CONECTAR
No projeto 7, aprendemos que um circuito só funciona se ele for formado por um conjunto de caminhos: os fios. São eles que permitem a passagem da corrente elétrica para ligar um componente elétrico à lâmpada.
É possível incrementar esse circuito inserindo um interruptor. A função dele é ligar ou desligar um circuito elétrico, fazendo a ligação dos pontos de luz. Quando o interruptor é apertado, o botão que libera a energia até a lâmpada é acionado internamente. Quando apertado para o lado oposto, para apagar a luz, bloqueia a passagem de energia.
Esse projeto será o primeiro passo para que você aprenda eletrônica e programação e possa fazer projetos mais complexos.
CONTEMPLAR
A energia elétrica é fundamental para o mundo nos dias de hoje. Afinal, o que seria dos seres humanos se não tivessem acesso à energia elétrica? Não conseguiriam usar equipamentos eletrônicos como o computador, o ar-condicionado, a televisão, a geladeira, o celular, entre tantos outros que usam no dia a dia.
Um dos principais recursos que utilizamos com a energia elétrica é a lâmpada. O LED é uma lâmpada que pode ser fabricada em diversas cores, consome pouca energia e possui baixo custo, por isso está se tornando comum vê-lo em ruas e casas.
Ao ligarmos um LED precisamos prestar atenção à polaridade
(lado positivo “+” e lado negativo “-“). Caso seja ligado de
forma invertida, será “queimado”.
HASTE (PERNA) MAIOR: LADO POSITIVO
HASTE (PERNA) MENOR: LADO NEGATIVO
Assim como o interruptor, o componente botão do kit de prototipagem funciona como um contato que abre e fecha. Quando um botão for apertado, ele faz contato entre um lado e outro do circuito, que é fechado, permitindo que a corrente elétrica vá para dentro da placa, que entende que o botão foi pressionado e permite que o sistema execute uma determinada função ou ação programada.
CONSTRUIR
É HORA DO DESAFIO!
Em equipe, utilize os componentes de prototipagem eletrônica para fazer um interruptor de luz. Parece um projeto simples, mas isso exemplifica a utilização do kit tecnológico para controlar um dispositivo externo. Os conceitos aprendidos com esse exemplo servem para outros dispositivos como ventilador, lâmpadas e motores.
Passo 1: separe os materiais.
Passo 2: Para a montagem do botão na protoboard, é necessário colocar dois terminais do botão acima da cavidade central e os outros dois abaixo. Um dos terminais do botão deve ser conectado ao pino 7 (jumper amarelo) e o outro ao GND (jumper preto). Além disso, é importante lembrar que o pino 13 (jumper azul) do LED é uma saída digital e que o pino do botão é uma entrada digital.
Passo 3: o professor irá passar a programação 1 para a placa.
Compartilhe com a turma os resultados da construção:
•O protótipo do interruptor funcionou?
•Você descobriu por que colocamos um resistor nesse projeto?
CONTINUAR
VAMOS FINALIZAR!
O resistor é um componente elétrico que reduz o fluxo de corrente elétrica em um circuito.
Os resistores possuem valores de resistência diferentes, sendo que quanto maior o valor da resistência, maior será a limitação da corrente elétrica que passa por ele.
Ao utilizar um resistor de 220 ohms, por exemplo, é possível reduzir a corrente elétrica do circuito para os valores suportados pelo LED. A corrente que passa por ele é muito grande e sem o uso de um resistor, o LED queimaria.
Um resistor pode ser ligado em qualquer um dos lados que é conectado (positivo ou negativo).
A unidade Ohm mede a resistência elétrica de um componente, ou seja, o quanto ele dificulta a passagem de corrente elétrica.
Imagine que a eletricidade é como água fluindo por um cano, e o Ohm é a medida que utilizamos para saber o quanto o cano está “apertado”. Assim como um cano pode estar mais ou menos apertado, a resistência elétrica em um circuito pode variar. E a unidade Ohms é utilizada para medir essa resistência elétrica, ou seja, o quanto o circuito dificulta a passagem da corrente elétrica. Então, quando dizemos que um resistor tem 10 Ohms de resistência, significa que ele dificulta a passagem da corrente elétrica em uma certa medida, assim como um cano apertado dificulta o fluxo de água.
a. Monte um novo protótipo conforme a imagem:
b. O professor irá passar a programação 2 para a placa. Observe o que irá acontecer e responda:
Por que o protótipo tem dois botões?
Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes no local indicado.