lo, é suficiente fornecer energia, conectando a placa a um carregador de celular, por exemplo, por meio do cabo USB.

Compartilhe com a turma o
que aconteceu:

•Você já conhecia o kit de
prototipagem eletrônica?

•O que achou dos componentes
eletrônicos que serão utilizados?

CONTINUAR

VAMOS FINALIZAR!

Toda fonte ou gerador de energia é composto por dois lados: o lado positivo, também conhecido como VCC ou 5V, e o lado negativo, conhecido como GND. Esses lados podem ser alimentados por baterias, pilhas, energia elétrica de uma tomada ou até mesmo pela porta USB do computador, sendo essenciais para o funcionamento do circuito.

Vamos acender um LED e testar o
funcionamento da placa do kit
tecnológico.

Passo 1: separe os materiais.
1 Placa do Kit de prototipagem eletrônica
1 LED vermelho 5mm
1 Cabo USB

Passo 2: encaixe o LED vermelho como mostrado na imagem: a “perna” menor do LED no furo do GND e a “perna” maior do LED no furo de número 13.

Passo 3: o professor irá passar a programação para a placa.

Para finalizar, conte como foi sua experiência com o uso do kit pela primeira vez.

Após o uso do material, guarde todos os itens no local indicado.