CONECTAR
As cores são muito interessantes! Elas estão em todo lugar ao nosso redor e nos fazem sentir diferentes emoções. Por exemplo, o vermelho pode nos deixar animados, o azul pode nos acalmar e o amarelo pode nos deixar felizes. Existem muitas cores diferentes, como verde, roxo, laranja e rosa. As cores também nos ajudam a identificar coisas, como frutas maduras ou sinais de trânsito. É como se o mundo fosse um grande arco-íris cheio de diversão e beleza!
CONTEMPLAR
• O que as cores despertam em nós?
• Quais são alguns exemplos de objetos que possuem cores?
• Onde as cores estão presentes?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ela (abelha robô) possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Cores” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Cores. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.
1) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até a lua amarela.
2) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o trem laranja.
3) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o pato amarelo passando pela esponja amarela.
4) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até a maçã verde e volte para a maçã vermelha de costas.
5) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até a bola azul passando pela banana amarela.
6) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o balde vermelho e depois até o pente azul.
7) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até a nuvem azul, passando pelo pente rosa, a esponja amarela e a bola de basquete laranja.
8) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o arco-íris, passando pela maçã vermelha, pela laranja e o diamante azul.
9) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o trem laranja, mas primeiro passe pelo sol e depois pela lua, até chegar ao trem.
10) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e passe com ela somente pelos elementos da cor vermelha.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
CONTINUAR
A abelha robô acertou os desafios propostos?
Quantos desafios ela acertou? E quantos errou?
Qual foi o desafio mais difícil?
BOM TRABALHO!